Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota de Assunção, Edjane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Antônio Escher, Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/187
Resumo: Este artigo relata parte de uma pesquisa concluída de Mestrado, que visou observar a prática pedagógica num contexto de interação e teve como escopo a questão – Como é o envolvimento e como atua um grupo de professores de matemática nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio em um projeto de Feiras de Matemática? Tal pesquisa teve como objetivo geral investigar como esse grupo se envolve no projeto de Feiras de Matemática, bem como discutir o modo como atuam em sua prática docente. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida utilizando-se de observações, questionários e entrevistas com o grupo de professores que, juntamente com seus alunos, realizaram as Feiras nas suas respectivas escolas das redes municipal e estadual da cidade de Juiz de Fora (MG). O instrumento de análise e interpretação dos dados aconteceu a partir do processo da Pesquisa-ação, numa abordagem da pesquisa qualitativa, acompanhando toda a realização das Feiras como pesquisadora e professora. Após a análise dos dados verificamos que os professores produziram não só um significado em realizar a Feira, mas também o efeito positivo de suas atividades nas aulas de matemática. Temos indícios de que os professores que se propuseram a realizar as Feiras envolveram-se e interagiram com os alunos, demonstrando-se motivados e dispostos na construção conjunta dos trabalhos em sala de aula.
id UFPA-6_cd66e49972f4a8a895e5c732f1e67c69
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/187
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática DocenteFeiras de MatemáticaPrática DocenteEnsino/AprendizagemEducação MatemáticaEste artigo relata parte de uma pesquisa concluída de Mestrado, que visou observar a prática pedagógica num contexto de interação e teve como escopo a questão – Como é o envolvimento e como atua um grupo de professores de matemática nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio em um projeto de Feiras de Matemática? Tal pesquisa teve como objetivo geral investigar como esse grupo se envolve no projeto de Feiras de Matemática, bem como discutir o modo como atuam em sua prática docente. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida utilizando-se de observações, questionários e entrevistas com o grupo de professores que, juntamente com seus alunos, realizaram as Feiras nas suas respectivas escolas das redes municipal e estadual da cidade de Juiz de Fora (MG). O instrumento de análise e interpretação dos dados aconteceu a partir do processo da Pesquisa-ação, numa abordagem da pesquisa qualitativa, acompanhando toda a realização das Feiras como pesquisadora e professora. Após a análise dos dados verificamos que os professores produziram não só um significado em realizar a Feira, mas também o efeito positivo de suas atividades nas aulas de matemática. Temos indícios de que os professores que se propuseram a realizar as Feiras envolveram-se e interagiram com os alunos, demonstrando-se motivados e dispostos na construção conjunta dos trabalhos em sala de aula.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/18710.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id177REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/187/186Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota de Assunção, EdjaneAntônio Escher, Marco2022-10-02T19:08:15Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/187Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T19:08:15Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente
title Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente
spellingShingle Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente
Mota de Assunção, Edjane
Feiras de Matemática
Prática Docente
Ensino/Aprendizagem
Educação Matemática
title_short Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente
title_full Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente
title_fullStr Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente
title_full_unstemmed Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente
title_sort Feiras de Matemática no Contexto de Interações: Intervenções que contribuem para a Prática Docente
author Mota de Assunção, Edjane
author_facet Mota de Assunção, Edjane
Antônio Escher, Marco
author_role author
author2 Antônio Escher, Marco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota de Assunção, Edjane
Antônio Escher, Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Feiras de Matemática
Prática Docente
Ensino/Aprendizagem
Educação Matemática
topic Feiras de Matemática
Prática Docente
Ensino/Aprendizagem
Educação Matemática
description Este artigo relata parte de uma pesquisa concluída de Mestrado, que visou observar a prática pedagógica num contexto de interação e teve como escopo a questão – Como é o envolvimento e como atua um grupo de professores de matemática nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio em um projeto de Feiras de Matemática? Tal pesquisa teve como objetivo geral investigar como esse grupo se envolve no projeto de Feiras de Matemática, bem como discutir o modo como atuam em sua prática docente. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida utilizando-se de observações, questionários e entrevistas com o grupo de professores que, juntamente com seus alunos, realizaram as Feiras nas suas respectivas escolas das redes municipal e estadual da cidade de Juiz de Fora (MG). O instrumento de análise e interpretação dos dados aconteceu a partir do processo da Pesquisa-ação, numa abordagem da pesquisa qualitativa, acompanhando toda a realização das Feiras como pesquisadora e professora. Após a análise dos dados verificamos que os professores produziram não só um significado em realizar a Feira, mas também o efeito positivo de suas atividades nas aulas de matemática. Temos indícios de que os professores que se propuseram a realizar as Feiras envolveram-se e interagiram com os alunos, demonstrando-se motivados e dispostos na construção conjunta dos trabalhos em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/187
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id177
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/187
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/187/186
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003209834496