Cultura matemática de um profissional: concepção semântica na teoria: a Matemática no contexto das Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchini, Barbara Lutaif
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Gabriel Loureiro de, Gomes, Eloiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10892
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar o resultado da investigação que possibilitou a elaboração de uma concepção semântica (significado e âmbito de aplicação) do termo cultura matemática de um profissional que fosse aderente aos paradigmas e ao pressuposto filosófico educacional da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências, desenvolvida pela pesquisadora mexicana Patricia Camarena Gallardo. Do ponto de vista metodológico, esta investigação qualitativa, de caráter bibliográfico, realizou-se a partir do método das reduções comparativas em fase um, que se fundamenta em uma proposta de análise comparativa. Estabelecida a concepção semântica para o mencionado termo, identificou-se cinco dimensões que constituem a cultura matemática de um profissional: cognitiva, atitudinal, axiológica, de aplicação e reflexiva. Além disso, explicitou-se que o componente nuclear da cultura matemática de um profissional são as competências matemáticas para a profissão, que por se constituírem de uma articulação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, estão vinculadas simultaneamente às cinco dimensões citadas. Por fim, estabeleceu-se três níveis para o desenvolvimento da cultura matemática de um profissional: baixo, médio e alto.
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spelling Cultura matemática de um profissional: concepção semântica na teoria: a Matemática no contexto das CiênciasMathematical culture of a professional: semantic conception in the theory of mathematics in the context of sciencesconcepção semântica; método das reduções comparativas; cultura matemáticasemantic conception; comparative method reductions; mathematical cultureO objetivo deste artigo é apresentar o resultado da investigação que possibilitou a elaboração de uma concepção semântica (significado e âmbito de aplicação) do termo cultura matemática de um profissional que fosse aderente aos paradigmas e ao pressuposto filosófico educacional da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências, desenvolvida pela pesquisadora mexicana Patricia Camarena Gallardo. Do ponto de vista metodológico, esta investigação qualitativa, de caráter bibliográfico, realizou-se a partir do método das reduções comparativas em fase um, que se fundamenta em uma proposta de análise comparativa. Estabelecida a concepção semântica para o mencionado termo, identificou-se cinco dimensões que constituem a cultura matemática de um profissional: cognitiva, atitudinal, axiológica, de aplicação e reflexiva. Além disso, explicitou-se que o componente nuclear da cultura matemática de um profissional são as competências matemáticas para a profissão, que por se constituírem de uma articulação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, estão vinculadas simultaneamente às cinco dimensões citadas. Por fim, estabeleceu-se três níveis para o desenvolvimento da cultura matemática de um profissional: baixo, médio e alto.The goal of this paper is to present the result of a research that enables the elaboration of a semantic conception (meaning and fields of application) for the term mathematical culture of a professional that it was adherent to the paradigms and philosophical-educational assumptions of the Theory of Mathematics in the Context of Sciences, developed by the Mexican researcher Patricia Camarena Gallardo. From a methodological point of view, this qualitative investigation, supported by bibliographic sources, was carried out through the method of the comparative reductions in phase one. Having established the semantic conception from the mentioned term, five dimensions which constitute the mathematical culture of a professional were identified: cognitive, attitudinal, axiological, of application, and reflexive. Moreover, it was made explicit that the core component of the mathematical culture of a professional are the mathematical competencies for the profession, which, since they consist of an articulation of knowledge, skills, attitudes, and values, are simultaneously linked to the five dimensions mentioned above. Furthermore, three levels for the development of the mathematical culture of a professional were established: low, medium and high.Universidade Federal do ParáBianchini, Barbara LutaifLima, Gabriel Loureiro deGomes, Eloiza2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1089210.18542/amazrecm.v17i39.10892Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 140-162Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 140-1622317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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