Direitos humanos e a formação de professores que ensinam Ciências
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7123 |
Resumo: | Temáticas como dignidade da pessoa humana, necessidades e direitos humanos, e também aquelas relacionadas a princípios e a valores como liberdade, respeito, igualdade, justiça e não discriminação, entre outras, precisam adentrar os espaços de formação de professores, com a perspectiva de reafirmar e de disseminar os princípios relativos aos direitos humanos. O trabalho de pesquisa, desenvolvido no contexto do tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania II”, junto aos discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, objetivou apreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo “a afirmação dos direitos humanos”, contribui para a necessária problematização do seu oposto “a violação dos direitos humanos”. Para tal, utilizamos fotos reproduções que apresentavam situações degradantes com seres humanos. Trouxemos para este artigo, as ponderações de dois licenciandos, relativas ao trabalho infantil, para problematizar os desdobramentos vinculados à violação dos direitos humanos e à dignidade humana, as quais foram apreciadas a luz da análise interpretativa. Nesse processo, observamos que a cultura da relativização das situações que implicavam em violação dos direitos humanos foi, naquele momento, abandonada. A postura frente à experiência formativa voltou-se à sensibilidade para a condição humana. |
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Direitos humanos e a formação de professores que ensinam CiênciasHuman rights and the training of teachers who teach scienceDireitos humanos; formação de professores que ensinam ciências; trabalho infantilHuman rights; teacher training; infantile workTemáticas como dignidade da pessoa humana, necessidades e direitos humanos, e também aquelas relacionadas a princípios e a valores como liberdade, respeito, igualdade, justiça e não discriminação, entre outras, precisam adentrar os espaços de formação de professores, com a perspectiva de reafirmar e de disseminar os princípios relativos aos direitos humanos. O trabalho de pesquisa, desenvolvido no contexto do tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania II”, junto aos discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, objetivou apreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo “a afirmação dos direitos humanos”, contribui para a necessária problematização do seu oposto “a violação dos direitos humanos”. Para tal, utilizamos fotos reproduções que apresentavam situações degradantes com seres humanos. Trouxemos para este artigo, as ponderações de dois licenciandos, relativas ao trabalho infantil, para problematizar os desdobramentos vinculados à violação dos direitos humanos e à dignidade humana, as quais foram apreciadas a luz da análise interpretativa. Nesse processo, observamos que a cultura da relativização das situações que implicavam em violação dos direitos humanos foi, naquele momento, abandonada. A postura frente à experiência formativa voltou-se à sensibilidade para a condição humana.Themes such as dignity of the human person, needs and human rights, as well as those related to principles and values such as freedom, respect, equality, justice and non-discrimination, need to penetrate the spaces of teacher training, with the perspective of reaffirming and disseminate human rights principles. The research, developed in the context of the theme "Relations between Science, Society and Citizenship II", with the students of the Integrated Degree Course in Science, Mathematics and Language Education, at the Federal University of Pará, aimed apprehending as a formative experience, involving "the affirmation of human rights", contributes to the necessary problematization of its opposite "the violation of human rights". We used photograph reproductions that presented degrading situations with human beings, to foment the problematization about the situations. We brought to this article the analysis of the appreciations of two graduates, regarding infantile work, to problematize the violation of human rights and human dignity, which were valued in the light of interpretative analysis. In this process, we observed that the culture of relativization of situations that implied a violation of human rights was, at that time, abandoned. The attitude towards formative experience has turned to sensitivity to the human condition.Universidade Federal do ParáCAPESSouza, Ana Carla deBarata, Erllon Rodolfo ViegasFreitas, Nívia Magalhães da SilvaFreitas, Nadia Magalhães da Silva2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/712310.18542/amazrecm.v15i34.7123Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 225-239Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 225-2392317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7123/6046/*ref*/AFONSO, M. R. Trabalhar os direitos humanos no contexto escolar: da compreensão aos instrumentos. Lisboa: DGIDC/ME, 2005. 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