Pesquisa e Ensino da Ciência através da Transdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves-Maia, Raquel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/3
Resumo: Reafirmam-se os princípios da Transdisciplinaridade estabelecidos na “Carta de Transdisciplinaridade”. Citam-se obras de Hoffmann, Lavoisier, Bernal, Jeans e Leonardo da Vinci que privilegiam a integração do conhecimento, o diálogo entre Ciências, Artes e Humanidades. Reflete-se sobre a classificação e mapeamento científico, assim como sobre e os efeitos da compartimentação e especialização da ciência. Analisa-se o conceito de fronteira disciplinar e o uso de mapas da ciência. Utiliza-se a Química e áreas afins como exemplo da evolução do conhecimento. Insere-se a pesquisa e o ensino, o pesquisador e o professor, no âmbito transdisciplinar. Propõe-se a utilização da biografia no ensino e divulgação científica.
id UFPA-6_c70da4e0ff76f08d2c59f3ccc241883d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/3
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa e Ensino da Ciência através da TransdisciplinaridadetransdisciplinaridadeciênciapesquisaensinobiografiaReafirmam-se os princípios da Transdisciplinaridade estabelecidos na “Carta de Transdisciplinaridade”. Citam-se obras de Hoffmann, Lavoisier, Bernal, Jeans e Leonardo da Vinci que privilegiam a integração do conhecimento, o diálogo entre Ciências, Artes e Humanidades. Reflete-se sobre a classificação e mapeamento científico, assim como sobre e os efeitos da compartimentação e especialização da ciência. Analisa-se o conceito de fronteira disciplinar e o uso de mapas da ciência. Utiliza-se a Química e áreas afins como exemplo da evolução do conhecimento. Insere-se a pesquisa e o ensino, o pesquisador e o professor, no âmbito transdisciplinar. Propõe-se a utilização da biografia no ensino e divulgação científica.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p20-34.id505REMATEC; v. 17 n. 40 (2022); 20-342675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/3/4Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves-Maia, Raquel2022-11-17T19:50:59Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/3Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T19:50:59Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e Ensino da Ciência através da Transdisciplinaridade
title Pesquisa e Ensino da Ciência através da Transdisciplinaridade
spellingShingle Pesquisa e Ensino da Ciência através da Transdisciplinaridade
Gonçalves-Maia, Raquel
transdisciplinaridade
ciência
pesquisa
ensino
biografia
title_short Pesquisa e Ensino da Ciência através da Transdisciplinaridade
title_full Pesquisa e Ensino da Ciência através da Transdisciplinaridade
title_fullStr Pesquisa e Ensino da Ciência através da Transdisciplinaridade
title_full_unstemmed Pesquisa e Ensino da Ciência através da Transdisciplinaridade
title_sort Pesquisa e Ensino da Ciência através da Transdisciplinaridade
author Gonçalves-Maia, Raquel
author_facet Gonçalves-Maia, Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves-Maia, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv transdisciplinaridade
ciência
pesquisa
ensino
biografia
topic transdisciplinaridade
ciência
pesquisa
ensino
biografia
description Reafirmam-se os princípios da Transdisciplinaridade estabelecidos na “Carta de Transdisciplinaridade”. Citam-se obras de Hoffmann, Lavoisier, Bernal, Jeans e Leonardo da Vinci que privilegiam a integração do conhecimento, o diálogo entre Ciências, Artes e Humanidades. Reflete-se sobre a classificação e mapeamento científico, assim como sobre e os efeitos da compartimentação e especialização da ciência. Analisa-se o conceito de fronteira disciplinar e o uso de mapas da ciência. Utiliza-se a Química e áreas afins como exemplo da evolução do conhecimento. Insere-se a pesquisa e o ensino, o pesquisador e o professor, no âmbito transdisciplinar. Propõe-se a utilização da biografia no ensino e divulgação científica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/3
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p20-34.id505
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/3
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p20-34.id505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/3/4
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 17 n. 40 (2022); 20-34
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002670866432