Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairral, Marcelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/480
Resumo: O desenvolvimento humano e a geração de tecnologias caminham conjuntamente. A matemática que se produz e se ensina ao longo da história é para manter viva a cultura e para impulsionar novas criações culturais, socioambientais, científicas e tecnológicas. Neste artigo, a partir de quatro pressupostos, elencam-se seis desafios na articulação entre conhecimentos históricos e tecnologias digitais que podem instigar políticas educacionais para a formação inicial e continuada de professores, em particular, de matemática.
id UFPA-6_ce38add0813888814d52b4f217dd5d68
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/480
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovaçãoIntegração curricularHistóriaTecnologiaCogniçãoEpistemologiaO desenvolvimento humano e a geração de tecnologias caminham conjuntamente. A matemática que se produz e se ensina ao longo da história é para manter viva a cultura e para impulsionar novas criações culturais, socioambientais, científicas e tecnológicas. Neste artigo, a partir de quatro pressupostos, elencam-se seis desafios na articulação entre conhecimentos históricos e tecnologias digitais que podem instigar políticas educacionais para a formação inicial e continuada de professores, em particular, de matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023007.id480REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e20230072675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/480/484Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBairral, Marcelo2023-08-01T14:42:53Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/480Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-08-01T14:42:53Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação
title Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação
spellingShingle Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação
Bairral, Marcelo
Integração curricular
História
Tecnologia
Cognição
Epistemologia
title_short Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação
title_full Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação
title_fullStr Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação
title_full_unstemmed Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação
title_sort Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação
author Bairral, Marcelo
author_facet Bairral, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairral, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Integração curricular
História
Tecnologia
Cognição
Epistemologia
topic Integração curricular
História
Tecnologia
Cognição
Epistemologia
description O desenvolvimento humano e a geração de tecnologias caminham conjuntamente. A matemática que se produz e se ensina ao longo da história é para manter viva a cultura e para impulsionar novas criações culturais, socioambientais, científicas e tecnológicas. Neste artigo, a partir de quatro pressupostos, elencam-se seis desafios na articulação entre conhecimentos históricos e tecnologias digitais que podem instigar políticas educacionais para a formação inicial e continuada de professores, em particular, de matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/480
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023007.id480
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/480
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023007.id480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/480/484
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e2023007
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002170695680