Avaliação e pressupostos bachelardianos: tecendo relações para a formação docente em Ciências e Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria Augusta Raposo de Barros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lucena, Isabel Cristina Rodrigues de, Vieira, Eduardo Paiva de Pontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7308
Resumo: O presente texto tem como objetivo geral apresentar contribuições dos pressupostos Bachelardianos para orientar a formação docente no campo da avaliação. A educação em um paradigma aberto demanda ao professor repensar seus métodos e suas crenças, pensar todas as possibilidades experimentais e ser capaz de pensar por meio de suas crenças e verdades em novas possibilidades para implementar um processo de ensino e aprendizagem que busque um racionalismo, tal qual problematizado por Bachelard. É preciso compreender que para avaliar devemos ultrapassar a intuição sensível, ou seja, que é preciso fortalecer o debate para que se possa cada vez mais compreender sua natureza e suas possibilidades, para a formação de um novo espírito científico, contrapondo-se às formas tradicionais de avaliar.
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spelling Avaliação e pressupostos bachelardianos: tecendo relações para a formação docente em Ciências e MatemáticaEvaluation and Bachalard’s presuppositions: weaving relationships for teacher education in Science ande Mathematicsavaliação; ensino; formação docenteevaluation; teaching; teacher trainingO presente texto tem como objetivo geral apresentar contribuições dos pressupostos Bachelardianos para orientar a formação docente no campo da avaliação. A educação em um paradigma aberto demanda ao professor repensar seus métodos e suas crenças, pensar todas as possibilidades experimentais e ser capaz de pensar por meio de suas crenças e verdades em novas possibilidades para implementar um processo de ensino e aprendizagem que busque um racionalismo, tal qual problematizado por Bachelard. É preciso compreender que para avaliar devemos ultrapassar a intuição sensível, ou seja, que é preciso fortalecer o debate para que se possa cada vez mais compreender sua natureza e suas possibilidades, para a formação de um novo espírito científico, contrapondo-se às formas tradicionais de avaliar.This text aims to present the contributions of Bachelardian assumptions to guide teacher education in the field of evaluation. Education in an open paradigm requires teachers to rethink their methods and beliefs, to think through all experimental possibilities and to be able to think through their beliefs and truths into new possibilities to implement a teaching and learning process that seeks rationalism, such as which is problematized by Bachelard. It is necessary to understand that to evaluate we must overcome the sensitive intuition, that is, that it is necessary to strengthen the debate so that one can increasingly understand its nature and its possibilities, for the formation of a new scientific spirit, opposing to traditional ways of evaluating.Universidade Federal do ParáBrito, Maria Augusta Raposo de BarrosLucena, Isabel Cristina Rodrigues deVieira, Eduardo Paiva de Pontes2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/730810.18542/amazrecm.v16i36.7308Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 36 (2020); 281-289Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 36 (2020); 281-2892317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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