Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Fortaleza, Francisca Janice dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chaves Rocha, Maria Lúcia Pessoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/36
Resumo: Este artigo apresenta resultados parciais da tese de doutoramento da primeira autora, que está alinhada a um projeto amplo de investigação. A tese objetiva caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares, 1870-1920. Neste artigo, pretendemos caracterizar a geometria para ensinar que se manteve estável como elemento do saber profissional do professor na última década do século XIX, considerando os manuais de Affreixo e Freire (1890) e Coelho (1892). Essa caracterização aconteceu conforme determinações sobre como transformar informações dispersas em saberes sistematizados. Observamos que as orientações para ensinar geometria sistematizadas pelos autores estão pautadas em princípios do método intuitivo que mobilizam as formas geométricas planas e espaciais. Então, sistematizamos elementos de uma geometria para ensinar que nos levaram a caracterizar a geometria que se manteve estável enquanto saber da cultura profissional do professor como geometria intuitiva para ensinar.
id UFPA-6_f322c96e485609dcd339300b9b839ff2
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/36
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX Saberes profissionais do professorManuais de pedagogiaSistematização de saberesGeometria para ensinarEste artigo apresenta resultados parciais da tese de doutoramento da primeira autora, que está alinhada a um projeto amplo de investigação. A tese objetiva caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares, 1870-1920. Neste artigo, pretendemos caracterizar a geometria para ensinar que se manteve estável como elemento do saber profissional do professor na última década do século XIX, considerando os manuais de Affreixo e Freire (1890) e Coelho (1892). Essa caracterização aconteceu conforme determinações sobre como transformar informações dispersas em saberes sistematizados. Observamos que as orientações para ensinar geometria sistematizadas pelos autores estão pautadas em princípios do método intuitivo que mobilizam as formas geométricas planas e espaciais. Então, sistematizamos elementos de uma geometria para ensinar que nos levaram a caracterizar a geometria que se manteve estável enquanto saber da cultura profissional do professor como geometria intuitiva para ensinar.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/3610.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p19-34.id334REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 19-342675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/36/35Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Santos Fortaleza, Francisca Janice dosChaves Rocha, Maria Lúcia Pessoa2022-11-17T22:36:55Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/36Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:36:55Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX
title Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX
spellingShingle Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX
Santos Fortaleza, Francisca Janice dos
Saberes profissionais do professor
Manuais de pedagogia
Sistematização de saberes
Geometria para ensinar
title_short Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX
title_full Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX
title_fullStr Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX
title_full_unstemmed Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX
title_sort Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final século XIX
author Santos Fortaleza, Francisca Janice dos
author_facet Santos Fortaleza, Francisca Janice dos
Chaves Rocha, Maria Lúcia Pessoa
author_role author
author2 Chaves Rocha, Maria Lúcia Pessoa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Fortaleza, Francisca Janice dos
Chaves Rocha, Maria Lúcia Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes profissionais do professor
Manuais de pedagogia
Sistematização de saberes
Geometria para ensinar
topic Saberes profissionais do professor
Manuais de pedagogia
Sistematização de saberes
Geometria para ensinar
description Este artigo apresenta resultados parciais da tese de doutoramento da primeira autora, que está alinhada a um projeto amplo de investigação. A tese objetiva caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares, 1870-1920. Neste artigo, pretendemos caracterizar a geometria para ensinar que se manteve estável como elemento do saber profissional do professor na última década do século XIX, considerando os manuais de Affreixo e Freire (1890) e Coelho (1892). Essa caracterização aconteceu conforme determinações sobre como transformar informações dispersas em saberes sistematizados. Observamos que as orientações para ensinar geometria sistematizadas pelos autores estão pautadas em princípios do método intuitivo que mobilizam as formas geométricas planas e espaciais. Então, sistematizamos elementos de uma geometria para ensinar que nos levaram a caracterizar a geometria que se manteve estável enquanto saber da cultura profissional do professor como geometria intuitiva para ensinar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/36
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p19-34.id334
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/36
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p19-34.id334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/36/35
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 19-34
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002714906624