Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
DOI: | 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515 |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/515 |
Resumo: | Neste artigo, discuto a possibilidade de exploração pedagógica da historiografia da Matemática no ensino de Matemática via meios digitais, ou seja, um conjunto de meios que podem ser interconectados para representar o desenvolvimento histórico-conceitual da Matemática, vinculando-a a aplicativos digitais. Para argumentar a favor dessa premissa, tomei algumas teorias, experiências e reflexões advindas de ações docentes e pesquisadores acerca dessa temática, considerando que a historiografia da Matemática sempre foi estruturada na forma de escritas ideográficas dinâmicas, constituídas de linguagens que intencionam promover a comunicação humana, e que, a partir da segunda metade do século XX se conformaram como bases epistêmicas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Desse modo, é possível evidenciar movimentos em torno dos suportes manuscrito, tipográfico e holográfico, incorporados aos processos de comunicação humana. |
id |
UFPA-6_c678b668c74417c61aab48081b5d1751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/515 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
spelling |
Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da MatemáticaHistória no ensino da MatemáticaEscrita ideográficaIdeografia dinâmicaHistórias digitais no ensinoNeste artigo, discuto a possibilidade de exploração pedagógica da historiografia da Matemática no ensino de Matemática via meios digitais, ou seja, um conjunto de meios que podem ser interconectados para representar o desenvolvimento histórico-conceitual da Matemática, vinculando-a a aplicativos digitais. Para argumentar a favor dessa premissa, tomei algumas teorias, experiências e reflexões advindas de ações docentes e pesquisadores acerca dessa temática, considerando que a historiografia da Matemática sempre foi estruturada na forma de escritas ideográficas dinâmicas, constituídas de linguagens que intencionam promover a comunicação humana, e que, a partir da segunda metade do século XX se conformaram como bases epistêmicas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Desse modo, é possível evidenciar movimentos em torno dos suportes manuscrito, tipográfico e holográfico, incorporados aos processos de comunicação humana.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/51510.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e20230112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/515/487Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Iran Abreu2023-08-01T09:06:47Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/515Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-08-01T09:06:47Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática |
title |
Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática |
spellingShingle |
Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática Mendes, Iran Abreu História no ensino da Matemática Escrita ideográfica Ideografia dinâmica Histórias digitais no ensino Mendes, Iran Abreu História no ensino da Matemática Escrita ideográfica Ideografia dinâmica Histórias digitais no ensino |
title_short |
Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática |
title_full |
Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática |
title_fullStr |
Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática |
title_full_unstemmed |
Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática |
title_sort |
Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática |
author |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História no ensino da Matemática Escrita ideográfica Ideografia dinâmica Histórias digitais no ensino |
topic |
História no ensino da Matemática Escrita ideográfica Ideografia dinâmica Histórias digitais no ensino |
description |
Neste artigo, discuto a possibilidade de exploração pedagógica da historiografia da Matemática no ensino de Matemática via meios digitais, ou seja, um conjunto de meios que podem ser interconectados para representar o desenvolvimento histórico-conceitual da Matemática, vinculando-a a aplicativos digitais. Para argumentar a favor dessa premissa, tomei algumas teorias, experiências e reflexões advindas de ações docentes e pesquisadores acerca dessa temática, considerando que a historiografia da Matemática sempre foi estruturada na forma de escritas ideográficas dinâmicas, constituídas de linguagens que intencionam promover a comunicação humana, e que, a partir da segunda metade do século XX se conformaram como bases epistêmicas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Desse modo, é possível evidenciar movimentos em torno dos suportes manuscrito, tipográfico e holográfico, incorporados aos processos de comunicação humana. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/515 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/515 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/515/487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e2023011 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1822180336455385088 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515 |