Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Marques, Rubens Matheus dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/160
Resumo: O objetivo da pesquisa que originou este artigo foi de analisar as produções de história da geometria analítica nos livros de minicursos oferecidos nos Seminários Nacionais de História da Matemática (SNHM), entre os anos de 2001-2017, a fim de sugerir como essas produções podem servir de apoio conceitual e didático ao professores nas aulas de matemática para o ensino médio e ou superior. Durante a pesquisa investigamos os 101 livros de minicursos publicados, onde foi identificadas propostas para subsidiar o ensino de matemática, a formação inicial e continuada de professores de matemática todos os níveis de ensino, assim os potenciais dessas produções para estabelecer relações entre conteúdos e métodos de ensino, para o uso em sala de aula. A pesquisa realizada centrou-se inicialmente no levantamento, classificação, e catalogação dos 101 livros identificados. Em todos os livros procuro identificar as seguintes dimensões temáticas das pesquisas em História da Matemática: História e Epistemologia da Matemática (HEpM), História da Educação Matemática (HEdM) e História para o Ensino de Matemática (HEnM), para analisar as produções centradas na temática de história da geometria analítica. Os resultados obtidos indicam que seis pesquisas apresentam seja implicitamente ou explicitamente potenciais para o ensino de geometria analítica de acordo com objetivo proposto para investigação.
id UFPA-6_d3c54c5168409fc3627faa9bd3a84eb1
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/160
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O EnsinoHistória da MatemáticaHistória da GeometriaEnsino de geometria analíticaO objetivo da pesquisa que originou este artigo foi de analisar as produções de história da geometria analítica nos livros de minicursos oferecidos nos Seminários Nacionais de História da Matemática (SNHM), entre os anos de 2001-2017, a fim de sugerir como essas produções podem servir de apoio conceitual e didático ao professores nas aulas de matemática para o ensino médio e ou superior. Durante a pesquisa investigamos os 101 livros de minicursos publicados, onde foi identificadas propostas para subsidiar o ensino de matemática, a formação inicial e continuada de professores de matemática todos os níveis de ensino, assim os potenciais dessas produções para estabelecer relações entre conteúdos e métodos de ensino, para o uso em sala de aula. A pesquisa realizada centrou-se inicialmente no levantamento, classificação, e catalogação dos 101 livros identificados. Em todos os livros procuro identificar as seguintes dimensões temáticas das pesquisas em História da Matemática: História e Epistemologia da Matemática (HEpM), História da Educação Matemática (HEdM) e História para o Ensino de Matemática (HEnM), para analisar as produções centradas na temática de história da geometria analítica. Os resultados obtidos indicam que seis pesquisas apresentam seja implicitamente ou explicitamente potenciais para o ensino de geometria analítica de acordo com objetivo proposto para investigação.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/16010.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 177-1922675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/160/159Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Marques, Rubens Matheus dos2022-11-17T22:43:44Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/160Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:43:44Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino
title Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino
spellingShingle Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino
Santos Marques, Rubens Matheus dos
História da Matemática
História da Geometria
Ensino de geometria analítica
title_short Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino
title_full Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino
title_fullStr Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino
title_full_unstemmed Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino
title_sort Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino
author Santos Marques, Rubens Matheus dos
author_facet Santos Marques, Rubens Matheus dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Marques, Rubens Matheus dos
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
História da Geometria
Ensino de geometria analítica
topic História da Matemática
História da Geometria
Ensino de geometria analítica
description O objetivo da pesquisa que originou este artigo foi de analisar as produções de história da geometria analítica nos livros de minicursos oferecidos nos Seminários Nacionais de História da Matemática (SNHM), entre os anos de 2001-2017, a fim de sugerir como essas produções podem servir de apoio conceitual e didático ao professores nas aulas de matemática para o ensino médio e ou superior. Durante a pesquisa investigamos os 101 livros de minicursos publicados, onde foi identificadas propostas para subsidiar o ensino de matemática, a formação inicial e continuada de professores de matemática todos os níveis de ensino, assim os potenciais dessas produções para estabelecer relações entre conteúdos e métodos de ensino, para o uso em sala de aula. A pesquisa realizada centrou-se inicialmente no levantamento, classificação, e catalogação dos 101 livros identificados. Em todos os livros procuro identificar as seguintes dimensões temáticas das pesquisas em História da Matemática: História e Epistemologia da Matemática (HEpM), História da Educação Matemática (HEdM) e História para o Ensino de Matemática (HEnM), para analisar as produções centradas na temática de história da geometria analítica. Os resultados obtidos indicam que seis pesquisas apresentam seja implicitamente ou explicitamente potenciais para o ensino de geometria analítica de acordo com objetivo proposto para investigação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/160
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/160
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/160/159
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 177-192
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003173134336