Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Almeida, Marcio Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/590
Resumo: O termo pensamento computacional (PC) traz uma nova abordagem na área da ciência cognitiva com a premissa de que a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação básica desenvolve uma habilidade de abstração diferente, que ajuda as crianças na resolução de problemas em todas as áreas da vida, não apenas no uso de computadores ou para futuros cientistas da computação. A educação em inteligência artificial (IA) requer cultivar o PC dos alunos no currículo escolar, de modo a transferir suas habilidades a problemas autênticos. Tem-se como proposta desenvolver habilidades do Pensamento Computacional, por meio de atividades com os comandos do GeoGebra. A opção foi por uma metodologia qualitativa na qual surgiram relatos das experiências, nas diferentes etapas previstas e relacionadas com a formação de professores de Matemática. Espera-se que a proposta tenha reflexos positivos na prática docente, considerando as habilidades do PC e sua relação com a IA.
id UFPA-6_c9d321c614e70163012daa35c8fa96aa
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/590
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da GeometriaEducação matemáticaPensamento computacionalInteligência artificialGeoGebraO termo pensamento computacional (PC) traz uma nova abordagem na área da ciência cognitiva com a premissa de que a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação básica desenvolve uma habilidade de abstração diferente, que ajuda as crianças na resolução de problemas em todas as áreas da vida, não apenas no uso de computadores ou para futuros cientistas da computação. A educação em inteligência artificial (IA) requer cultivar o PC dos alunos no currículo escolar, de modo a transferir suas habilidades a problemas autênticos. Tem-se como proposta desenvolver habilidades do Pensamento Computacional, por meio de atividades com os comandos do GeoGebra. A opção foi por uma metodologia qualitativa na qual surgiram relatos das experiências, nas diferentes etapas previstas e relacionadas com a formação de professores de Matemática. Espera-se que a proposta tenha reflexos positivos na prática docente, considerando as habilidades do PC e sua relação com a IA.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/59010.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024003.id590REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e20240032675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/590/538Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbar, Celina Aparecida Almeida PereiraAlmeida, Marcio Vieira de2024-02-09T22:35:31Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/590Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-02-09T22:35:31Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria
title Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria
spellingShingle Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Educação matemática
Pensamento computacional
Inteligência artificial
GeoGebra
title_short Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria
title_full Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria
title_fullStr Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria
title_full_unstemmed Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria
title_sort Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria
author Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
author_facet Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Almeida, Marcio Vieira de
author_role author
author2 Almeida, Marcio Vieira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Almeida, Marcio Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Pensamento computacional
Inteligência artificial
GeoGebra
topic Educação matemática
Pensamento computacional
Inteligência artificial
GeoGebra
description O termo pensamento computacional (PC) traz uma nova abordagem na área da ciência cognitiva com a premissa de que a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação básica desenvolve uma habilidade de abstração diferente, que ajuda as crianças na resolução de problemas em todas as áreas da vida, não apenas no uso de computadores ou para futuros cientistas da computação. A educação em inteligência artificial (IA) requer cultivar o PC dos alunos no currículo escolar, de modo a transferir suas habilidades a problemas autênticos. Tem-se como proposta desenvolver habilidades do Pensamento Computacional, por meio de atividades com os comandos do GeoGebra. A opção foi por uma metodologia qualitativa na qual surgiram relatos das experiências, nas diferentes etapas previstas e relacionadas com a formação de professores de Matemática. Espera-se que a proposta tenha reflexos positivos na prática docente, considerando as habilidades do PC e sua relação com a IA.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/590
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024003.id590
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/590
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024003.id590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/590/538
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e2024003
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002267164672