O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)
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Data de Publicação: | 2022 |
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Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar historicamente a geometria abordada nos livros didáticos no período de perda do protagonismo do Movimento da Matemática Moderna (MMM), entre os anos de 1976 e 1985, mais especificamente, as coleções Matemática (CASTRUCCI; PERETTI; GIOVANNI, 1976) e A conquista da Matemática: contexto e aplicações (GIOVANNI; CASTRUCCI, 1985). Esta pesquisa está amparada em uma história cultural, na perspectiva de Roger Chartier (2002). Buscou-se responder à questão norteadora: Que geometria foi abordada nos livros didáticos de 5.ª a 8.ª séries no período de perda do protagonismo do MMM, no período de 1976 a 1985? E como resultados, perceberam-se permanências, com pequenas variações, – Geometria de Euclides, teoria dos conjuntos no ensino da geometria, abordagens intuitiva e dedutiva, ausência da geometria das transformações, dentre outras –; e mudanças – construções com régua e compasso, presença de tendência da Educação Matemática: a Resolução de Problemas, dentre outras. |
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O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)História da Matemática EscolarEnsino de GeometriaLivro DidáticoMovimento da Matemática ModernaEste artigo tem como objetivo analisar historicamente a geometria abordada nos livros didáticos no período de perda do protagonismo do Movimento da Matemática Moderna (MMM), entre os anos de 1976 e 1985, mais especificamente, as coleções Matemática (CASTRUCCI; PERETTI; GIOVANNI, 1976) e A conquista da Matemática: contexto e aplicações (GIOVANNI; CASTRUCCI, 1985). Esta pesquisa está amparada em uma história cultural, na perspectiva de Roger Chartier (2002). Buscou-se responder à questão norteadora: Que geometria foi abordada nos livros didáticos de 5.ª a 8.ª séries no período de perda do protagonismo do MMM, no período de 1976 a 1985? E como resultados, perceberam-se permanências, com pequenas variações, – Geometria de Euclides, teoria dos conjuntos no ensino da geometria, abordagens intuitiva e dedutiva, ausência da geometria das transformações, dentre outras –; e mudanças – construções com régua e compasso, presença de tendência da Educação Matemática: a Resolução de Problemas, dentre outras.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/1910.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p169-189.id524REMATEC; v. 17 (2022): Fluxo Contínuo; 169-1892675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19/19Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Elciane de JesusLando, Janice Cassia2022-11-17T19:51:04Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/19Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T19:51:04Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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