Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/67 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo problematizar sobre o alcance de metasdoIDEB, em alguns estados brasileiros, frente a grande desigualdade de desempenho em Matemática. O estudo foi feito com base na análisedos microdados da Prova Brasil de 2017, mostrando os resultados obtidos pelo IDEB para cada estado da federação e a desigualdade de desempenho em Matemática. Os dados indicam o 5o ano do Ensino Fundamental apresentam a menor desigualdade de desempenho em Matemática na Prova Brasil. À medida que ocorre o avanço para o 9o ano do Ensino Fundamental e 3o ano do Ensino Médio, há cada vez menos estudantes na categoria ADEQUADO, em contraste com aumento de estudantes na categoria INSUFICIENTE. Portanto, é importante se olhar com atenção para os rankings do IDEB entendendo a relevância que assumem como indicador educacional com propósito administrativo, bem como os possíveis equívocos gerados quando compreendido como principal indicador educacional. |
id |
UFPA-6_f1b9ba5eb6fc2db54ec37ea590442d90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/67 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEBIdebProva BrasilDesigualdade educacionalMatriz de referênciaProficiênciaEste artigo tem por objetivo problematizar sobre o alcance de metasdoIDEB, em alguns estados brasileiros, frente a grande desigualdade de desempenho em Matemática. O estudo foi feito com base na análisedos microdados da Prova Brasil de 2017, mostrando os resultados obtidos pelo IDEB para cada estado da federação e a desigualdade de desempenho em Matemática. Os dados indicam o 5o ano do Ensino Fundamental apresentam a menor desigualdade de desempenho em Matemática na Prova Brasil. À medida que ocorre o avanço para o 9o ano do Ensino Fundamental e 3o ano do Ensino Médio, há cada vez menos estudantes na categoria ADEQUADO, em contraste com aumento de estudantes na categoria INSUFICIENTE. Portanto, é importante se olhar com atenção para os rankings do IDEB entendendo a relevância que assumem como indicador educacional com propósito administrativo, bem como os possíveis equívocos gerados quando compreendido como principal indicador educacional.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6710.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p141-162.id332REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 141-1622675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/67/66Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Palheta, FrancineyRodrigues de Lucena, Isabel CristinaRibeiro Tavares, Heliton2022-11-17T22:37:18Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/67Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:37:18Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB |
title |
Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB |
spellingShingle |
Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB Carvalho Palheta, Franciney Ideb Prova Brasil Desigualdade educacional Matriz de referência Proficiência |
title_short |
Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB |
title_full |
Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB |
title_fullStr |
Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB |
title_full_unstemmed |
Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB |
title_sort |
Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB |
author |
Carvalho Palheta, Franciney |
author_facet |
Carvalho Palheta, Franciney Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina Ribeiro Tavares, Heliton |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina Ribeiro Tavares, Heliton |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Palheta, Franciney Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina Ribeiro Tavares, Heliton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideb Prova Brasil Desigualdade educacional Matriz de referência Proficiência |
topic |
Ideb Prova Brasil Desigualdade educacional Matriz de referência Proficiência |
description |
Este artigo tem por objetivo problematizar sobre o alcance de metasdoIDEB, em alguns estados brasileiros, frente a grande desigualdade de desempenho em Matemática. O estudo foi feito com base na análisedos microdados da Prova Brasil de 2017, mostrando os resultados obtidos pelo IDEB para cada estado da federação e a desigualdade de desempenho em Matemática. Os dados indicam o 5o ano do Ensino Fundamental apresentam a menor desigualdade de desempenho em Matemática na Prova Brasil. À medida que ocorre o avanço para o 9o ano do Ensino Fundamental e 3o ano do Ensino Médio, há cada vez menos estudantes na categoria ADEQUADO, em contraste com aumento de estudantes na categoria INSUFICIENTE. Portanto, é importante se olhar com atenção para os rankings do IDEB entendendo a relevância que assumem como indicador educacional com propósito administrativo, bem como os possíveis equívocos gerados quando compreendido como principal indicador educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/67 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p141-162.id332 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/67 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p141-162.id332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/67/66 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 141-162 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002757898240 |