Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/180 |
Resumo: | Recentemente, os estudos sobre a linguagem e suas influências no ensino e no aprendizado da Matemática têm ganhado destaque entre os pesquisadores da Educação Matemática, como se pode ver pela publicação de livros, Teses e Dissertações, bem como artigos em periódicos científicos com essa temática. As abordagens são variadas, como escrita e leitura nas aulas de Matemática, comunicação entre professor e alunos, a linguagem na resolução de problemas, entre outros. Em particular, pesquisas que utilizam a filosofia da Linguagem de L. Wittgenstein para pensar a Educação e discutir seus métodos têm crescido, como os estudos multiculturais, as pesquisas sobre tradução, as investigações sobre o aprendizado da Matemática e muito mais. É neste sentido que este número da Revista de Matemática, Ensino e Cultura[1], como o tema Linguagem Matemática na Educação, apresenta aos leitores quinze (15) artigos oriundos de pesquisas científicas, que abordam tal temática, em sua grande maioria, fundamentados nos escritos do filósofo austríaco. Em suas pesquisas, os autores apontam para diferentes maneiras de perceber facetas do uso e ênfase na linguagem e seus problemas de compreensão das questões pesquisadas. |
id |
UFPA-6_ea0dcf437bb852b9fb7ee1b8712e1647 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/180 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EditorialRecentemente, os estudos sobre a linguagem e suas influências no ensino e no aprendizado da Matemática têm ganhado destaque entre os pesquisadores da Educação Matemática, como se pode ver pela publicação de livros, Teses e Dissertações, bem como artigos em periódicos científicos com essa temática. As abordagens são variadas, como escrita e leitura nas aulas de Matemática, comunicação entre professor e alunos, a linguagem na resolução de problemas, entre outros. Em particular, pesquisas que utilizam a filosofia da Linguagem de L. Wittgenstein para pensar a Educação e discutir seus métodos têm crescido, como os estudos multiculturais, as pesquisas sobre tradução, as investigações sobre o aprendizado da Matemática e muito mais. É neste sentido que este número da Revista de Matemática, Ensino e Cultura[1], como o tema Linguagem Matemática na Educação, apresenta aos leitores quinze (15) artigos oriundos de pesquisas científicas, que abordam tal temática, em sua grande maioria, fundamentados nos escritos do filósofo austríaco. Em suas pesquisas, os autores apontam para diferentes maneiras de perceber facetas do uso e ênfase na linguagem e seus problemas de compreensão das questões pesquisadas. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/18010.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p%p.id184REMATEC; v. 14 n. 31 (2019)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/180/179Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu da Silveira, Marisa RosâniVilhena da Silva, Paulo2022-10-02T18:27:49Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/180Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T18:27:49Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial Abreu da Silveira, Marisa Rosâni |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
Abreu da Silveira, Marisa Rosâni |
author_facet |
Abreu da Silveira, Marisa Rosâni Vilhena da Silva, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Vilhena da Silva, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu da Silveira, Marisa Rosâni Vilhena da Silva, Paulo |
description |
Recentemente, os estudos sobre a linguagem e suas influências no ensino e no aprendizado da Matemática têm ganhado destaque entre os pesquisadores da Educação Matemática, como se pode ver pela publicação de livros, Teses e Dissertações, bem como artigos em periódicos científicos com essa temática. As abordagens são variadas, como escrita e leitura nas aulas de Matemática, comunicação entre professor e alunos, a linguagem na resolução de problemas, entre outros. Em particular, pesquisas que utilizam a filosofia da Linguagem de L. Wittgenstein para pensar a Educação e discutir seus métodos têm crescido, como os estudos multiculturais, as pesquisas sobre tradução, as investigações sobre o aprendizado da Matemática e muito mais. É neste sentido que este número da Revista de Matemática, Ensino e Cultura[1], como o tema Linguagem Matemática na Educação, apresenta aos leitores quinze (15) artigos oriundos de pesquisas científicas, que abordam tal temática, em sua grande maioria, fundamentados nos escritos do filósofo austríaco. Em suas pesquisas, os autores apontam para diferentes maneiras de perceber facetas do uso e ênfase na linguagem e seus problemas de compreensão das questões pesquisadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/180 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p%p.id184 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/180 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p%p.id184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/180/179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 31 (2019) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003201445888 |