Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Palheta, Franciney
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina, Ribeiro Tavares, Heliton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/67
Resumo: Este artigo tem por objetivo problematizar sobre o alcance de metasdoIDEB, em alguns estados brasileiros, frente a grande desigualdade de desempenho em Matemática. O estudo foi feito com base na análisedos microdados da Prova Brasil de 2017, mostrando os resultados obtidos pelo IDEB para cada estado da federação e a desigualdade de desempenho em Matemática. Os dados indicam o 5o ano do Ensino Fundamental apresentam a menor desigualdade de desempenho em Matemática na Prova Brasil. À medida que ocorre o avanço para o 9o ano do Ensino Fundamental e 3o ano do Ensino Médio, há cada vez menos estudantes na categoria ADEQUADO, em contraste com aumento de estudantes na categoria INSUFICIENTE. Portanto, é importante se olhar com atenção para os rankings do IDEB entendendo a relevância que assumem como indicador educacional com propósito administrativo, bem como os possíveis equívocos gerados quando compreendido como principal indicador educacional.
id UFPA-6_f1b9ba5eb6fc2db54ec37ea590442d90
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/67
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEBIdebProva BrasilDesigualdade educacionalMatriz de referênciaProficiênciaEste artigo tem por objetivo problematizar sobre o alcance de metasdoIDEB, em alguns estados brasileiros, frente a grande desigualdade de desempenho em Matemática. O estudo foi feito com base na análisedos microdados da Prova Brasil de 2017, mostrando os resultados obtidos pelo IDEB para cada estado da federação e a desigualdade de desempenho em Matemática. Os dados indicam o 5o ano do Ensino Fundamental apresentam a menor desigualdade de desempenho em Matemática na Prova Brasil. À medida que ocorre o avanço para o 9o ano do Ensino Fundamental e 3o ano do Ensino Médio, há cada vez menos estudantes na categoria ADEQUADO, em contraste com aumento de estudantes na categoria INSUFICIENTE. Portanto, é importante se olhar com atenção para os rankings do IDEB entendendo a relevância que assumem como indicador educacional com propósito administrativo, bem como os possíveis equívocos gerados quando compreendido como principal indicador educacional.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6710.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p141-162.id332REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 141-1622675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/67/66Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Palheta, FrancineyRodrigues de Lucena, Isabel CristinaRibeiro Tavares, Heliton2022-11-17T22:37:18Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/67Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:37:18Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB
title Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB
spellingShingle Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB
Carvalho Palheta, Franciney
Ideb
Prova Brasil
Desigualdade educacional
Matriz de referência
Proficiência
title_short Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB
title_full Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB
title_fullStr Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB
title_full_unstemmed Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB
title_sort Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB
author Carvalho Palheta, Franciney
author_facet Carvalho Palheta, Franciney
Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
Ribeiro Tavares, Heliton
author_role author
author2 Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
Ribeiro Tavares, Heliton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Palheta, Franciney
Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
Ribeiro Tavares, Heliton
dc.subject.por.fl_str_mv Ideb
Prova Brasil
Desigualdade educacional
Matriz de referência
Proficiência
topic Ideb
Prova Brasil
Desigualdade educacional
Matriz de referência
Proficiência
description Este artigo tem por objetivo problematizar sobre o alcance de metasdoIDEB, em alguns estados brasileiros, frente a grande desigualdade de desempenho em Matemática. O estudo foi feito com base na análisedos microdados da Prova Brasil de 2017, mostrando os resultados obtidos pelo IDEB para cada estado da federação e a desigualdade de desempenho em Matemática. Os dados indicam o 5o ano do Ensino Fundamental apresentam a menor desigualdade de desempenho em Matemática na Prova Brasil. À medida que ocorre o avanço para o 9o ano do Ensino Fundamental e 3o ano do Ensino Médio, há cada vez menos estudantes na categoria ADEQUADO, em contraste com aumento de estudantes na categoria INSUFICIENTE. Portanto, é importante se olhar com atenção para os rankings do IDEB entendendo a relevância que assumem como indicador educacional com propósito administrativo, bem como os possíveis equívocos gerados quando compreendido como principal indicador educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/67
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p141-162.id332
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/67
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p141-162.id332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/67/66
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 141-162
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002757898240