Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/187 |
Resumo: | Este artigo relata parte de uma pesquisa concluída de Mestrado, que visou observar a prática pedagógica num contexto de interação e teve como escopo a questão – Como é o envolvimento e como atua um grupo de professores de matemática nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio em um projeto de Feiras de Matemática? Tal pesquisa teve como objetivo geral investigar como esse grupo se envolve no projeto de Feiras de Matemática, bem como discutir o modo como atuam em sua prática docente. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida utilizando-se de observações, questionários e entrevistas com o grupo de professores que, juntamente com seus alunos, realizaram as Feiras nas suas respectivas escolas das redes municipal e estadual da cidade de Juiz de Fora (MG). O instrumento de análise e interpretação dos dados aconteceu a partir do processo da Pesquisa-ação, numa abordagem da pesquisa qualitativa, acompanhando toda a realização das Feiras como pesquisadora e professora. Após a análise dos dados verificamos que os professores produziram não só um significado em realizar a Feira, mas também o efeito positivo de suas atividades nas aulas de matemática. Temos indícios de que os professores que se propuseram a realizar as Feiras envolveram-se e interagiram com os alunos, demonstrando-se motivados e dispostos na construção conjunta dos trabalhos em sala de aula. |
id |
UFPA-6_cd66e49972f4a8a895e5c732f1e67c69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/187 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática DocenteFeiras de MatemáticaPrática DocenteEnsino/AprendizagemEducação MatemáticaEste artigo relata parte de uma pesquisa concluída de Mestrado, que visou observar a prática pedagógica num contexto de interação e teve como escopo a questão – Como é o envolvimento e como atua um grupo de professores de matemática nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio em um projeto de Feiras de Matemática? Tal pesquisa teve como objetivo geral investigar como esse grupo se envolve no projeto de Feiras de Matemática, bem como discutir o modo como atuam em sua prática docente. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida utilizando-se de observações, questionários e entrevistas com o grupo de professores que, juntamente com seus alunos, realizaram as Feiras nas suas respectivas escolas das redes municipal e estadual da cidade de Juiz de Fora (MG). O instrumento de análise e interpretação dos dados aconteceu a partir do processo da Pesquisa-ação, numa abordagem da pesquisa qualitativa, acompanhando toda a realização das Feiras como pesquisadora e professora. Após a análise dos dados verificamos que os professores produziram não só um significado em realizar a Feira, mas também o efeito positivo de suas atividades nas aulas de matemática. Temos indícios de que os professores que se propuseram a realizar as Feiras envolveram-se e interagiram com os alunos, demonstrando-se motivados e dispostos na construção conjunta dos trabalhos em sala de aula.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/18710.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id177REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/187/186Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota de Assunção, EdjaneAntônio Escher, Marco2022-10-02T19:08:15Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/187Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T19:08:15Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente |
title |
Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente |
spellingShingle |
Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente Mota de Assunção, Edjane Feiras de Matemática Prática Docente Ensino/Aprendizagem Educação Matemática |
title_short |
Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente |
title_full |
Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente |
title_fullStr |
Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente |
title_full_unstemmed |
Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente |
title_sort |
Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente |
author |
Mota de Assunção, Edjane |
author_facet |
Mota de Assunção, Edjane Antônio Escher, Marco |
author_role |
author |
author2 |
Antônio Escher, Marco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota de Assunção, Edjane Antônio Escher, Marco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feiras de Matemática Prática Docente Ensino/Aprendizagem Educação Matemática |
topic |
Feiras de Matemática Prática Docente Ensino/Aprendizagem Educação Matemática |
description |
Este artigo relata parte de uma pesquisa concluída de Mestrado, que visou observar a prática pedagógica num contexto de interação e teve como escopo a questão – Como é o envolvimento e como atua um grupo de professores de matemática nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio em um projeto de Feiras de Matemática? Tal pesquisa teve como objetivo geral investigar como esse grupo se envolve no projeto de Feiras de Matemática, bem como discutir o modo como atuam em sua prática docente. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida utilizando-se de observações, questionários e entrevistas com o grupo de professores que, juntamente com seus alunos, realizaram as Feiras nas suas respectivas escolas das redes municipal e estadual da cidade de Juiz de Fora (MG). O instrumento de análise e interpretação dos dados aconteceu a partir do processo da Pesquisa-ação, numa abordagem da pesquisa qualitativa, acompanhando toda a realização das Feiras como pesquisadora e professora. Após a análise dos dados verificamos que os professores produziram não só um significado em realizar a Feira, mas também o efeito positivo de suas atividades nas aulas de matemática. Temos indícios de que os professores que se propuseram a realizar as Feiras envolveram-se e interagiram com os alunos, demonstrando-se motivados e dispostos na construção conjunta dos trabalhos em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/187 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id177 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/187 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/187/186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 30 (2019) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003209834496 |