Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/160 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa que originou este artigo foi de analisar as produções de história da geometria analítica nos livros de minicursos oferecidos nos Seminários Nacionais de História da Matemática (SNHM), entre os anos de 2001-2017, a fim de sugerir como essas produções podem servir de apoio conceitual e didático ao professores nas aulas de matemática para o ensino médio e ou superior. Durante a pesquisa investigamos os 101 livros de minicursos publicados, onde foi identificadas propostas para subsidiar o ensino de matemática, a formação inicial e continuada de professores de matemática todos os níveis de ensino, assim os potenciais dessas produções para estabelecer relações entre conteúdos e métodos de ensino, para o uso em sala de aula. A pesquisa realizada centrou-se inicialmente no levantamento, classificação, e catalogação dos 101 livros identificados. Em todos os livros procuro identificar as seguintes dimensões temáticas das pesquisas em História da Matemática: História e Epistemologia da Matemática (HEpM), História da Educação Matemática (HEdM) e História para o Ensino de Matemática (HEnM), para analisar as produções centradas na temática de história da geometria analítica. Os resultados obtidos indicam que seis pesquisas apresentam seja implicitamente ou explicitamente potenciais para o ensino de geometria analítica de acordo com objetivo proposto para investigação. |
id |
UFPA-6_d3c54c5168409fc3627faa9bd3a84eb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/160 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O EnsinoHistória da MatemáticaHistória da GeometriaEnsino de geometria analíticaO objetivo da pesquisa que originou este artigo foi de analisar as produções de história da geometria analítica nos livros de minicursos oferecidos nos Seminários Nacionais de História da Matemática (SNHM), entre os anos de 2001-2017, a fim de sugerir como essas produções podem servir de apoio conceitual e didático ao professores nas aulas de matemática para o ensino médio e ou superior. Durante a pesquisa investigamos os 101 livros de minicursos publicados, onde foi identificadas propostas para subsidiar o ensino de matemática, a formação inicial e continuada de professores de matemática todos os níveis de ensino, assim os potenciais dessas produções para estabelecer relações entre conteúdos e métodos de ensino, para o uso em sala de aula. A pesquisa realizada centrou-se inicialmente no levantamento, classificação, e catalogação dos 101 livros identificados. Em todos os livros procuro identificar as seguintes dimensões temáticas das pesquisas em História da Matemática: História e Epistemologia da Matemática (HEpM), História da Educação Matemática (HEdM) e História para o Ensino de Matemática (HEnM), para analisar as produções centradas na temática de história da geometria analítica. Os resultados obtidos indicam que seis pesquisas apresentam seja implicitamente ou explicitamente potenciais para o ensino de geometria analítica de acordo com objetivo proposto para investigação.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/16010.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 177-1922675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/160/159Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Marques, Rubens Matheus dos2022-11-17T22:43:44Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/160Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:43:44Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino |
title |
Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino |
spellingShingle |
Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino Santos Marques, Rubens Matheus dos História da Matemática História da Geometria Ensino de geometria analítica |
title_short |
Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino |
title_full |
Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino |
title_fullStr |
Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino |
title_full_unstemmed |
Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino |
title_sort |
Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino |
author |
Santos Marques, Rubens Matheus dos |
author_facet |
Santos Marques, Rubens Matheus dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Marques, Rubens Matheus dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática História da Geometria Ensino de geometria analítica |
topic |
História da Matemática História da Geometria Ensino de geometria analítica |
description |
O objetivo da pesquisa que originou este artigo foi de analisar as produções de história da geometria analítica nos livros de minicursos oferecidos nos Seminários Nacionais de História da Matemática (SNHM), entre os anos de 2001-2017, a fim de sugerir como essas produções podem servir de apoio conceitual e didático ao professores nas aulas de matemática para o ensino médio e ou superior. Durante a pesquisa investigamos os 101 livros de minicursos publicados, onde foi identificadas propostas para subsidiar o ensino de matemática, a formação inicial e continuada de professores de matemática todos os níveis de ensino, assim os potenciais dessas produções para estabelecer relações entre conteúdos e métodos de ensino, para o uso em sala de aula. A pesquisa realizada centrou-se inicialmente no levantamento, classificação, e catalogação dos 101 livros identificados. Em todos os livros procuro identificar as seguintes dimensões temáticas das pesquisas em História da Matemática: História e Epistemologia da Matemática (HEpM), História da Educação Matemática (HEdM) e História para o Ensino de Matemática (HEnM), para analisar as produções centradas na temática de história da geometria analítica. Os resultados obtidos indicam que seis pesquisas apresentam seja implicitamente ou explicitamente potenciais para o ensino de geometria analítica de acordo com objetivo proposto para investigação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/160 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/160 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/160/159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 177-192 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003173134336 |