Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/480 |
Resumo: | O desenvolvimento humano e a geração de tecnologias caminham conjuntamente. A matemática que se produz e se ensina ao longo da história é para manter viva a cultura e para impulsionar novas criações culturais, socioambientais, científicas e tecnológicas. Neste artigo, a partir de quatro pressupostos, elencam-se seis desafios na articulação entre conhecimentos históricos e tecnologias digitais que podem instigar políticas educacionais para a formação inicial e continuada de professores, em particular, de matemática. |
id |
UFPA-6_ce38add0813888814d52b4f217dd5d68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/480 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovaçãoIntegração curricularHistóriaTecnologiaCogniçãoEpistemologiaO desenvolvimento humano e a geração de tecnologias caminham conjuntamente. A matemática que se produz e se ensina ao longo da história é para manter viva a cultura e para impulsionar novas criações culturais, socioambientais, científicas e tecnológicas. Neste artigo, a partir de quatro pressupostos, elencam-se seis desafios na articulação entre conhecimentos históricos e tecnologias digitais que podem instigar políticas educacionais para a formação inicial e continuada de professores, em particular, de matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023007.id480REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e20230072675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/480/484Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBairral, Marcelo2023-08-01T14:42:53Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/480Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-08-01T14:42:53Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação |
title |
Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação |
spellingShingle |
Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação Bairral, Marcelo Integração curricular História Tecnologia Cognição Epistemologia |
title_short |
Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação |
title_full |
Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação |
title_fullStr |
Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação |
title_sort |
Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação |
author |
Bairral, Marcelo |
author_facet |
Bairral, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bairral, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração curricular História Tecnologia Cognição Epistemologia |
topic |
Integração curricular História Tecnologia Cognição Epistemologia |
description |
O desenvolvimento humano e a geração de tecnologias caminham conjuntamente. A matemática que se produz e se ensina ao longo da história é para manter viva a cultura e para impulsionar novas criações culturais, socioambientais, científicas e tecnológicas. Neste artigo, a partir de quatro pressupostos, elencam-se seis desafios na articulação entre conhecimentos históricos e tecnologias digitais que podem instigar políticas educacionais para a formação inicial e continuada de professores, em particular, de matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/480 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023007.id480 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/480 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023007.id480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/480/484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e2023007 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002170695680 |