Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5290 |
Resumo: | Este estudo investigou as potencialidades do filme de ficção Avatar para o desenvolvimento de currículos cujo fio condutor é a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e que estão voltados para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. Para isso, foram explorados os recursos metodológicos da etnografia de tela para explorar cenários problematizadores que favoreçam o processo de alfabetização científica dos sujeitos a partir do filme de ficção científica Avatar. Como resultados desse movimento de pesquisa, observamos que a partir de um trabalho voltado para a construção de currículos CTSA é possível problematizar através nas cenas do filme de ficção Avatar, questões relacionadas à origem da vida; sustentabilidade; fenômenos físicos como gravitação e magnetismo; a fauna e a flora; teoria da evolução das espécies; aspectos culturais, éticos e religiosos emergentes e necessários para o processo de alfabetização científica dos sujeitos. Além disso, o apelo visual do filme associado ao enredo envolvente pode contribuir para despertar nos alunos o interesse pela ciência, não só na área da biologia, mas também na sociologia, filosofia, ensino religioso, geografia, física e química. Os apontamentos feitos no trabalho demonstraram que o filme pode ajudar no desenvolvimento de um trabalho pedagógico nas diferentes áreas do conhecimento ou em projetos interdisciplinares. |
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Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básicaavatar; filme; alfabetização científicaAvatar; movie; scientific literacyEste estudo investigou as potencialidades do filme de ficção Avatar para o desenvolvimento de currículos cujo fio condutor é a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e que estão voltados para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. Para isso, foram explorados os recursos metodológicos da etnografia de tela para explorar cenários problematizadores que favoreçam o processo de alfabetização científica dos sujeitos a partir do filme de ficção científica Avatar. Como resultados desse movimento de pesquisa, observamos que a partir de um trabalho voltado para a construção de currículos CTSA é possível problematizar através nas cenas do filme de ficção Avatar, questões relacionadas à origem da vida; sustentabilidade; fenômenos físicos como gravitação e magnetismo; a fauna e a flora; teoria da evolução das espécies; aspectos culturais, éticos e religiosos emergentes e necessários para o processo de alfabetização científica dos sujeitos. Além disso, o apelo visual do filme associado ao enredo envolvente pode contribuir para despertar nos alunos o interesse pela ciência, não só na área da biologia, mas também na sociologia, filosofia, ensino religioso, geografia, física e química. Os apontamentos feitos no trabalho demonstraram que o filme pode ajudar no desenvolvimento de um trabalho pedagógico nas diferentes áreas do conhecimento ou em projetos interdisciplinares.This paper has investigated the potential of the fiction movie Avatar for the development of curricula whose guiding principle is the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) approach and which are focused on the scientific literacy of subjects in the context of basic education. For this, the methodological resources of screen ethnography were explored to explore problematizing scenarios that favor the scientific literacy process of the subjects from the science fiction movie Avatar. As results of this research movement, we observe that from a work aimed at the construction of CTSA curricula it is possible to problematize through the scenes of the Avatar movie, questions related to the origin of life; sustainability; physical phenomena such as gravitation and magnetism; fauna and flora; theory of species evolution; cultural, ethical and religious aspects that are necessary and necessary for the scientific literacy process of the subjects. In addition, the visual appeal of the movie associated with the surrounding storyline can help awaken interest in science, not only in biology, but also in sociology, philosophy, religious education, geography, physics, and chemistry. The notes made in the work demonstrated that the movie can help in the development of a pedagogical work in the different areas of knowledge or in interdisciplinary projects.Universidade Federal do ParáSantos, Wagner José dosSilva, Ivanderson Pereira da2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/529010.18542/amazrecm.v13i28.5290Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 28 (2017); 51-63Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 28 (2017); 51-632317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5290/4615/*ref*/AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? 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