Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/515
Resumo: Neste artigo, discuto a possibilidade de exploração pedagógica da historiografia da Matemática no ensino de Matemática via meios digitais, ou seja, um conjunto de meios que podem ser interconectados para representar o desenvolvimento histórico-conceitual da Matemática, vinculando-a a aplicativos digitais. Para argumentar a favor dessa premissa, tomei algumas teorias, experiências e reflexões advindas de ações docentes e pesquisadores acerca dessa temática, considerando que a historiografia da Matemática sempre foi estruturada na forma de escritas ideográficas dinâmicas, constituídas de linguagens que intencionam promover a comunicação humana, e que, a partir da segunda metade do século XX se conformaram como bases epistêmicas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Desse modo, é possível evidenciar movimentos em torno dos suportes manuscrito, tipográfico e holográfico, incorporados aos processos de comunicação humana.
id UFPA-6_c678b668c74417c61aab48081b5d1751
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/515
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da MatemáticaHistória no ensino da MatemáticaEscrita ideográficaIdeografia dinâmicaHistórias digitais no ensinoNeste artigo, discuto a possibilidade de exploração pedagógica da historiografia da Matemática no ensino de Matemática via meios digitais, ou seja, um conjunto de meios que podem ser interconectados para representar o desenvolvimento histórico-conceitual da Matemática, vinculando-a a aplicativos digitais. Para argumentar a favor dessa premissa, tomei algumas teorias, experiências e reflexões advindas de ações docentes e pesquisadores acerca dessa temática, considerando que a historiografia da Matemática sempre foi estruturada na forma de escritas ideográficas dinâmicas, constituídas de linguagens que intencionam promover a comunicação humana, e que, a partir da segunda metade do século XX se conformaram como bases epistêmicas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Desse modo, é possível evidenciar movimentos em torno dos suportes manuscrito, tipográfico e holográfico, incorporados aos processos de comunicação humana.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/51510.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e20230112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/515/487Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Iran Abreu2023-08-01T09:06:47Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/515Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-08-01T09:06:47Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática
title Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática
spellingShingle Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática
Mendes, Iran Abreu
História no ensino da Matemática
Escrita ideográfica
Ideografia dinâmica
Histórias digitais no ensino
title_short Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática
title_full Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática
title_fullStr Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática
title_full_unstemmed Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática
title_sort Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv História no ensino da Matemática
Escrita ideográfica
Ideografia dinâmica
Histórias digitais no ensino
topic História no ensino da Matemática
Escrita ideográfica
Ideografia dinâmica
Histórias digitais no ensino
description Neste artigo, discuto a possibilidade de exploração pedagógica da historiografia da Matemática no ensino de Matemática via meios digitais, ou seja, um conjunto de meios que podem ser interconectados para representar o desenvolvimento histórico-conceitual da Matemática, vinculando-a a aplicativos digitais. Para argumentar a favor dessa premissa, tomei algumas teorias, experiências e reflexões advindas de ações docentes e pesquisadores acerca dessa temática, considerando que a historiografia da Matemática sempre foi estruturada na forma de escritas ideográficas dinâmicas, constituídas de linguagens que intencionam promover a comunicação humana, e que, a partir da segunda metade do século XX se conformaram como bases epistêmicas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Desse modo, é possível evidenciar movimentos em torno dos suportes manuscrito, tipográfico e holográfico, incorporados aos processos de comunicação humana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/515
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/515
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/515/487
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e2023011
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002208444416