Holography as a possibility for teaching: a literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaventura França, Michelle Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves, Tadeu Oliver, Coelho Lameirão, Soraia Valéria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14905
Resumo: Holography is a technique that consists of reflections using laser beams on glass surfaces, resulting in a hologram. This method was developed by Dennis Gabor when he was looking to improve the image quality of the electronic microscope and accidentally, gave rise to the hologram. The objective of this article was to do a research of texts that brings concepts and possibilities from the use of holography, hologram and "holographic pyramid" on education. The methodology approached was the bibliographic review. The search was done in CAPES database with access to CAFE space, without time clipping. The results founded were seven articles that talks about the application of these techniques on learning and the predominance of holography, hologram and ''holographic pyramid'' on physics and engineering areas. It was also evident that this theme brings a recent discussion for education. In addition to, the research showed that the literature available on databases is predominantly international. As conclusion, holography, hologram and ''holographic pyramid'' are new and enriching proposals on educational areas, despite their differences in concepts, it is possible to use this technique in the classroom context, helping teachers and facilitating the learning of some contents.
id UFPA-7_3f76bc07354b7a3a034a22a05fa6b0bb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14905
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Holography as a possibility for teaching: a literature reviewA holografia como uma possibilidade para o ensino: uma revisão bibliográficateaching; education; holographic pyramid; holography.educação; holografia; holograma; ‘’pirâmide holográfica’’.Holography is a technique that consists of reflections using laser beams on glass surfaces, resulting in a hologram. This method was developed by Dennis Gabor when he was looking to improve the image quality of the electronic microscope and accidentally, gave rise to the hologram. The objective of this article was to do a research of texts that brings concepts and possibilities from the use of holography, hologram and "holographic pyramid" on education. The methodology approached was the bibliographic review. The search was done in CAPES database with access to CAFE space, without time clipping. The results founded were seven articles that talks about the application of these techniques on learning and the predominance of holography, hologram and ''holographic pyramid'' on physics and engineering areas. It was also evident that this theme brings a recent discussion for education. In addition to, the research showed that the literature available on databases is predominantly international. As conclusion, holography, hologram and ''holographic pyramid'' are new and enriching proposals on educational areas, despite their differences in concepts, it is possible to use this technique in the classroom context, helping teachers and facilitating the learning of some contents.A holografia é uma técnica que consiste em reflexões que utilizam raios lasers em superfícies de vidro, resultando em um holograma. Esse método foi desenvolvido por Dennis Gabor quando buscava melhorar a qualidade de imagem do microscópio eletrônico e, acidentalmente, deu origem ao holograma. O objetivo do presente artigo foi realizar o levantamento de textos que trazem conceitos e possibilidades da utilização da holografia, holograma e “pirâmide holográfica” no ensino. A metodologia abordada foi a de revisão bibliográfica.  A busca foi realizada na base de dados da CAPES com acesso ao espaço CAFE, sem recorte de tempo. Os resultados encontrados foram sete artigos que versam a respeito da aplicação dessas técnicas na aprendizagem e a predominância da holografia, holograma e ‘’pirâmide holográfica’’ nas áreas de física e engenharia. Também ficou evidente que essa temática aborda uma discussão recente para a área do ensino, além disso, a pesquisa mostrou que as literaturas disponíveis nas bases de dados são de predominância internacional. Como conclusão, a holografia, o holograma e a ‘’pirâmide holográfica’’ são propostas novas e enriquecedoras no campo educacional, apesar de haver distinções de conceitos, é possível utilizar essas técnicas no contexto de sala de aula, auxiliando os docentes e facilitando a aprendizagem de determinados conteúdos.Universidade Federal do ParáTadeu Oliver GonçalvesSoraia Valeria Coelho LameirãoUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-graduação em Ciências e MatemáticasCapesBoaventura França, Michelle CristinaGonçalves, Tadeu OliverCoelho Lameirão, Soraia Valéria de Oliveira2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1490510.18542/amazrecm.v19i43.14905Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 82-93Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 82-932317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14905/10732/*ref*/ABBASI, Hamed et al. Studying the Recent Improvements in Holograms for Three-Dimensional Display, International Journal of Optics, 2014. Disponível em https://www.hindawi.com/journals/ijo/2014/519012/. Último acesso em: 25 de junho de 2022./*ref*/ARAÚJO, Emanuel Pereira; SCHIVANI, Milton. PIRÂMIDE “HOLOGRÁFICA”: uma introdução ao estudo da óptica no Ensino Fundamental, Mestrado Profissional de em Ensino de Física - Polo 51, UFRN, 2018. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26475/4/Produtoeducacional_Araujo_2018.pdf. Último acesso em: 27 de junho de 2022./*ref*/BASTOS, Silvia Pantoja. Holografia. Física Aplicada ao Desenho Industrial – FIN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999. Disponível em https://www.if.ufrj.br/~coelho/DI/holografia.html. Último acesso em: 11 de janeiro de 2022./*ref*/DYOMIN, V et al. Holography as a tool for advanced learning of optics and photonics, SPIE Digital Library, 2009. Disponível em https://www.spiedigitallibrary.org/conference-proceedings-of-spie/9666/1/Holography-a s-a-tool-for-advanced-learning-of-optics-and/10.1117/12.2207969.full?SSO=1. Último acesso em: 04 de abril de 2021./*ref*/FERREIRA, Cintia. Prezoto; CURRIEL, Maicon Douglas. A HOLOGRAFIA COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA ATIVA, Anais eletrônicos [...]. Maringá: ABED, 2020, p. 5. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/55584.pdf. Último acesso em: 04 de abril de 2021./*ref*/GUEDES, Ana. Professor que criou holografia para ajudar no ensino desenvolve projeção em tamanho real na sala de aula. G1 Itapetininga e Região, 2021. Disponível em https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2021/06/06/professor-que-criou-holo grafia-para-ajudar-no-ensino-desenvolve-projecao-em-tamanho-real-na-sala-de-aula.ght ml. Último acesso em: 08 de janeiro de 2022./*ref*/Holografia. Laboratório de Ensino de Óptica, Instituto de Física ‘’Gleb Wataghin’’ UNICAMP. Disponível em https://sites.ifi.unicamp.br/laboptica/holografia-2/. Último acesso em: 03 de agosto de 2021./*ref*/JÚNIOR, Jorge Rodrigues Ataides et al. Holograma: Uma Linguagem Inovadora Para o Ensino da Cartografia Escolar, Revista Geoaraguaia, 2021. Disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/13065. Último acesso em: 25 de junho de 2022./*ref*/LUNAZZI, José. Joaquim. A SEQUÊNCIA HISTÓRICA DA HOLOGRAFIA. Revista Ciência Hoje, Universidade Estadual de Campinas, 1985. Disponível em https://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/prof_lunazzi/ensino_de_holografia/historia_da_hol ografia.htm. Último acesso em: 09 de janeiro de 2022./*ref*/SCHIVANI, M et al. Pirâmide “holográfica”: erros conceituais e potencial didático, SciELO 2018, p. 5. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbef/v40n2/1806-1117-rbef-40-02-e2506.pdf. Último acesso em: 04 de abril de 2021. SOUSA, Angelica Silvia et al. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021. Disponível em https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/2336/1441. Último acesso em: 21 de dezembro de 2021./*ref*/TAVARES, Norma Ridete de Arruda Lima et al. O PROFESSOR COMO UM TRANSFORMATIVO AGENTE - DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Derecho y Cambio Social, 2013. Disponível em https://www.derechoycambiosocial.com/revista034/O_PROFESSOR_COMO_UM_TRANSFORMATIVO_AGENTE.pdf. Último acesso em: 25 de maio de 2022./*ref*/TOLEDO, Rolando Serra et al. El holograma y su utilización como un medio de enseñanza de la física en ingeniería. SciELO, 2009. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbef/a/hK5QLKQYZcmrMKmXnmzw3Wm/?lang=es. Último acesso em: 08 de outubro de 2021./*ref*/TSIAMPA, Athanasia Maria; SKOLARIKI, Konstantina. Holographic Reality in Education: The Future of an Innovative Classroom, Eric, 2018. Disponível em https://eric.ed.gov/?id=ED600771. Último acesso em: 08 de outubro de 2021./*ref*/VALENTE, Vânia Cristina Pires Nogueira; PEREIRA, Tamires Trindade. Aprimoramento da capacidade de visualização espacial com a utilização de hologramas. Unesp, 2015, p. 2. Disponível em https://repositorio.unesp.br/handle/11449/135773. Último acesso em: 04 de outubro de 2021./*ref*/VOSLION, T; ESCARGUEL, A. An easy physics outreach and teaching tool for holography, Journal of Physics: Conference Series 415, 2013. Disponível em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/415/1/012063. Último acesso em: 04 de abril de 2021./*ref*/WALKER, Robin A. Holograms as Teaching Agents. Journal of Physics: Conference Series, 2013. Disponível em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/415/1/012076. Último acesso em: 04 de abril de 2021.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T20:52:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14905Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-02-06T20:52:03Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Holography as a possibility for teaching: a literature review
A holografia como uma possibilidade para o ensino: uma revisão bibliográfica
title Holography as a possibility for teaching: a literature review
spellingShingle Holography as a possibility for teaching: a literature review
Boaventura França, Michelle Cristina
teaching; education; holographic pyramid; holography.
educação; holografia; holograma; ‘’pirâmide holográfica’’.
title_short Holography as a possibility for teaching: a literature review
title_full Holography as a possibility for teaching: a literature review
title_fullStr Holography as a possibility for teaching: a literature review
title_full_unstemmed Holography as a possibility for teaching: a literature review
title_sort Holography as a possibility for teaching: a literature review
author Boaventura França, Michelle Cristina
author_facet Boaventura França, Michelle Cristina
Gonçalves, Tadeu Oliver
Coelho Lameirão, Soraia Valéria de Oliveira
author_role author
author2 Gonçalves, Tadeu Oliver
Coelho Lameirão, Soraia Valéria de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
Tadeu Oliver Gonçalves
Soraia Valeria Coelho Lameirão
Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemáticas
Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Boaventura França, Michelle Cristina
Gonçalves, Tadeu Oliver
Coelho Lameirão, Soraia Valéria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv teaching; education; holographic pyramid; holography.
educação; holografia; holograma; ‘’pirâmide holográfica’’.
topic teaching; education; holographic pyramid; holography.
educação; holografia; holograma; ‘’pirâmide holográfica’’.
description Holography is a technique that consists of reflections using laser beams on glass surfaces, resulting in a hologram. This method was developed by Dennis Gabor when he was looking to improve the image quality of the electronic microscope and accidentally, gave rise to the hologram. The objective of this article was to do a research of texts that brings concepts and possibilities from the use of holography, hologram and "holographic pyramid" on education. The methodology approached was the bibliographic review. The search was done in CAPES database with access to CAFE space, without time clipping. The results founded were seven articles that talks about the application of these techniques on learning and the predominance of holography, hologram and ''holographic pyramid'' on physics and engineering areas. It was also evident that this theme brings a recent discussion for education. In addition to, the research showed that the literature available on databases is predominantly international. As conclusion, holography, hologram and ''holographic pyramid'' are new and enriching proposals on educational areas, despite their differences in concepts, it is possible to use this technique in the classroom context, helping teachers and facilitating the learning of some contents.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14905
10.18542/amazrecm.v19i43.14905
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14905
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v19i43.14905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14905/10732
/*ref*/ABBASI, Hamed et al. Studying the Recent Improvements in Holograms for Three-Dimensional Display, International Journal of Optics, 2014. Disponível em https://www.hindawi.com/journals/ijo/2014/519012/. Último acesso em: 25 de junho de 2022.
/*ref*/ARAÚJO, Emanuel Pereira; SCHIVANI, Milton. PIRÂMIDE “HOLOGRÁFICA”: uma introdução ao estudo da óptica no Ensino Fundamental, Mestrado Profissional de em Ensino de Física - Polo 51, UFRN, 2018. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26475/4/Produtoeducacional_Araujo_2018.pdf. Último acesso em: 27 de junho de 2022.
/*ref*/BASTOS, Silvia Pantoja. Holografia. Física Aplicada ao Desenho Industrial – FIN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999. Disponível em https://www.if.ufrj.br/~coelho/DI/holografia.html. Último acesso em: 11 de janeiro de 2022.
/*ref*/DYOMIN, V et al. Holography as a tool for advanced learning of optics and photonics, SPIE Digital Library, 2009. Disponível em https://www.spiedigitallibrary.org/conference-proceedings-of-spie/9666/1/Holography-a s-a-tool-for-advanced-learning-of-optics-and/10.1117/12.2207969.full?SSO=1. Último acesso em: 04 de abril de 2021.
/*ref*/FERREIRA, Cintia. Prezoto; CURRIEL, Maicon Douglas. A HOLOGRAFIA COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA ATIVA, Anais eletrônicos [...]. Maringá: ABED, 2020, p. 5. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/55584.pdf. Último acesso em: 04 de abril de 2021.
/*ref*/GUEDES, Ana. Professor que criou holografia para ajudar no ensino desenvolve projeção em tamanho real na sala de aula. G1 Itapetininga e Região, 2021. Disponível em https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2021/06/06/professor-que-criou-holo grafia-para-ajudar-no-ensino-desenvolve-projecao-em-tamanho-real-na-sala-de-aula.ght ml. Último acesso em: 08 de janeiro de 2022.
/*ref*/Holografia. Laboratório de Ensino de Óptica, Instituto de Física ‘’Gleb Wataghin’’ UNICAMP. Disponível em https://sites.ifi.unicamp.br/laboptica/holografia-2/. Último acesso em: 03 de agosto de 2021.
/*ref*/JÚNIOR, Jorge Rodrigues Ataides et al. Holograma: Uma Linguagem Inovadora Para o Ensino da Cartografia Escolar, Revista Geoaraguaia, 2021. Disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/13065. Último acesso em: 25 de junho de 2022.
/*ref*/LUNAZZI, José. Joaquim. A SEQUÊNCIA HISTÓRICA DA HOLOGRAFIA. Revista Ciência Hoje, Universidade Estadual de Campinas, 1985. Disponível em https://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/prof_lunazzi/ensino_de_holografia/historia_da_hol ografia.htm. Último acesso em: 09 de janeiro de 2022.
/*ref*/SCHIVANI, M et al. Pirâmide “holográfica”: erros conceituais e potencial didático, SciELO 2018, p. 5. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbef/v40n2/1806-1117-rbef-40-02-e2506.pdf. Último acesso em: 04 de abril de 2021. SOUSA, Angelica Silvia et al. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021. Disponível em https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/2336/1441. Último acesso em: 21 de dezembro de 2021.
/*ref*/TAVARES, Norma Ridete de Arruda Lima et al. O PROFESSOR COMO UM TRANSFORMATIVO AGENTE - DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Derecho y Cambio Social, 2013. Disponível em https://www.derechoycambiosocial.com/revista034/O_PROFESSOR_COMO_UM_TRANSFORMATIVO_AGENTE.pdf. Último acesso em: 25 de maio de 2022.
/*ref*/TOLEDO, Rolando Serra et al. El holograma y su utilización como un medio de enseñanza de la física en ingeniería. SciELO, 2009. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbef/a/hK5QLKQYZcmrMKmXnmzw3Wm/?lang=es. Último acesso em: 08 de outubro de 2021.
/*ref*/TSIAMPA, Athanasia Maria; SKOLARIKI, Konstantina. Holographic Reality in Education: The Future of an Innovative Classroom, Eric, 2018. Disponível em https://eric.ed.gov/?id=ED600771. Último acesso em: 08 de outubro de 2021.
/*ref*/VALENTE, Vânia Cristina Pires Nogueira; PEREIRA, Tamires Trindade. Aprimoramento da capacidade de visualização espacial com a utilização de hologramas. Unesp, 2015, p. 2. Disponível em https://repositorio.unesp.br/handle/11449/135773. Último acesso em: 04 de outubro de 2021.
/*ref*/VOSLION, T; ESCARGUEL, A. An easy physics outreach and teaching tool for holography, Journal of Physics: Conference Series 415, 2013. Disponível em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/415/1/012063. Último acesso em: 04 de abril de 2021.
/*ref*/WALKER, Robin A. Holograms as Teaching Agents. Journal of Physics: Conference Series, 2013. Disponível em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/415/1/012076. Último acesso em: 04 de abril de 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 82-93
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 82-93
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465147549286400