O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elciane de Jesus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lando, Janice Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar historicamente a geometria abordada nos livros didáticos no período de perda do protagonismo do Movimento da Matemática Moderna (MMM), entre os anos de 1976 e 1985, mais especificamente, as coleções Matemática (CASTRUCCI; PERETTI; GIOVANNI, 1976) e A conquista da Matemática: contexto e aplicações (GIOVANNI; CASTRUCCI, 1985). Esta pesquisa está amparada em uma história cultural, na perspectiva de Roger Chartier (2002). Buscou-se responder à questão norteadora: Que geometria foi abordada nos livros didáticos de 5.ª a 8.ª séries no período de perda do protagonismo do MMM, no período de 1976 a 1985? E como resultados, perceberam-se permanências, com pequenas variações, – Geometria de Euclides, teoria dos conjuntos no ensino da geometria, abordagens intuitiva e dedutiva, ausência da geometria das transformações, dentre outras –; e mudanças – construções com régua e compasso, presença de tendência da Educação Matemática: a Resolução de Problemas, dentre outras.
id UFPA-6_f47927d05f389279758327724ec24511
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/19
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)História da Matemática EscolarEnsino de GeometriaLivro DidáticoMovimento da Matemática ModernaEste artigo tem como objetivo analisar historicamente a geometria abordada nos livros didáticos no período de perda do protagonismo do Movimento da Matemática Moderna (MMM), entre os anos de 1976 e 1985, mais especificamente, as coleções Matemática (CASTRUCCI; PERETTI; GIOVANNI, 1976) e A conquista da Matemática: contexto e aplicações (GIOVANNI; CASTRUCCI, 1985). Esta pesquisa está amparada em uma história cultural, na perspectiva de Roger Chartier (2002). Buscou-se responder à questão norteadora: Que geometria foi abordada nos livros didáticos de 5.ª a 8.ª séries no período de perda do protagonismo do MMM, no período de 1976 a 1985? E como resultados, perceberam-se permanências, com pequenas variações, – Geometria de Euclides, teoria dos conjuntos no ensino da geometria, abordagens intuitiva e dedutiva, ausência da geometria das transformações, dentre outras –; e mudanças – construções com régua e compasso, presença de tendência da Educação Matemática: a Resolução de Problemas, dentre outras.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/1910.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p169-189.id524REMATEC; v. 17 (2022): Fluxo Contínuo; 169-1892675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19/19Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Elciane de JesusLando, Janice Cassia2022-11-17T19:51:04Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/19Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T19:51:04Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)
title O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)
spellingShingle O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)
Santos, Elciane de Jesus
História da Matemática Escolar
Ensino de Geometria
Livro Didático
Movimento da Matemática Moderna
title_short O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)
title_full O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)
title_fullStr O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)
title_full_unstemmed O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)
title_sort O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)
author Santos, Elciane de Jesus
author_facet Santos, Elciane de Jesus
Lando, Janice Cassia
author_role author
author2 Lando, Janice Cassia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elciane de Jesus
Lando, Janice Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática Escolar
Ensino de Geometria
Livro Didático
Movimento da Matemática Moderna
topic História da Matemática Escolar
Ensino de Geometria
Livro Didático
Movimento da Matemática Moderna
description Este artigo tem como objetivo analisar historicamente a geometria abordada nos livros didáticos no período de perda do protagonismo do Movimento da Matemática Moderna (MMM), entre os anos de 1976 e 1985, mais especificamente, as coleções Matemática (CASTRUCCI; PERETTI; GIOVANNI, 1976) e A conquista da Matemática: contexto e aplicações (GIOVANNI; CASTRUCCI, 1985). Esta pesquisa está amparada em uma história cultural, na perspectiva de Roger Chartier (2002). Buscou-se responder à questão norteadora: Que geometria foi abordada nos livros didáticos de 5.ª a 8.ª séries no período de perda do protagonismo do MMM, no período de 1976 a 1985? E como resultados, perceberam-se permanências, com pequenas variações, – Geometria de Euclides, teoria dos conjuntos no ensino da geometria, abordagens intuitiva e dedutiva, ausência da geometria das transformações, dentre outras –; e mudanças – construções com régua e compasso, presença de tendência da Educação Matemática: a Resolução de Problemas, dentre outras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p169-189.id524
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p169-189.id524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19/19
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 17 (2022): Fluxo Contínuo; 169-189
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002691837952