(Re)Existências Para Escolas Outras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamayo , Carolina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tuchapesk da Silva , Michela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/143
Resumo: O presente artigo, busca trazer vozes que emergem numa escola indígena e não indígena de duas pesquisas em Educação Matemática a partir de lugares marginais, quais sejam: uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, no Brasil e, uma escola pública numa comunidade indígena no Urabá antioquenho da Colômbia. A diversidade de cenários, configuradas em territorialidades diferentes, nos permitiram movimentar junto as teorias de Michel Foucault, Gilles Deleuze e as vozes dos sujeitos dessas pesquisas, discussões desde a escola e suas práticas e táticas de resistências. Deste modo, as vozes de revolta são apresentadas a partir de fragmentos de fala textualizados. Através de uma escrita rizomática, que do lado da informalidade, do inacabado, da deformação, abre e liberta, instiga e nos coloca no jogo do verdadeiro e do falso, abrindo margem para que linhas de fuga apareçam, produzindo outras escolas e escolas outras.
id UFPA-6_c320623322d41ab1dedda3e20c352f87
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/143
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling (Re)Existências Para Escolas Outras ResistênciaRelações de PoderEducação MatemáticaFilosofia da DiferençaO presente artigo, busca trazer vozes que emergem numa escola indígena e não indígena de duas pesquisas em Educação Matemática a partir de lugares marginais, quais sejam: uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, no Brasil e, uma escola pública numa comunidade indígena no Urabá antioquenho da Colômbia. A diversidade de cenários, configuradas em territorialidades diferentes, nos permitiram movimentar junto as teorias de Michel Foucault, Gilles Deleuze e as vozes dos sujeitos dessas pesquisas, discussões desde a escola e suas práticas e táticas de resistências. Deste modo, as vozes de revolta são apresentadas a partir de fragmentos de fala textualizados. Através de uma escrita rizomática, que do lado da informalidade, do inacabado, da deformação, abre e liberta, instiga e nos coloca no jogo do verdadeiro e do falso, abrindo margem para que linhas de fuga apareçam, produzindo outras escolas e escolas outras.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/14310.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p112-128.id224REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 112-1282675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/143/140Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessTamayo , CarolinaTuchapesk da Silva , Michela2022-11-17T22:41:01Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/143Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:01Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)Existências Para Escolas Outras
title (Re)Existências Para Escolas Outras
spellingShingle (Re)Existências Para Escolas Outras
Tamayo , Carolina
Resistência
Relações de Poder
Educação Matemática
Filosofia da Diferença
title_short (Re)Existências Para Escolas Outras
title_full (Re)Existências Para Escolas Outras
title_fullStr (Re)Existências Para Escolas Outras
title_full_unstemmed (Re)Existências Para Escolas Outras
title_sort (Re)Existências Para Escolas Outras
author Tamayo , Carolina
author_facet Tamayo , Carolina
Tuchapesk da Silva , Michela
author_role author
author2 Tuchapesk da Silva , Michela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamayo , Carolina
Tuchapesk da Silva , Michela
dc.subject.por.fl_str_mv Resistência
Relações de Poder
Educação Matemática
Filosofia da Diferença
topic Resistência
Relações de Poder
Educação Matemática
Filosofia da Diferença
description O presente artigo, busca trazer vozes que emergem numa escola indígena e não indígena de duas pesquisas em Educação Matemática a partir de lugares marginais, quais sejam: uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, no Brasil e, uma escola pública numa comunidade indígena no Urabá antioquenho da Colômbia. A diversidade de cenários, configuradas em territorialidades diferentes, nos permitiram movimentar junto as teorias de Michel Foucault, Gilles Deleuze e as vozes dos sujeitos dessas pesquisas, discussões desde a escola e suas práticas e táticas de resistências. Deste modo, as vozes de revolta são apresentadas a partir de fragmentos de fala textualizados. Através de uma escrita rizomática, que do lado da informalidade, do inacabado, da deformação, abre e liberta, instiga e nos coloca no jogo do verdadeiro e do falso, abrindo margem para que linhas de fuga apareçam, produzindo outras escolas e escolas outras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/143
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p112-128.id224
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/143
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p112-128.id224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/143/140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 112-128
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003146919936