Analysis of cell division images in natural sciences textbooks – high school biology: an approach based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15378 |
Resumo: | Biology teaching comprises complex and abstract concepts, with textbooks acting as tools that reduce the abstraction of the content and bring the student closer to the subject studied, assisting in learning. With this in mind, this study aimed to analyze images of cell division in high school science textbooks through the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML). Five textbooks on natural sciences and their technologies approved by the “PNLD 2021” were selected for the research. Based on the CTML, the images of the cell division process were analyzed, and it was identified that some of them violate the principles of Coherence, Signalling, and Spatial Contiguity and also present inaccuracies. Therefore, teachers need to analyze textbooks before using them in the classroom to ensure they do not hinder students learning. |
id |
UFPA-7_3e15bc04d97c8b6b14bec61a52290322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15378 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Analysis of cell division images in natural sciences textbooks – high school biology: an approach based on the Cognitive Theory of Multimedia LearningAnálise de imagens do processo de divisão celular em livros de Ciências da Natureza - biologia do ensino médio: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídiacell division; multimedia; visual aid; textbook.divisão celular; multimídia; recurso imagético; livro didático.Biology teaching comprises complex and abstract concepts, with textbooks acting as tools that reduce the abstraction of the content and bring the student closer to the subject studied, assisting in learning. With this in mind, this study aimed to analyze images of cell division in high school science textbooks through the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML). Five textbooks on natural sciences and their technologies approved by the “PNLD 2021” were selected for the research. Based on the CTML, the images of the cell division process were analyzed, and it was identified that some of them violate the principles of Coherence, Signalling, and Spatial Contiguity and also present inaccuracies. Therefore, teachers need to analyze textbooks before using them in the classroom to ensure they do not hinder students learning.O ensino de Biologia compreende conceitos complexos e abstratos, cujos livros didáticos atuam como ferramentas que diminuem a abstração do conteúdo e aproximam o aluno do assunto estudado, auxiliando na aprendizagem. Com isso, este trabalho teve como objetivo analisar imagens de divisão celular em livros de Ciências da Natureza do ensino médio a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Para pesquisa foram selecionados cinco livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias aprovados pelo PNLD 2021. Com base na TCAM, as imagens do processo de divisão celular foram analisadas, e com isso identificou-se que algumas delas violam os princípios de Coerência, Sinalização e Contiguidade Espacial e ainda apresentam equívocos. Portanto, conclui-se que é muito importante que os docentes analisem os livros didáticos antes de utilizá-los em sala de aula, para evitar que esses venham comprometer a aprendizagem dos discentes.Universidade Federal do ParáGuilherme da Silva Filha, Josefa Mariadas Neves, Ricardo Ferreira2024-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1537810.18542/amazrecm.v20i44.15378Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 72-86Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 72-862317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15378/11137/*ref*/ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017./*ref*/ALMEIDA, R. R. et al. Avaliação de objetos de aprendizagem sobre o sistema digestório com base nos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, p. 1003-1017, 2014./*ref*/AMABIS, J. M. et al. Moderna Plus: ciências da natureza e suas tecnologias: o conhecimento científico. São Paulo: Moderna, 2020./*ref*/BRASIL. FNDE. Programas: PNLD. Brasília: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em: 8 abr. 2022./*ref*/BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, ano 2017, n. 35, p. 1-440, 16 fev. 2017. CMP 746/2016. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=17/02/2017&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=440. Acesso em: 29 jul. 2022./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica 2018 notas estatísticas. Brasília – DF, janeiro de 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/ 2018/notas _estatisticas_censo_escolar_2018.pdf. Acesso em: 09 abr. 2022/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 06 de ago. 2022./*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022./*ref*/CARVALHO, H. F.; PIMENTEL, S. M. R. A Célula. 3. ed. Barueri: Manole, 2013./*ref*/COUTINHO, F. A. et al. Análise do Valor Didático de Imagens presentes em Livros de Biologia para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência, Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 1-18, 2010./*ref*/DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W. Uso de imagens esportivas no ensino de mecânica: uma análise nos livros didáticos de física. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 125-144, 2017./*ref*/DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. O ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com seu cotidiano? Experiência em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018./*ref*/FUKUI, A. et al. Ser Protagonista: ciências da natureza e suas tecnologias – vida, saúde e genética. 1. ed. São Paulo: SM Educação, 2020./*ref*/GODOY, L. P.; AGNOLO, R. M. D.; MELO, W. C. Multiversos: ciências da natureza – ciência tecnologia e cidadania. São Paulo: FTD, 2020./*ref*/KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004./*ref*/MAYER, R. E. Multimedia learning. 2. ed. New York: Cambridge University Press, 2009./*ref*/MAYER, R. E. Multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2005./*ref*/MAYER, R. E. Multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2001./*ref*/MORAES, J. U. P. O livro didático de Física e o Ensino de Física: suas relações e origens. Scientia Plena, Sergipe, v. 7, n. 9, 2011./*ref*/NEVES, R. F. Abordagem do conceito de célula: uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). 2015. 264 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática), Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/NEVES, R. F.; LEÃO, A. M. C.; FERREIRA, H. S. A imagem da célula em livros de Biologia: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 94-105, 2016./*ref*/PIFFERO, L. F. et al. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, União da Vitória-PR, v. 18, n. 2, p. 48-63, 2020./*ref*/SANTOS, K. C. Diálogo: ciências da natureza e suas tecnologias - Energia e sociedade: uma reflexão necessária. São Paulo: Moderna, 2020./*ref*/SILVA, D. G.; NEVES, R. F. FERREIRA, H. S. Desenho de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre os princípios da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 246-267, 2020./*ref*/SILVA, K. S.; FONSECA, L. S. Bases neuroeducativas do papel das ilustrações: uma proposta de análise de livro didático. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, p. 36-56, 2020./*ref*/SILVA, R. N. O livro didático: reflexões sobre critérios de seleção e utilização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 44, p. 98-101, 2013./*ref*/SILVA, J. M. Análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologia. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, PE, 2019./*ref*/SILVA, J. V.; DAS NEVES, R. F.; SILVA, E F. A. As imagens do sistema genital humano em livros de biologia: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 7, p. 54100-54119, 2022./*ref*/SOBRINHO, M. F. Temas sociocientíficos no Enem e no livro didático: limitações e potencialidades para o ensino de Física. 2016. 349 f. Tese (Doutorado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2016./*ref*/SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia. v. 31, n. 61, p. 1-19, 2017./*ref*/SOUSA, R. M.; BARRIO, J. B. M. A célula em imagens: uma análise dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2015. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017./*ref*/THOMPSOM, M. et al. Conexões: ciências da natureza e suas tecnologias: Terra e equilíbrios. São Paulo: Moderna, 2020./*ref*/TOMIO, D. et al. As imagens no Ensino de Ciências: o que dizem os estudantes sobre elas? Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 10, n. 1, 2013.Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-26T13:18:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15378Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-08-26T13:18:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analysis of cell division images in natural sciences textbooks – high school biology: an approach based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning Análise de imagens do processo de divisão celular em livros de Ciências da Natureza - biologia do ensino médio: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia |
title |
Analysis of cell division images in natural sciences textbooks – high school biology: an approach based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning |
spellingShingle |
Analysis of cell division images in natural sciences textbooks – high school biology: an approach based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning Guilherme da Silva Filha, Josefa Maria cell division; multimedia; visual aid; textbook. divisão celular; multimídia; recurso imagético; livro didático. |
title_short |
Analysis of cell division images in natural sciences textbooks – high school biology: an approach based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning |
title_full |
Analysis of cell division images in natural sciences textbooks – high school biology: an approach based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning |
title_fullStr |
Analysis of cell division images in natural sciences textbooks – high school biology: an approach based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning |
title_full_unstemmed |
Analysis of cell division images in natural sciences textbooks – high school biology: an approach based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning |
title_sort |
Analysis of cell division images in natural sciences textbooks – high school biology: an approach based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning |
author |
Guilherme da Silva Filha, Josefa Maria |
author_facet |
Guilherme da Silva Filha, Josefa Maria das Neves, Ricardo Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
das Neves, Ricardo Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guilherme da Silva Filha, Josefa Maria das Neves, Ricardo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cell division; multimedia; visual aid; textbook. divisão celular; multimídia; recurso imagético; livro didático. |
topic |
cell division; multimedia; visual aid; textbook. divisão celular; multimídia; recurso imagético; livro didático. |
description |
Biology teaching comprises complex and abstract concepts, with textbooks acting as tools that reduce the abstraction of the content and bring the student closer to the subject studied, assisting in learning. With this in mind, this study aimed to analyze images of cell division in high school science textbooks through the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML). Five textbooks on natural sciences and their technologies approved by the “PNLD 2021” were selected for the research. Based on the CTML, the images of the cell division process were analyzed, and it was identified that some of them violate the principles of Coherence, Signalling, and Spatial Contiguity and also present inaccuracies. Therefore, teachers need to analyze textbooks before using them in the classroom to ensure they do not hinder students learning. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15378 10.18542/amazrecm.v20i44.15378 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15378 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v20i44.15378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15378/11137 /*ref*/ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. /*ref*/ALMEIDA, R. R. et al. Avaliação de objetos de aprendizagem sobre o sistema digestório com base nos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, p. 1003-1017, 2014. /*ref*/AMABIS, J. M. et al. Moderna Plus: ciências da natureza e suas tecnologias: o conhecimento científico. São Paulo: Moderna, 2020. /*ref*/BRASIL. FNDE. Programas: PNLD. Brasília: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em: 8 abr. 2022. /*ref*/BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, ano 2017, n. 35, p. 1-440, 16 fev. 2017. CMP 746/2016. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=17/02/2017&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=440. Acesso em: 29 jul. 2022. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica 2018 notas estatísticas. Brasília – DF, janeiro de 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/ 2018/notas _estatisticas_censo_escolar_2018.pdf. Acesso em: 09 abr. 2022 /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 06 de ago. 2022. /*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022. /*ref*/CARVALHO, H. F.; PIMENTEL, S. M. R. A Célula. 3. ed. Barueri: Manole, 2013. /*ref*/COUTINHO, F. A. et al. Análise do Valor Didático de Imagens presentes em Livros de Biologia para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência, Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 1-18, 2010. /*ref*/DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W. Uso de imagens esportivas no ensino de mecânica: uma análise nos livros didáticos de física. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 125-144, 2017. /*ref*/DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. O ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com seu cotidiano? Experiência em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018. /*ref*/FUKUI, A. et al. Ser Protagonista: ciências da natureza e suas tecnologias – vida, saúde e genética. 1. ed. São Paulo: SM Educação, 2020. /*ref*/GODOY, L. P.; AGNOLO, R. M. D.; MELO, W. C. Multiversos: ciências da natureza – ciência tecnologia e cidadania. São Paulo: FTD, 2020. /*ref*/KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. /*ref*/MAYER, R. E. Multimedia learning. 2. ed. New York: Cambridge University Press, 2009. /*ref*/MAYER, R. E. Multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2005. /*ref*/MAYER, R. E. Multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2001. /*ref*/MORAES, J. U. P. O livro didático de Física e o Ensino de Física: suas relações e origens. Scientia Plena, Sergipe, v. 7, n. 9, 2011. /*ref*/NEVES, R. F. Abordagem do conceito de célula: uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). 2015. 264 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática), Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015. /*ref*/NEVES, R. F.; LEÃO, A. M. C.; FERREIRA, H. S. A imagem da célula em livros de Biologia: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 94-105, 2016. /*ref*/PIFFERO, L. F. et al. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, União da Vitória-PR, v. 18, n. 2, p. 48-63, 2020. /*ref*/SANTOS, K. C. Diálogo: ciências da natureza e suas tecnologias - Energia e sociedade: uma reflexão necessária. São Paulo: Moderna, 2020. /*ref*/SILVA, D. G.; NEVES, R. F. FERREIRA, H. S. Desenho de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre os princípios da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 246-267, 2020. /*ref*/SILVA, K. S.; FONSECA, L. S. Bases neuroeducativas do papel das ilustrações: uma proposta de análise de livro didático. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, p. 36-56, 2020. /*ref*/SILVA, R. N. O livro didático: reflexões sobre critérios de seleção e utilização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 44, p. 98-101, 2013. /*ref*/SILVA, J. M. Análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologia. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, PE, 2019. /*ref*/SILVA, J. V.; DAS NEVES, R. F.; SILVA, E F. A. As imagens do sistema genital humano em livros de biologia: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 7, p. 54100-54119, 2022. /*ref*/SOBRINHO, M. F. Temas sociocientíficos no Enem e no livro didático: limitações e potencialidades para o ensino de Física. 2016. 349 f. Tese (Doutorado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2016. /*ref*/SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia. v. 31, n. 61, p. 1-19, 2017. /*ref*/SOUSA, R. M.; BARRIO, J. B. M. A célula em imagens: uma análise dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2015. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. /*ref*/THOMPSOM, M. et al. Conexões: ciências da natureza e suas tecnologias: Terra e equilíbrios. São Paulo: Moderna, 2020. /*ref*/TOMIO, D. et al. As imagens no Ensino de Ciências: o que dizem os estudantes sobre elas? Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 10, n. 1, 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 72-86 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 72-86 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465148921872384 |