Elaboração de estratégias de ensino e uso dos estatutos do conhecimento: os obstáculos na construção do conhecimento de Ciências-Física
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4365 |
Resumo: | O artigo é fruto das reflexões e vivências do Estágio Curricular Supervisionado II de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás, em que se discutiu o ensino de Ciências/Física para o ensino fundamental, sob uma abordagem histórica, a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico (ECB), Ontológico (EO), Epistemológico (EE), Histórico-Social (EHS) e Conceitual (EC), propostos por Nascimento-Jr. Essas reflexões abordam aspectos vivenciados durante o período de regência em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, e se relacionam ao uso de estratégias de ensino na prática pedagógica e aos caminhos possíveis para o ensino de Ciências/Física, a partir dos Estatutos do Conhecimento. Foram discutidos com os estudantes a História e Filosofia da Ciência a partir de conteúdos de eletricidade, eletromagnetismo e sistema solar, construindo uma visão não reducionista, não linear e nem a-histórica. Os desafios encontrados foram grandes, mas mostram que é possível construir estratégias que busquem desafiar a construção do conhecimento para além da transmissão de conteúdos. |
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Elaboração de estratégias de ensino e uso dos estatutos do conhecimento: os obstáculos na construção do conhecimento de Ciências-FísicaDevelopment of teaching strategies and use of knowledge statutes: the obstacles in the construction of knowledge of Sciences-Physicsestatutos; reflexão; professor; aluno; estratégias de ensinostatutes; reflection; teacher; student; teaching strategiesO artigo é fruto das reflexões e vivências do Estágio Curricular Supervisionado II de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás, em que se discutiu o ensino de Ciências/Física para o ensino fundamental, sob uma abordagem histórica, a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico (ECB), Ontológico (EO), Epistemológico (EE), Histórico-Social (EHS) e Conceitual (EC), propostos por Nascimento-Jr. Essas reflexões abordam aspectos vivenciados durante o período de regência em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, e se relacionam ao uso de estratégias de ensino na prática pedagógica e aos caminhos possíveis para o ensino de Ciências/Física, a partir dos Estatutos do Conhecimento. Foram discutidos com os estudantes a História e Filosofia da Ciência a partir de conteúdos de eletricidade, eletromagnetismo e sistema solar, construindo uma visão não reducionista, não linear e nem a-histórica. Os desafios encontrados foram grandes, mas mostram que é possível construir estratégias que busquem desafiar a construção do conhecimento para além da transmissão de conteúdos.The article is the result of the reflections and experiences of the Supervised Curricular Internship Two of Biological Sciences, at Federal University of Goiás, in which the teaching of Science / Physics for primary education was discussed under a historical approach, based on the Statutes of Biological Knowledge (ECB), Ontological (EO), Epistemological (EE), Historical-Social (EHS) and Conceptual (EC), proposed by Nascimento-Jr. These reflections deal with aspects experienced during the regency period in classes of 9th grade of Elementary School and are related to the use of teaching strategies in pedagogical practice and to possible ways of teaching Science / Physics, based on the Statutes of Knowledge. The History and Philosophy of Science were discussed with students from the contents of electricity, electromagnetism and the solar system, constructing a non-reductionist, non-linear and non-ahistorical view. The challenges were mighty, but they show that it is possible to build strategies that seek to challenge the construction of knowledge beyond the transmission of content.Universidade Federal do ParáMoraes, Carmen Júlia CarvalhoOliveira, Carol MesquitaGoldschmidt, Andréa Inês2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/436510.18542/amazrecm.v13i28.4365Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 28 (2017); 23-37Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 28 (2017); 23-372317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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