Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do Pará
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14644 |
Resumo: | O artigo apresenta o resumo de uma pesquisa de mestrado sobre os processos comunicacionais do projeto de extensão “Ciência na Ilha: educação e divulgação científica na Amazônia”, realizado desde 2006 pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo da investigação foi compreender as formas de interação e diálogo entre o conhecimento científico e os saberes da população ribeirinha de Cotijuba, uma das 39 ilhas de Belém do Pará. À luz da Comunicação Pública da Ciência, do paradigma relacional da Comunicação, da Ecologia de Saberes e das teorias decoloniais, a metodologia envolve análise da programação documental de 11 edições da feira de ciências, entrevistas semiestruturadas com participantes, além de observações presenciais do evento. Os dados apontam para a construção de uma cultura científica a partir das ações continuadas dos processos comunicacionais do projeto na ilha de Cotijuba. |
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Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do ParáThe Dialogue Between Types of Knowledge in the “Science on the Island” Project in Belém do ParáCiência na Ilha; Cotijuba; Amazônia; comunicação pública da ciênciaScience on the Island; Cotijuba; Amazon; public communication of scienceO artigo apresenta o resumo de uma pesquisa de mestrado sobre os processos comunicacionais do projeto de extensão “Ciência na Ilha: educação e divulgação científica na Amazônia”, realizado desde 2006 pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo da investigação foi compreender as formas de interação e diálogo entre o conhecimento científico e os saberes da população ribeirinha de Cotijuba, uma das 39 ilhas de Belém do Pará. À luz da Comunicação Pública da Ciência, do paradigma relacional da Comunicação, da Ecologia de Saberes e das teorias decoloniais, a metodologia envolve análise da programação documental de 11 edições da feira de ciências, entrevistas semiestruturadas com participantes, além de observações presenciais do evento. Os dados apontam para a construção de uma cultura científica a partir das ações continuadas dos processos comunicacionais do projeto na ilha de Cotijuba.The article presents the summary of a master's research on the communicational processes in the project "Science on the Island: education and scientific dissemination in the Amazon", carried out since 2006 by the Federal University of Pará (UFPA). The goal was to understand the forms of interaction and dialog between the scientific knowledge and the traditional knowledge of the riverside population of Cotijuba, one of the 39 islands of metropolitan Belém do Pará. In the light of Public Communication of Science, the relational paradigm of communication, ecology of knowledge and decolonial theories, the methodology involves a documental analysis of the program of 11 editions of the fair, semi-structured interviews with participants, as well as presential observations of the event. The data point to the construction of a scientific culture parting from the continued activities of the project's communicational processes within the Cotijuba island project.Universidade Federal do ParáBatista, Elissandra CristinaSteinbrenner, Rosane Maria Albino2023-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1464410.18542/amazrecm.v19i42.14644Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 289-305Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 289-3052317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14644/10426/*ref*/ALBAGLI, Sarita. Ciência aberta em questão. In: ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud (org.). Ciência aberta, questões abertas. 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