Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5931 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisa como o ensino da trigonometria é proposto nos livros didáticos de Matemática de Moçambique. Para o efeito, foi analisado o capítulo de trigonometria em quatro livros didáticos do Ensino Secundário Geral. A pesquisa é de carácter qualitativo com enfoque em análise documental. Para a análise de dados, recorreu-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Da análise das tarefas presentes nesses livros constatamos o predomínio de tarefas do gênero, de cálculo com uso de propriedades, sendo que 80 das 123 tarefas estão ligadas a este gênero. Aferimos ainda que 26 das 123 exigem habilidades de manipulação dos registros e, 17 das 123 tarefas exigem a leitura e interpretação. Esses resultados nos levam à conclusão de que os livros analisados não cumprem as sugestões dos programas de Ensino de Matemática. Abre-se, deste modo, uma oportunidade para investigar as percepções dos professores de matemática de Moçambique sobre as diferentes classificações das tarefas. |
id |
UFPA-7_75c59f9c3745f0d9fe3a2340119d3ff8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5931 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do DidáticoCritical analysis of mozambique's mathematical books in the light of the anthropological theory of didathictrigonometria; tarefa; livro didáctico de matemáticatrigonometry; assignment; mathematics teaching bookEste artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisa como o ensino da trigonometria é proposto nos livros didáticos de Matemática de Moçambique. Para o efeito, foi analisado o capítulo de trigonometria em quatro livros didáticos do Ensino Secundário Geral. A pesquisa é de carácter qualitativo com enfoque em análise documental. Para a análise de dados, recorreu-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Da análise das tarefas presentes nesses livros constatamos o predomínio de tarefas do gênero, de cálculo com uso de propriedades, sendo que 80 das 123 tarefas estão ligadas a este gênero. Aferimos ainda que 26 das 123 exigem habilidades de manipulação dos registros e, 17 das 123 tarefas exigem a leitura e interpretação. Esses resultados nos levam à conclusão de que os livros analisados não cumprem as sugestões dos programas de Ensino de Matemática. Abre-se, deste modo, uma oportunidade para investigar as percepções dos professores de matemática de Moçambique sobre as diferentes classificações das tarefas.This article presents the results of a research that analyzes how the teaching of trigonometry is proposed in the didactic books of Mathematics of Mozambique. For that purpose, the chapter on trigonometry was analyzed in four didactic books of General Secondary Education. The research is qualitative with a focus on documentary research. For the analysis of data, we used the Content Analysis (BARDIN, 2012). From the analysis of the tasks present in these books we found that there is a predominance of gender tasks, to calculate with use of properties, and 80 of the 123 tasks are linked to this gender. We also note that 26 out of 123 require record manipulation skills and 17 of the 123 tasks require reading and interpretation. These results lead us to the conclusion that the books analyzed do not fulfill the suggestions of the Mathematics Teaching programs. This opens an opportunity to investigate the perceptions of teachers of mathematics in Mozambique about the different classifications of tasks.Universidade Federal do ParáFDIFDIDeixa, Geraldo VernijoChicote, Rosalino SubtilSobra, Laurindo2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/593110.18542/amazrecm.v15i33.5931Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 33 (2019); 88-100Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 33 (2019); 88-1002317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5931/5605/*ref*/AFRIMAP. A prestação efectiva de serviços Públicos no sector da educação em Moçambique. 2012./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2012./*ref*/BITTAR, M. A teoria Antropológica do Didáctico como ferramenta metodológica para a análise de livros didacticos. Zetetiké, Campinas, SP. v.25.n.3, p. 364-387, set/dez. 2017./*ref*/CHEVALLARD, Y. Conceitos Fundamentais da Didáctica: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In: BRUM, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996./*ref*/CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M. e GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed Editora, 2001./*ref*/CHICOTE, R. S.; DEIXA, G. Análise de tarefas em Livros escolares da 11a classe utilizados em Moçambique na perspectiva da Teoria Antropológica do Didáctico. KULAMBELA: Revista Moçambicana de Ciências e Estudos da Educação. Cabo Delgado, Moçambique, vol.03. n.09. p. 46-57 março, 2016./*ref*/FREITAS, R. L.; ALMOULOUD, S. A: Análise de livro didáctico e a construção de um processo de ensino por meio de tarefas e técnicas: contribuições da TAD. In: Jesus Flores Salazar & Francisco Ugarte Guerra (Orgs.). Investigaciones En Educacion Matematica: Fondo editorial, 2016, P. 217-237./*ref*/INDE. Matemática, Programa da 10ª Classe. DINAME, Maputo, 2010a./*ref*/INDE. Matemática, Programa da 11ª Classe. DINAME, Maputo, 2010b./*ref*/INDE. Matemática, Programa da 12ª Classe. DINAME, Maputo, 2010c./*ref*/MACHADO, N. J. Sobre livros didáticos: quatro pontos. Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 69, pp.22-27, jan./mar. 1996./*ref*/SANTOS, C. M. dos., FREITAS, J. L. M. de. Contribuições da teoria antropológica do didáctico na formação de professor de matemática. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.13 (27). p.51-66. Set 2017./*ref*/PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM, 2006Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T16:30:18Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5931Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2019-09-06T16:30:18Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático Critical analysis of mozambique's mathematical books in the light of the anthropological theory of didathic |
title |
Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático |
spellingShingle |
Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático Deixa, Geraldo Vernijo trigonometria; tarefa; livro didáctico de matemática trigonometry; assignment; mathematics teaching book |
title_short |
Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático |
title_full |
Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático |
title_fullStr |
Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático |
title_full_unstemmed |
Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático |
title_sort |
Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático |
author |
Deixa, Geraldo Vernijo |
author_facet |
Deixa, Geraldo Vernijo Chicote, Rosalino Subtil Sobra, Laurindo |
author_role |
author |
author2 |
Chicote, Rosalino Subtil Sobra, Laurindo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FDI FDI |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deixa, Geraldo Vernijo Chicote, Rosalino Subtil Sobra, Laurindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trigonometria; tarefa; livro didáctico de matemática trigonometry; assignment; mathematics teaching book |
topic |
trigonometria; tarefa; livro didáctico de matemática trigonometry; assignment; mathematics teaching book |
description |
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisa como o ensino da trigonometria é proposto nos livros didáticos de Matemática de Moçambique. Para o efeito, foi analisado o capítulo de trigonometria em quatro livros didáticos do Ensino Secundário Geral. A pesquisa é de carácter qualitativo com enfoque em análise documental. Para a análise de dados, recorreu-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Da análise das tarefas presentes nesses livros constatamos o predomínio de tarefas do gênero, de cálculo com uso de propriedades, sendo que 80 das 123 tarefas estão ligadas a este gênero. Aferimos ainda que 26 das 123 exigem habilidades de manipulação dos registros e, 17 das 123 tarefas exigem a leitura e interpretação. Esses resultados nos levam à conclusão de que os livros analisados não cumprem as sugestões dos programas de Ensino de Matemática. Abre-se, deste modo, uma oportunidade para investigar as percepções dos professores de matemática de Moçambique sobre as diferentes classificações das tarefas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5931 10.18542/amazrecm.v15i33.5931 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5931 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v15i33.5931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5931/5605 /*ref*/AFRIMAP. A prestação efectiva de serviços Públicos no sector da educação em Moçambique. 2012. /*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2012. /*ref*/BITTAR, M. A teoria Antropológica do Didáctico como ferramenta metodológica para a análise de livros didacticos. Zetetiké, Campinas, SP. v.25.n.3, p. 364-387, set/dez. 2017. /*ref*/CHEVALLARD, Y. Conceitos Fundamentais da Didáctica: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In: BRUM, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. /*ref*/CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M. e GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed Editora, 2001. /*ref*/CHICOTE, R. S.; DEIXA, G. Análise de tarefas em Livros escolares da 11a classe utilizados em Moçambique na perspectiva da Teoria Antropológica do Didáctico. KULAMBELA: Revista Moçambicana de Ciências e Estudos da Educação. Cabo Delgado, Moçambique, vol.03. n.09. p. 46-57 março, 2016. /*ref*/FREITAS, R. L.; ALMOULOUD, S. A: Análise de livro didáctico e a construção de um processo de ensino por meio de tarefas e técnicas: contribuições da TAD. In: Jesus Flores Salazar & Francisco Ugarte Guerra (Orgs.). Investigaciones En Educacion Matematica: Fondo editorial, 2016, P. 217-237. /*ref*/INDE. Matemática, Programa da 10ª Classe. DINAME, Maputo, 2010a. /*ref*/INDE. Matemática, Programa da 11ª Classe. DINAME, Maputo, 2010b. /*ref*/INDE. Matemática, Programa da 12ª Classe. DINAME, Maputo, 2010c. /*ref*/MACHADO, N. J. Sobre livros didáticos: quatro pontos. Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 69, pp.22-27, jan./mar. 1996. /*ref*/SANTOS, C. M. dos., FREITAS, J. L. M. de. Contribuições da teoria antropológica do didáctico na formação de professor de matemática. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.13 (27). p.51-66. Set 2017. /*ref*/PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM, 2006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 33 (2019); 88-100 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 33 (2019); 88-100 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465145574817792 |