Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/36 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados parciais da tese de doutoramento da primeira autora, que está alinhada a um projeto amplo de investigação. A tese objetiva caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares, 1870-1920. Neste artigo, pretendemos caracterizar a geometria para ensinar que se manteve estável como elemento do saber profissional do professor na última década do século XIX, considerando os manuais de Affreixo e Freire (1890) e Coelho (1892). Essa caracterização aconteceu conforme determinações sobre como transformar informações dispersas em saberes sistematizados. Observamos que as orientações para ensinar geometria sistematizadas pelos autores estão pautadas em princípios do método intuitivo que mobilizam as formas geométricas planas e espaciais. Então, sistematizamos elementos de uma geometria para ensinar que nos levaram a caracterizar a geometria que se manteve estável enquanto saber da cultura profissional do professor como geometria intuitiva para ensinar. |
id |
UFPA-6_f322c96e485609dcd339300b9b839ff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/36 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX Saberes profissionais do professorManuais de pedagogiaSistematização de saberesGeometria para ensinarEste artigo apresenta resultados parciais da tese de doutoramento da primeira autora, que está alinhada a um projeto amplo de investigação. A tese objetiva caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares, 1870-1920. Neste artigo, pretendemos caracterizar a geometria para ensinar que se manteve estável como elemento do saber profissional do professor na última década do século XIX, considerando os manuais de Affreixo e Freire (1890) e Coelho (1892). Essa caracterização aconteceu conforme determinações sobre como transformar informações dispersas em saberes sistematizados. Observamos que as orientações para ensinar geometria sistematizadas pelos autores estão pautadas em princípios do método intuitivo que mobilizam as formas geométricas planas e espaciais. Então, sistematizamos elementos de uma geometria para ensinar que nos levaram a caracterizar a geometria que se manteve estável enquanto saber da cultura profissional do professor como geometria intuitiva para ensinar.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/3610.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p19-34.id334REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 19-342675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/36/35Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Santos Fortaleza, Francisca Janice dosChaves Rocha, Maria Lúcia Pessoa2022-11-17T22:36:55Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/36Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:36:55Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX |
title |
Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX |
spellingShingle |
Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX Santos Fortaleza, Francisca Janice dos Saberes profissionais do professor Manuais de pedagogia Sistematização de saberes Geometria para ensinar |
title_short |
Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX |
title_full |
Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX |
title_fullStr |
Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX |
title_full_unstemmed |
Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX |
title_sort |
Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX |
author |
Santos Fortaleza, Francisca Janice dos |
author_facet |
Santos Fortaleza, Francisca Janice dos Chaves Rocha, Maria Lúcia Pessoa |
author_role |
author |
author2 |
Chaves Rocha, Maria Lúcia Pessoa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Fortaleza, Francisca Janice dos Chaves Rocha, Maria Lúcia Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes profissionais do professor Manuais de pedagogia Sistematização de saberes Geometria para ensinar |
topic |
Saberes profissionais do professor Manuais de pedagogia Sistematização de saberes Geometria para ensinar |
description |
Este artigo apresenta resultados parciais da tese de doutoramento da primeira autora, que está alinhada a um projeto amplo de investigação. A tese objetiva caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares, 1870-1920. Neste artigo, pretendemos caracterizar a geometria para ensinar que se manteve estável como elemento do saber profissional do professor na última década do século XIX, considerando os manuais de Affreixo e Freire (1890) e Coelho (1892). Essa caracterização aconteceu conforme determinações sobre como transformar informações dispersas em saberes sistematizados. Observamos que as orientações para ensinar geometria sistematizadas pelos autores estão pautadas em princípios do método intuitivo que mobilizam as formas geométricas planas e espaciais. Então, sistematizamos elementos de uma geometria para ensinar que nos levaram a caracterizar a geometria que se manteve estável enquanto saber da cultura profissional do professor como geometria intuitiva para ensinar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/36 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p19-34.id334 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/36 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p19-34.id334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/36/35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 19-34 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002714906624 |