Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deixa, Geraldo Vernijo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chicote, Rosalino Subtil, Sobra, Laurindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5931
Resumo: Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisa como o ensino da trigonometria é proposto nos livros didáticos de Matemática de Moçambique. Para o efeito, foi analisado o capítulo de trigonometria em quatro livros didáticos do Ensino Secundário Geral. A pesquisa é de carácter qualitativo com enfoque em análise documental. Para a análise de dados, recorreu-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Da análise das tarefas presentes nesses livros constatamos o predomínio de tarefas do gênero, de cálculo com uso de propriedades, sendo que 80 das 123 tarefas estão ligadas a este gênero. Aferimos ainda que 26 das 123 exigem habilidades de manipulação dos registros e, 17 das 123 tarefas exigem a leitura e interpretação. Esses resultados nos levam à conclusão de que os livros analisados não cumprem as sugestões dos programas de Ensino de Matemática. Abre-se, deste modo, uma oportunidade para investigar as percepções dos professores de matemática de Moçambique sobre as diferentes classificações das tarefas.
id UFPA-7_75c59f9c3745f0d9fe3a2340119d3ff8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5931
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do DidáticoCritical analysis of mozambique's mathematical books in the light of the anthropological theory of didathictrigonometria; tarefa; livro didáctico de matemáticatrigonometry; assignment; mathematics teaching bookEste artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisa como o ensino da trigonometria é proposto nos livros didáticos de Matemática de Moçambique. Para o efeito, foi analisado o capítulo de trigonometria em quatro livros didáticos do Ensino Secundário Geral. A pesquisa é de carácter qualitativo com enfoque em análise documental. Para a análise de dados, recorreu-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Da análise das tarefas presentes nesses livros constatamos o predomínio de tarefas do gênero, de cálculo com uso de propriedades, sendo que 80 das 123 tarefas estão ligadas a este gênero. Aferimos ainda que 26 das 123 exigem habilidades de manipulação dos registros e, 17 das 123 tarefas exigem a leitura e interpretação. Esses resultados nos levam à conclusão de que os livros analisados não cumprem as sugestões dos programas de Ensino de Matemática. Abre-se, deste modo, uma oportunidade para investigar as percepções dos professores de matemática de Moçambique sobre as diferentes classificações das tarefas.This article presents the results of a research that analyzes how the teaching of trigonometry is proposed in the didactic books of Mathematics of Mozambique. For that purpose, the chapter on trigonometry was analyzed in four didactic books of General Secondary Education. The research is qualitative with a focus on documentary research. For the analysis of data, we used the Content Analysis (BARDIN, 2012). From the analysis of the tasks present in these books we found that there is a predominance of gender tasks, to calculate with use of properties, and 80 of the 123 tasks are linked to this gender. We also note that 26 out of 123 require record manipulation skills and 17 of the 123 tasks require reading and interpretation. These results lead us to the conclusion that the books analyzed do not fulfill the suggestions of the Mathematics Teaching programs. This opens an opportunity to investigate the perceptions of teachers of mathematics in Mozambique about the different classifications of tasks.Universidade Federal do ParáFDIFDIDeixa, Geraldo VernijoChicote, Rosalino SubtilSobra, Laurindo2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/593110.18542/amazrecm.v15i33.5931Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 33 (2019); 88-100Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 33 (2019); 88-1002317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5931/5605/*ref*/AFRIMAP. A prestação efectiva de serviços Públicos no sector da educação em Moçambique. 2012./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2012./*ref*/BITTAR, M. A teoria Antropológica do Didáctico como ferramenta metodológica para a análise de livros didacticos. Zetetiké, Campinas, SP. v.25.n.3, p. 364-387, set/dez. 2017./*ref*/CHEVALLARD, Y. Conceitos Fundamentais da Didáctica: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In: BRUM, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996./*ref*/CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M. e GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed Editora, 2001./*ref*/CHICOTE, R. S.; DEIXA, G. Análise de tarefas em Livros escolares da 11a classe utilizados em Moçambique na perspectiva da Teoria Antropológica do Didáctico. KULAMBELA: Revista Moçambicana de Ciências e Estudos da Educação. Cabo Delgado, Moçambique, vol.03. n.09. p. 46-57 março, 2016./*ref*/FREITAS, R. L.; ALMOULOUD, S. A: Análise de livro didáctico e a construção de um processo de ensino por meio de tarefas e técnicas: contribuições da TAD. In: Jesus Flores Salazar & Francisco Ugarte Guerra (Orgs.). Investigaciones En Educacion Matematica: Fondo editorial, 2016, P. 217-237./*ref*/INDE. Matemática, Programa da 10ª Classe. DINAME, Maputo, 2010a./*ref*/INDE. Matemática, Programa da 11ª Classe. DINAME, Maputo, 2010b./*ref*/INDE. Matemática, Programa da 12ª Classe. DINAME, Maputo, 2010c./*ref*/MACHADO, N. J. Sobre livros didáticos: quatro pontos. Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 69, pp.22-27, jan./mar. 1996./*ref*/SANTOS, C. M. dos., FREITAS, J. L. M. de. Contribuições da teoria antropológica do didáctico na formação de professor de matemática. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.13 (27). p.51-66. Set 2017./*ref*/PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM, 2006Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T16:30:18Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5931Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2019-09-06T16:30:18Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático
Critical analysis of mozambique's mathematical books in the light of the anthropological theory of didathic
title Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático
spellingShingle Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático
Deixa, Geraldo Vernijo
trigonometria; tarefa; livro didáctico de matemática
trigonometry; assignment; mathematics teaching book
title_short Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático
title_full Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático
title_fullStr Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático
title_full_unstemmed Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático
title_sort Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático
author Deixa, Geraldo Vernijo
author_facet Deixa, Geraldo Vernijo
Chicote, Rosalino Subtil
Sobra, Laurindo
author_role author
author2 Chicote, Rosalino Subtil
Sobra, Laurindo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FDI
FDI
dc.contributor.author.fl_str_mv Deixa, Geraldo Vernijo
Chicote, Rosalino Subtil
Sobra, Laurindo
dc.subject.por.fl_str_mv trigonometria; tarefa; livro didáctico de matemática
trigonometry; assignment; mathematics teaching book
topic trigonometria; tarefa; livro didáctico de matemática
trigonometry; assignment; mathematics teaching book
description Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisa como o ensino da trigonometria é proposto nos livros didáticos de Matemática de Moçambique. Para o efeito, foi analisado o capítulo de trigonometria em quatro livros didáticos do Ensino Secundário Geral. A pesquisa é de carácter qualitativo com enfoque em análise documental. Para a análise de dados, recorreu-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Da análise das tarefas presentes nesses livros constatamos o predomínio de tarefas do gênero, de cálculo com uso de propriedades, sendo que 80 das 123 tarefas estão ligadas a este gênero. Aferimos ainda que 26 das 123 exigem habilidades de manipulação dos registros e, 17 das 123 tarefas exigem a leitura e interpretação. Esses resultados nos levam à conclusão de que os livros analisados não cumprem as sugestões dos programas de Ensino de Matemática. Abre-se, deste modo, uma oportunidade para investigar as percepções dos professores de matemática de Moçambique sobre as diferentes classificações das tarefas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5931
10.18542/amazrecm.v15i33.5931
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5931
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v15i33.5931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5931/5605
/*ref*/AFRIMAP. A prestação efectiva de serviços Públicos no sector da educação em Moçambique. 2012.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2012.
/*ref*/BITTAR, M. A teoria Antropológica do Didáctico como ferramenta metodológica para a análise de livros didacticos. Zetetiké, Campinas, SP. v.25.n.3, p. 364-387, set/dez. 2017.
/*ref*/CHEVALLARD, Y. Conceitos Fundamentais da Didáctica: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In: BRUM, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
/*ref*/CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M. e GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed Editora, 2001.
/*ref*/CHICOTE, R. S.; DEIXA, G. Análise de tarefas em Livros escolares da 11a classe utilizados em Moçambique na perspectiva da Teoria Antropológica do Didáctico. KULAMBELA: Revista Moçambicana de Ciências e Estudos da Educação. Cabo Delgado, Moçambique, vol.03. n.09. p. 46-57 março, 2016.
/*ref*/FREITAS, R. L.; ALMOULOUD, S. A: Análise de livro didáctico e a construção de um processo de ensino por meio de tarefas e técnicas: contribuições da TAD. In: Jesus Flores Salazar & Francisco Ugarte Guerra (Orgs.). Investigaciones En Educacion Matematica: Fondo editorial, 2016, P. 217-237.
/*ref*/INDE. Matemática, Programa da 10ª Classe. DINAME, Maputo, 2010a.
/*ref*/INDE. Matemática, Programa da 11ª Classe. DINAME, Maputo, 2010b.
/*ref*/INDE. Matemática, Programa da 12ª Classe. DINAME, Maputo, 2010c.
/*ref*/MACHADO, N. J. Sobre livros didáticos: quatro pontos. Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 69, pp.22-27, jan./mar. 1996.
/*ref*/SANTOS, C. M. dos., FREITAS, J. L. M. de. Contribuições da teoria antropológica do didáctico na formação de professor de matemática. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.13 (27). p.51-66. Set 2017.
/*ref*/PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM, 2006
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 33 (2019); 88-100
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 33 (2019); 88-100
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465145574817792