Science Education initiation and the understanding of scientific phenomena: the function of non-formal activities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcin, Rodrigo
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Rohde, Luiz Fernando, França, Denise Wesphal, Fonseca, Verônica Nóbrega Cavalcanti, Robaina, José Vicente Lima, Oaigen, Edson Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1465
Resumo: Research evaluates the development of scientific initiation among Basic Level students as they are stimulated to experience cognitive processes in the production of knowledge. Such processes are a strategy to build significant knowledge. Informal teaching (non-formal and outside of the classroom activities) contributes to education outside the borders of the classroom promoting experiments that allow greater development and creativity through an interactive type of learning. Carrying out research and presenting its results, make young scholars improve their communication skills as well as allows them to exchange and build new conceptions about scientific knowledge. Thus, they are able to acquire an integral vision and understanding of the world. Reality is unveiled through information, knowledge, technique and theory based on social demand rather than their imposition on society. Demand for knowledge and use of theory and practice have a dialectic relationship
id UFPA-7_64ba695517d267d509f336998ed4fdca
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1465
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Science Education initiation and the understanding of scientific phenomena: the function of non-formal activitiesA Iniciação à educação científica e compreensão dos fenômenos científicos: A função das atividades informaisscience education; methodology, scientific phenomena, non-formal; outside-of-the-classroom activitiesiniciação científica; ensino informal; divulgação científicaResearch evaluates the development of scientific initiation among Basic Level students as they are stimulated to experience cognitive processes in the production of knowledge. Such processes are a strategy to build significant knowledge. Informal teaching (non-formal and outside of the classroom activities) contributes to education outside the borders of the classroom promoting experiments that allow greater development and creativity through an interactive type of learning. Carrying out research and presenting its results, make young scholars improve their communication skills as well as allows them to exchange and build new conceptions about scientific knowledge. Thus, they are able to acquire an integral vision and understanding of the world. Reality is unveiled through information, knowledge, technique and theory based on social demand rather than their imposition on society. Demand for knowledge and use of theory and practice have a dialectic relationshipA pesquisa buscou avaliar o desenvolvimento de atividades de iniciação científica pelos alunos do ensino básico em função da formação integral, pois sentem-se motivados a vivenciar processos cognitivos que resultam na produção e/ou recordação de conhecimento. Tais processos são uma estratégia importante na construção do conhecimento significativo. Os processos de ensino informal (extraclasse e não-formal) trabalham em espaços educacionais ou fora deles, ensinando e contribuindo com a educação fora dos limites da sala de aula, local planejado, em horários diversos e com experiências que possibilitarão maior crescimento e criatividade. Instigados pela proposta de ensino, os alunos aceitam a provocação e o envolvimento com a vontade e curiosidade do aprender interagindo. A realização de trabalhos investigativos, bem como a sua exposição em público, possibilita que “os jovens” pesquisadores adquiram capacidade do comunicação, de intercâmbio e construam novas concepções sobre o conhecimento de várias disciplinas, o que lhes permite uma visão de um mundo mais integrado e menos compartimentalizado. Neste processo, a incorporação de informações, conhecimentos já elaborados, técnicas e teorias é necessária para penetrar o desvelamento da realidade, porém sempre considerando estes elementos a partir das necessidades e não ao contrário. O diálogo entre a necessidade de conhecer e a utilização dos instrumentos teóricos e práticos é dialético, no qual nenhum dos polos desse impasse domina o outro. Nem o cotidiano pode se conhecer a partir do si mesmo, nem os instrumentos teórico-práticos podem conhecer o cotidiano sem partir do desejo e da vontade da própria comunidade para se conhecer e para se recriar.Universidade Federal do ParáUniversidade Luterana do Brasil- ULBRA, Governo do Estado de RoraimaDalcin, RodrigoRohde, Luiz FernandoFrança, Denise WesphalFonseca, Verônica Nóbrega CavalcantiRobaina, José Vicente LimaOaigen, Edson Roberto2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/146510.18542/amazrecm.v1i0.1465Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 1-10Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 1-102317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1465/1868https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/downloadSuppFile/1465/963/*ref*/OAIGEN, Edson Roberto. A influências das atividades não-formais e extraclasse na Iniciação à Educação Científica. Dissertação de Mestrado. UFSM-RS. outubro de 1990./*ref*/OAIGEN, Edson Roberto. Tese de Doutorado: “ Ações Extraclasse e não-formais: uma política para formação de pesquisadores”. UFSM/RS/UNICAMP. Abril de 1995./*ref*/OLIVEIRA, Betty A. et alli, Socialização de saber escolar. São Paulo, SP. Ed. Cortez. Aut. Associados, 1985./*ref*/PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2001./*ref*/RANGEL, Mary. Representações e Reflexões sobre o Bom Professor. Petrópolis: VOZES, 1994./*ref*/SIMSON, Olga e Org. Educação Não-Formal - Cenários da Criação. Campinas: UNICAMP, 2001.Direitos autorais 2005 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:04Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1465Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:04Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Science Education initiation and the understanding of scientific phenomena: the function of non-formal activities
A Iniciação à educação científica e compreensão dos fenômenos científicos: A função das atividades informais
title Science Education initiation and the understanding of scientific phenomena: the function of non-formal activities
spellingShingle Science Education initiation and the understanding of scientific phenomena: the function of non-formal activities
Dalcin, Rodrigo
science education; methodology, scientific phenomena, non-formal; outside-of-the-classroom activities
iniciação científica; ensino informal; divulgação científica
title_short Science Education initiation and the understanding of scientific phenomena: the function of non-formal activities
title_full Science Education initiation and the understanding of scientific phenomena: the function of non-formal activities
title_fullStr Science Education initiation and the understanding of scientific phenomena: the function of non-formal activities
title_full_unstemmed Science Education initiation and the understanding of scientific phenomena: the function of non-formal activities
title_sort Science Education initiation and the understanding of scientific phenomena: the function of non-formal activities
author Dalcin, Rodrigo
author_facet Dalcin, Rodrigo
Rohde, Luiz Fernando
França, Denise Wesphal
Fonseca, Verônica Nóbrega Cavalcanti
Robaina, José Vicente Lima
Oaigen, Edson Roberto
author_role author
author2 Rohde, Luiz Fernando
França, Denise Wesphal
Fonseca, Verônica Nóbrega Cavalcanti
Robaina, José Vicente Lima
Oaigen, Edson Roberto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
Universidade Luterana do Brasil- ULBRA, Governo do Estado de Roraima
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalcin, Rodrigo
Rohde, Luiz Fernando
França, Denise Wesphal
Fonseca, Verônica Nóbrega Cavalcanti
Robaina, José Vicente Lima
Oaigen, Edson Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv science education; methodology, scientific phenomena, non-formal; outside-of-the-classroom activities
iniciação científica; ensino informal; divulgação científica
topic science education; methodology, scientific phenomena, non-formal; outside-of-the-classroom activities
iniciação científica; ensino informal; divulgação científica
description Research evaluates the development of scientific initiation among Basic Level students as they are stimulated to experience cognitive processes in the production of knowledge. Such processes are a strategy to build significant knowledge. Informal teaching (non-formal and outside of the classroom activities) contributes to education outside the borders of the classroom promoting experiments that allow greater development and creativity through an interactive type of learning. Carrying out research and presenting its results, make young scholars improve their communication skills as well as allows them to exchange and build new conceptions about scientific knowledge. Thus, they are able to acquire an integral vision and understanding of the world. Reality is unveiled through information, knowledge, technique and theory based on social demand rather than their imposition on society. Demand for knowledge and use of theory and practice have a dialectic relationship
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1465
10.18542/amazrecm.v1i0.1465
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1465
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v1i0.1465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1465/1868
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/downloadSuppFile/1465/963
/*ref*/OAIGEN, Edson Roberto. A influências das atividades não-formais e extraclasse na Iniciação à Educação Científica. Dissertação de Mestrado. UFSM-RS. outubro de 1990.
/*ref*/OAIGEN, Edson Roberto. Tese de Doutorado: “ Ações Extraclasse e não-formais: uma política para formação de pesquisadores”. UFSM/RS/UNICAMP. Abril de 1995.
/*ref*/OLIVEIRA, Betty A. et alli, Socialização de saber escolar. São Paulo, SP. Ed. Cortez. Aut. Associados, 1985.
/*ref*/PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
/*ref*/RANGEL, Mary. Representações e Reflexões sobre o Bom Professor. Petrópolis: VOZES, 1994.
/*ref*/SIMSON, Olga e Org. Educação Não-Formal - Cenários da Criação. Campinas: UNICAMP, 2001.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2005 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2005 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 1-10
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 1-10
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068754298863616