Mathematics Education on the Normal course in Education Institute Régis Pacheco (1959-1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cleide Selma Pereira dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lando, Janice Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5868
Resumo: In the present article we present some results of a masters research, in which we seek to understand how the mathematics formation of the Curso Normal do Instituto de Educação Régis Pacheco located in Jequié - BA was constituted. The temporal cut of the research comprises the period from 1959 to 1971, which correspond, respectively, to the year that the course began the activities and the promulgation of Law No. 5,692 of August 11, 1971, which brought important changes to the Curso Normal. As theoretical contributions we made use of cultural history; we use the concepts of appropriation from Chartier perspective and the history of school subjects, according to André Chervel. We adopted the thematic oral history, as proposed by Meihy (1996), to produce testimonies with three teachers and five students of the course. Based on the sources - interviews, documents and textbooks - we conjecture that in the formation of the normalistas, the mathematics teaching was consolidated from the appropriation and institutionalization of knowledge, coming from the disciplines of general formation and from the knowledge derived from professional training, or teaching knowledge and knowledge to teach mathematics, respectively.
id UFPA-7_7fee7f5552c9983c13b5fd7abf3bb884
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5868
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Mathematics Education on the Normal course in Education Institute Régis Pacheco (1959-1971)Formação matemática no curso Normal do Instituto de Educação Régis Pacheco (1959-1971)Normal course IERP; knowledge to teach Mathematics; Régis PachecoCurso Normal do IERP; saberes para ensinar matemática; Régis PachecoIn the present article we present some results of a masters research, in which we seek to understand how the mathematics formation of the Curso Normal do Instituto de Educação Régis Pacheco located in Jequié - BA was constituted. The temporal cut of the research comprises the period from 1959 to 1971, which correspond, respectively, to the year that the course began the activities and the promulgation of Law No. 5,692 of August 11, 1971, which brought important changes to the Curso Normal. As theoretical contributions we made use of cultural history; we use the concepts of appropriation from Chartier perspective and the history of school subjects, according to André Chervel. We adopted the thematic oral history, as proposed by Meihy (1996), to produce testimonies with three teachers and five students of the course. Based on the sources - interviews, documents and textbooks - we conjecture that in the formation of the normalistas, the mathematics teaching was consolidated from the appropriation and institutionalization of knowledge, coming from the disciplines of general formation and from the knowledge derived from professional training, or teaching knowledge and knowledge to teach mathematics, respectively.No presente artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa de mestrado, na qual buscamos compreender como se constituiu a formação matemática dos normalistas do Curso Normal do Instituto de Educação Régis Pacheco, localizado em Jequié-BA. O recorte temporal da pesquisa compreende o período de 1959 a 1971, que correspondem, respectivamente, ao ano em que o citado curso iniciou suas atividades e a promulgação da Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971, que trouxe mudanças importantes para o Curso Normal. Como aportes teóricos fizemos uso da história cultural; utilizamos os conceitos de apropriação na perspectiva de Chartier e história das disciplinas escolares de acordo com André Chervel. Adotamos a história oral temática, conforme propõe Meihy (1996), para produzir depoimentos com três docentes e cinco discentes do curso. Com base nas fontes, – entrevistas, documentos e livros didáticos – conjecturamos que na formação dos normalistas, o ensino de matemática se consolidou a partir da apropriação e institucionalização de saberes, oriundos das disciplinas de formação geral e de saberes advindos da formação profissional, ou seja, dos saberes a ensinar e saberes para ensinar a matemática, respectivamente.Universidade Federal do ParáIFBASantos, Cleide Selma Pereira dosLando, Janice Cassia2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/586810.18542/amazrecm.v14i32.5868Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 32 (2018); 92-107Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 32 (2018); 92-1072317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5868/5269/*ref*/ADAMS, Harold P.; DICKEY, Frank G. Princípios básicos de prática de ensino. São Paulo: Editora Fundo de Cultura, 1965./*ref*/ARAÚJO, Emerson Pinto de. Carta ao Instituto de Educação Régis Pacheco: a história do IERP, 2012./*ref*/ARAÚJO. Emerson Pinto de. Emerson Pinto de Araújo: depoimento [22 mar. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Gravação digital (14min e 34s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado intitulada “Formação Matemática dos discentes do Curso Normal do IERP: uma investigação histórica”./*ref*/BAHIA, Lei nº 130 de 14 de dezembro de 1948. Dispõe sobre a criação de ginásios oficiais e subvenção de outros existentes no interior do estado. Disponível em: http://leisestaduais.com.br/ba/lei-ordinaria-n-130-1948-bahia-dispoe-sobre-a-criacao-de-ginasios-oficiais-e-subvencao-de-outros-existentes-no-interior-do-estado. Acesso em: 15 set. 2017./*ref*/BAHIA, Lei nº 737 de 22 de setembro de 1955. Dispõe sobre a instalação de Escolas Normais Oficiais e Escolas Técnico- Profissionais no interior do Estado e dá outras providências. Disponível em: http://leisestaduais.com.br/ba/lei-ordinaria-n-737-1955-bahia-dispoe-sobre-a-instalacao-de-escolas-normais-oficiais-e-escolas-tecnico-profissionais-no-interior-do-estado-e-da-outras-providencia. Acesso em: 28 fev. 2018./*ref*/BARBOSA, Rui. Reformas do Ensino Primário e várias instituições complementares da instrução pública. Vol.X, Tomo III. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947./*ref*/BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da física, 2017./*ref*/BEZERRA, Manoel Jairo. Técnicas de apresentação da matéria e da aprendizagem em matemática. In: MORAES, Ceres Marques de; MELLO e SOUSA, Júlio César; BEZERRA, Jairo Manoel. Apostilas de didática especial de matemática. Rio de Janeiro: CADES, 1959. p. 107./*ref*/BÚRIGO, Elisabete Zardo. Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970. REMATEC, ano 8, n. 13, p. 23-41, mai./ago. 2013./*ref*/CARDOSO, Nina Rosa Braga. Nina Rosa Braga Cardoso: depoimento. [30 nov. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2016. Gravação digital (15min e 5 s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado sobre a formação matemática dos discentes do Curso Normal do IERP./*ref*/CARVALHO, Anísia Rosa Tourinho Simões de. Anísia Rosa Tourinho Simões de Carvalho: depoimento [14 dez. 2016]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2016. Gravação digital (1 h 23min e 30 s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado sobre a formação matemática dos discentes do Curso Normal do IERP./*ref*/CHARTIER, Roger. História cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manoela Galhardo. 2. ed. Lisboa: Difel, 2002./*ref*/CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: http://moodle.fct.unl.pt/pluginfile.php/122510/mod_resource/content/0/Leituras/Chervel01.pdf. Acesso em: 08 mai. 2016./*ref*/ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, Decreto-Lei nº 8.530, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 10 abr. 2017./*ref*/ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, Portaria nº 1045 de 14 de dezembro de 1951. Expede os planos de desenvolvimento dos programas mínimos de ensino secundário e respectivas instruções metodológicas. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/2375333/pg-65-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-22-02-1952. Acesso em: 09 nov. 2017./*ref*/FARIAS, Magnólia Santana de. Magnólia Santana de Farias: depoimento [15 jun. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Gravação digital (58min e 04s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado intitulada “Formação Matemática dos discentes do Curso Normal do IERP: uma investigação histórica”./*ref*/GROSSNICKLE, F. R; BRUECKNER, L. J. O ensino da aritmética pela compreensão. Editora Fundo de Cultura. Brasil – Portugal, 1965./*ref*/HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. Saberes em transformação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017a./*ref*/HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY Bernard. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. Saberes em transformação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017b./*ref*/JEQUIÉ. Portaria 60. Jornal oficial do Município de Jequié. ano 1, n. 3, 25 jul. 1959./*ref*/MEIHY, José Carlos sebe Bom. Manual de história oral. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996./*ref*/MIRANDA, Dilma Santana. Dilma Santana Miranda. Depoimento [12 dez. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Gravação digital (35m e 07s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado intitulada “Formação Matemática dos discentes do Curso Normal do IERP: uma investigação histórica”./*ref*/MOULY, George J. Psicologia Educacional. São Paulo: Gráfica UREPÊS, 1966./*ref*/MORAES, Ceres Marques. O material didático; sua importância no ensino da Matemática. In: MORAES, Ceres Marques de; MELLO e SOUSA, Júlio César; BEZERRA, Jairo Manoel. Apostilas de didática especial de matemática. Rio de Janeiro: CADES, 1959./*ref*/PEREIRA, Niza Guimarães. Niza Guimarães Pereira: depoimento [04 abr. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Gravação digital (1h 50min 37 s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado intitulada “Formação Matemática dos discentes do Curso Normal do IERP: uma investigação histórica”./*ref*/ROSAS, Sílvia Gonçalves Bittencourt Bath. A matemática nos diversos cursos de formação de Professores Primários no Brasil: sua legislação particular, suas peculiaridades locais e seus problemas. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DE MATEMÁTICA, 1959, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CADES, 1959, 161-198./*ref*/STURKEN, Jacy Andrade. Jacy Andrade Sturken: depoimento [27 mar. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Gravação digital (2h 30min 37 s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado intitulada “Formação Matemática dos discentes do Curso Normal do IERP: uma investigação histórica”./*ref*/TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPED, n. 14, p. 61-88, mai-ago, 2000./*ref*/VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática na formação do professor do primário: São Paulo, 1857-1930. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2011./*ref*/XAVIER, Odila Barros. Sugestões para Programas em Curso de Aperfeiçoamento de Professôres Primários. In: II CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Rio Grande do Sul, 1957. Anais... 1957, p. 169- 186.Direitos autorais 2018 Amaz RECMhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-26T13:23:25Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5868Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2019-09-26T13:23:25Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mathematics Education on the Normal course in Education Institute Régis Pacheco (1959-1971)
Formação matemática no curso Normal do Instituto de Educação Régis Pacheco (1959-1971)
title Mathematics Education on the Normal course in Education Institute Régis Pacheco (1959-1971)
spellingShingle Mathematics Education on the Normal course in Education Institute Régis Pacheco (1959-1971)
Santos, Cleide Selma Pereira dos
Normal course IERP; knowledge to teach Mathematics; Régis Pacheco
Curso Normal do IERP; saberes para ensinar matemática; Régis Pacheco
title_short Mathematics Education on the Normal course in Education Institute Régis Pacheco (1959-1971)
title_full Mathematics Education on the Normal course in Education Institute Régis Pacheco (1959-1971)
title_fullStr Mathematics Education on the Normal course in Education Institute Régis Pacheco (1959-1971)
title_full_unstemmed Mathematics Education on the Normal course in Education Institute Régis Pacheco (1959-1971)
title_sort Mathematics Education on the Normal course in Education Institute Régis Pacheco (1959-1971)
author Santos, Cleide Selma Pereira dos
author_facet Santos, Cleide Selma Pereira dos
Lando, Janice Cassia
author_role author
author2 Lando, Janice Cassia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
IFBA
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cleide Selma Pereira dos
Lando, Janice Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Normal course IERP; knowledge to teach Mathematics; Régis Pacheco
Curso Normal do IERP; saberes para ensinar matemática; Régis Pacheco
topic Normal course IERP; knowledge to teach Mathematics; Régis Pacheco
Curso Normal do IERP; saberes para ensinar matemática; Régis Pacheco
description In the present article we present some results of a masters research, in which we seek to understand how the mathematics formation of the Curso Normal do Instituto de Educação Régis Pacheco located in Jequié - BA was constituted. The temporal cut of the research comprises the period from 1959 to 1971, which correspond, respectively, to the year that the course began the activities and the promulgation of Law No. 5,692 of August 11, 1971, which brought important changes to the Curso Normal. As theoretical contributions we made use of cultural history; we use the concepts of appropriation from Chartier perspective and the history of school subjects, according to André Chervel. We adopted the thematic oral history, as proposed by Meihy (1996), to produce testimonies with three teachers and five students of the course. Based on the sources - interviews, documents and textbooks - we conjecture that in the formation of the normalistas, the mathematics teaching was consolidated from the appropriation and institutionalization of knowledge, coming from the disciplines of general formation and from the knowledge derived from professional training, or teaching knowledge and knowledge to teach mathematics, respectively.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5868
10.18542/amazrecm.v14i32.5868
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5868
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v14i32.5868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5868/5269
/*ref*/ADAMS, Harold P.; DICKEY, Frank G. Princípios básicos de prática de ensino. São Paulo: Editora Fundo de Cultura, 1965.
/*ref*/ARAÚJO, Emerson Pinto de. Carta ao Instituto de Educação Régis Pacheco: a história do IERP, 2012.
/*ref*/ARAÚJO. Emerson Pinto de. Emerson Pinto de Araújo: depoimento [22 mar. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Gravação digital (14min e 34s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado intitulada “Formação Matemática dos discentes do Curso Normal do IERP: uma investigação histórica”.
/*ref*/BAHIA, Lei nº 130 de 14 de dezembro de 1948. Dispõe sobre a criação de ginásios oficiais e subvenção de outros existentes no interior do estado. Disponível em: http://leisestaduais.com.br/ba/lei-ordinaria-n-130-1948-bahia-dispoe-sobre-a-criacao-de-ginasios-oficiais-e-subvencao-de-outros-existentes-no-interior-do-estado. Acesso em: 15 set. 2017.
/*ref*/BAHIA, Lei nº 737 de 22 de setembro de 1955. Dispõe sobre a instalação de Escolas Normais Oficiais e Escolas Técnico- Profissionais no interior do Estado e dá outras providências. Disponível em: http://leisestaduais.com.br/ba/lei-ordinaria-n-737-1955-bahia-dispoe-sobre-a-instalacao-de-escolas-normais-oficiais-e-escolas-tecnico-profissionais-no-interior-do-estado-e-da-outras-providencia. Acesso em: 28 fev. 2018.
/*ref*/BARBOSA, Rui. Reformas do Ensino Primário e várias instituições complementares da instrução pública. Vol.X, Tomo III. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947.
/*ref*/BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da física, 2017.
/*ref*/BEZERRA, Manoel Jairo. Técnicas de apresentação da matéria e da aprendizagem em matemática. In: MORAES, Ceres Marques de; MELLO e SOUSA, Júlio César; BEZERRA, Jairo Manoel. Apostilas de didática especial de matemática. Rio de Janeiro: CADES, 1959. p. 107.
/*ref*/BÚRIGO, Elisabete Zardo. Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970. REMATEC, ano 8, n. 13, p. 23-41, mai./ago. 2013.
/*ref*/CARDOSO, Nina Rosa Braga. Nina Rosa Braga Cardoso: depoimento. [30 nov. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2016. Gravação digital (15min e 5 s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado sobre a formação matemática dos discentes do Curso Normal do IERP.
/*ref*/CARVALHO, Anísia Rosa Tourinho Simões de. Anísia Rosa Tourinho Simões de Carvalho: depoimento [14 dez. 2016]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2016. Gravação digital (1 h 23min e 30 s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado sobre a formação matemática dos discentes do Curso Normal do IERP.
/*ref*/CHARTIER, Roger. História cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manoela Galhardo. 2. ed. Lisboa: Difel, 2002.
/*ref*/CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: http://moodle.fct.unl.pt/pluginfile.php/122510/mod_resource/content/0/Leituras/Chervel01.pdf. Acesso em: 08 mai. 2016.
/*ref*/ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, Decreto-Lei nº 8.530, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 10 abr. 2017.
/*ref*/ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, Portaria nº 1045 de 14 de dezembro de 1951. Expede os planos de desenvolvimento dos programas mínimos de ensino secundário e respectivas instruções metodológicas. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/2375333/pg-65-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-22-02-1952. Acesso em: 09 nov. 2017.
/*ref*/FARIAS, Magnólia Santana de. Magnólia Santana de Farias: depoimento [15 jun. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Gravação digital (58min e 04s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado intitulada “Formação Matemática dos discentes do Curso Normal do IERP: uma investigação histórica”.
/*ref*/GROSSNICKLE, F. R; BRUECKNER, L. J. O ensino da aritmética pela compreensão. Editora Fundo de Cultura. Brasil – Portugal, 1965.
/*ref*/HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. Saberes em transformação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017a.
/*ref*/HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY Bernard. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. Saberes em transformação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017b.
/*ref*/JEQUIÉ. Portaria 60. Jornal oficial do Município de Jequié. ano 1, n. 3, 25 jul. 1959.
/*ref*/MEIHY, José Carlos sebe Bom. Manual de história oral. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
/*ref*/MIRANDA, Dilma Santana. Dilma Santana Miranda. Depoimento [12 dez. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Gravação digital (35m e 07s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado intitulada “Formação Matemática dos discentes do Curso Normal do IERP: uma investigação histórica”.
/*ref*/MOULY, George J. Psicologia Educacional. São Paulo: Gráfica UREPÊS, 1966.
/*ref*/MORAES, Ceres Marques. O material didático; sua importância no ensino da Matemática. In: MORAES, Ceres Marques de; MELLO e SOUSA, Júlio César; BEZERRA, Jairo Manoel. Apostilas de didática especial de matemática. Rio de Janeiro: CADES, 1959.
/*ref*/PEREIRA, Niza Guimarães. Niza Guimarães Pereira: depoimento [04 abr. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Gravação digital (1h 50min 37 s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado intitulada “Formação Matemática dos discentes do Curso Normal do IERP: uma investigação histórica”.
/*ref*/ROSAS, Sílvia Gonçalves Bittencourt Bath. A matemática nos diversos cursos de formação de Professores Primários no Brasil: sua legislação particular, suas peculiaridades locais e seus problemas. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DE MATEMÁTICA, 1959, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CADES, 1959, 161-198.
/*ref*/STURKEN, Jacy Andrade. Jacy Andrade Sturken: depoimento [27 mar. 2017]. Entrevistadora: Cleide Selma Pereira dos Santos. Gravação digital (2h 30min 37 s). Depoimento concedido para a pesquisa de Mestrado intitulada “Formação Matemática dos discentes do Curso Normal do IERP: uma investigação histórica”.
/*ref*/TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPED, n. 14, p. 61-88, mai-ago, 2000.
/*ref*/VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática na formação do professor do primário: São Paulo, 1857-1930. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2011.
/*ref*/XAVIER, Odila Barros. Sugestões para Programas em Curso de Aperfeiçoamento de Professôres Primários. In: II CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Rio Grande do Sul, 1957. Anais... 1957, p. 169- 186.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Amaz RECM
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Amaz RECM
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 32 (2018); 92-107
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 32 (2018); 92-107
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465147641561088