Interações dialógicas na experimentação investigativa em um Clube de Ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo

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Autor(a) principal: Rocha, Carlos José Trindade da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Malheiro, João Manoel da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5476
Resumo: Este artigo objetiva apresentar proposições de instrumento de análise com potencial metacognitivo centrado em interações discursivas por meio de atividades experimentais investigativas em um Clube de Ciências. A proposta se articula com as ações experimentais investigativas do Clube como comunidade com postura investigativa em sua abordagem didática (sete passos). A metodologia de abordagem qualitativa concebe as novas tendências de metodologias ativas, para o desenvolvimento de práticas epistêmicas com formas interativas mais gerais do processo discursivo baseadas em Boulter e Gilbert (1995) e Compiani (1996). A tal efeito, o instrumento possibilita aplicação de análise e intervenção pedagógica em sequências de ensino investigativo (SEI), através da resolução de problemas. A execução de proposição intenciona o trabalho de maneira interativa e colaborativa, a fim de tentar analisar o entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos dialógicos que têm motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso entre professores e alunos, e seu impacto na condução de argumentações no contexto do ensino de ciências. 
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spelling Interações dialógicas na experimentação investigativa em um Clube de Ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivoDialogical interactions in the investigative experimentation in a club of sciences: proposition of instrument of metacognitive analysismetacognição; interações discursivas; experimentação investigativa; clube de ciênciasmetacognition; discursive interactions; experimentation; science clubEste artigo objetiva apresentar proposições de instrumento de análise com potencial metacognitivo centrado em interações discursivas por meio de atividades experimentais investigativas em um Clube de Ciências. A proposta se articula com as ações experimentais investigativas do Clube como comunidade com postura investigativa em sua abordagem didática (sete passos). A metodologia de abordagem qualitativa concebe as novas tendências de metodologias ativas, para o desenvolvimento de práticas epistêmicas com formas interativas mais gerais do processo discursivo baseadas em Boulter e Gilbert (1995) e Compiani (1996). A tal efeito, o instrumento possibilita aplicação de análise e intervenção pedagógica em sequências de ensino investigativo (SEI), através da resolução de problemas. A execução de proposição intenciona o trabalho de maneira interativa e colaborativa, a fim de tentar analisar o entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos dialógicos que têm motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso entre professores e alunos, e seu impacto na condução de argumentações no contexto do ensino de ciências. This article aims to present propositions of analysis instrument with metacognitive potential focused on discursive interactions through experimental investigative activities in a Science Club. The proposal is articulated with the experimental investigative actions of the Club as a community with investigative stance in its didactic approach (seven steps). The qualitative approach conceives new trends in active methodologies for the development of epistemic practices with more general interactive forms of the discursive process based on metacognition. To this end, the instrument makes possible the application of analysis and pedagogical intervention in Inquiry based Teaching sequences (IBTS), through problem solving. The proposition execution intends the work in an interactive and collaborative way, in order to try to analyze the understanding of the complex dynamics involving dialogic interactive processes that has motivated the development of research related to the discourse between teachers and students, and its impact in the conduction of arguments in the context of science education.Universidade Federal do ParáRocha, Carlos José Trindade daMalheiro, João Manoel da Silva2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/547610.18542/amazrecm.v14i29.5476Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 193-207Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 193-2072317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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