Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu da Silveira, Marisa Rosâni
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vilhena da Silva, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/180
Resumo: Recentemente, os estudos sobre a linguagem e suas influências no ensino e no aprendizado da Matemática têm ganhado destaque entre os pesquisadores da Educação Matemática, como se pode ver pela publicação de livros, Teses e Dissertações, bem como artigos em periódicos científicos com essa temática. As abordagens são variadas, como escrita e leitura nas aulas de Matemática, comunicação entre professor e alunos, a linguagem na resolução de problemas, entre outros. Em particular, pesquisas que utilizam a filosofia da Linguagem de L. Wittgenstein para pensar a Educação e discutir seus métodos têm crescido, como os estudos multiculturais, as pesquisas sobre tradução, as investigações sobre o aprendizado da Matemática e muito mais. É neste sentido que este número da Revista de Matemática, Ensino e Cultura[1], como o tema Linguagem Matemática na Educação, apresenta aos leitores quinze (15) artigos oriundos de pesquisas científicas, que abordam tal temática, em sua grande maioria, fundamentados nos escritos do filósofo austríaco. Em suas pesquisas, os autores apontam para diferentes maneiras de perceber facetas do uso e ênfase na linguagem e seus problemas de compreensão das questões pesquisadas.  
id UFPA-6_ea0dcf437bb852b9fb7ee1b8712e1647
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/180
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling EditorialRecentemente, os estudos sobre a linguagem e suas influências no ensino e no aprendizado da Matemática têm ganhado destaque entre os pesquisadores da Educação Matemática, como se pode ver pela publicação de livros, Teses e Dissertações, bem como artigos em periódicos científicos com essa temática. As abordagens são variadas, como escrita e leitura nas aulas de Matemática, comunicação entre professor e alunos, a linguagem na resolução de problemas, entre outros. Em particular, pesquisas que utilizam a filosofia da Linguagem de L. Wittgenstein para pensar a Educação e discutir seus métodos têm crescido, como os estudos multiculturais, as pesquisas sobre tradução, as investigações sobre o aprendizado da Matemática e muito mais. É neste sentido que este número da Revista de Matemática, Ensino e Cultura[1], como o tema Linguagem Matemática na Educação, apresenta aos leitores quinze (15) artigos oriundos de pesquisas científicas, que abordam tal temática, em sua grande maioria, fundamentados nos escritos do filósofo austríaco. Em suas pesquisas, os autores apontam para diferentes maneiras de perceber facetas do uso e ênfase na linguagem e seus problemas de compreensão das questões pesquisadas.  Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/18010.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p%p.id184REMATEC; v. 14 n. 31 (2019)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/180/179Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu da Silveira, Marisa RosâniVilhena da Silva, Paulo2022-10-02T18:27:49Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/180Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T18:27:49Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Abreu da Silveira, Marisa Rosâni
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Abreu da Silveira, Marisa Rosâni
author_facet Abreu da Silveira, Marisa Rosâni
Vilhena da Silva, Paulo
author_role author
author2 Vilhena da Silva, Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu da Silveira, Marisa Rosâni
Vilhena da Silva, Paulo
description Recentemente, os estudos sobre a linguagem e suas influências no ensino e no aprendizado da Matemática têm ganhado destaque entre os pesquisadores da Educação Matemática, como se pode ver pela publicação de livros, Teses e Dissertações, bem como artigos em periódicos científicos com essa temática. As abordagens são variadas, como escrita e leitura nas aulas de Matemática, comunicação entre professor e alunos, a linguagem na resolução de problemas, entre outros. Em particular, pesquisas que utilizam a filosofia da Linguagem de L. Wittgenstein para pensar a Educação e discutir seus métodos têm crescido, como os estudos multiculturais, as pesquisas sobre tradução, as investigações sobre o aprendizado da Matemática e muito mais. É neste sentido que este número da Revista de Matemática, Ensino e Cultura[1], como o tema Linguagem Matemática na Educação, apresenta aos leitores quinze (15) artigos oriundos de pesquisas científicas, que abordam tal temática, em sua grande maioria, fundamentados nos escritos do filósofo austríaco. Em suas pesquisas, os autores apontam para diferentes maneiras de perceber facetas do uso e ênfase na linguagem e seus problemas de compreensão das questões pesquisadas.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/180
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p%p.id184
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/180
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p%p.id184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/180/179
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 31 (2019)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003201445888