Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Elissandra Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Steinbrenner, Rosane Maria Albino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14644
Resumo: O artigo apresenta o resumo de uma pesquisa de mestrado sobre os processos comunicacionais do projeto de extensão “Ciência na Ilha: educação e divulgação científica na Amazônia”, realizado desde 2006 pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo da investigação foi compreender as formas de interação e diálogo entre o conhecimento científico e os saberes da população ribeirinha de Cotijuba, uma das 39 ilhas de Belém do Pará. À luz da Comunicação Pública da Ciência, do paradigma relacional da Comunicação, da Ecologia de Saberes e das teorias decoloniais, a metodologia envolve análise da programação documental de 11 edições da feira de ciências, entrevistas semiestruturadas com participantes, além de observações presenciais do evento. Os dados apontam para a construção de uma cultura científica a partir das ações continuadas dos processos comunicacionais do projeto na ilha de Cotijuba.
id UFPA-7_8121a275d3a6eddbb4d757769e92cf7b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14644
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do ParáThe Dialogue Between Types of Knowledge in the “Science on the Island” Project in Belém do ParáCiência na Ilha; Cotijuba; Amazônia; comunicação pública da ciênciaScience on the Island; Cotijuba; Amazon; public communication of scienceO artigo apresenta o resumo de uma pesquisa de mestrado sobre os processos comunicacionais do projeto de extensão “Ciência na Ilha: educação e divulgação científica na Amazônia”, realizado desde 2006 pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo da investigação foi compreender as formas de interação e diálogo entre o conhecimento científico e os saberes da população ribeirinha de Cotijuba, uma das 39 ilhas de Belém do Pará. À luz da Comunicação Pública da Ciência, do paradigma relacional da Comunicação, da Ecologia de Saberes e das teorias decoloniais, a metodologia envolve análise da programação documental de 11 edições da feira de ciências, entrevistas semiestruturadas com participantes, além de observações presenciais do evento. Os dados apontam para a construção de uma cultura científica a partir das ações continuadas dos processos comunicacionais do projeto na ilha de Cotijuba.The article presents the summary of a master's research on the communicational processes in the project "Science on the Island: education and scientific dissemination in the Amazon", carried out since 2006 by the Federal University of Pará (UFPA). The goal was to understand the forms of interaction and dialog between the scientific knowledge and the traditional knowledge of the riverside population of Cotijuba, one of the 39 islands of metropolitan Belém do Pará. In the light of Public Communication of Science, the relational paradigm of communication, ecology of knowledge and decolonial theories, the methodology involves a documental analysis of the program of 11 editions of the fair, semi-structured interviews with participants, as well as presential observations of the event. The data point to the construction of a scientific culture parting from the continued activities of the project's communicational processes within the Cotijuba island project.Universidade Federal do ParáBatista, Elissandra CristinaSteinbrenner, Rosane Maria Albino2023-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1464410.18542/amazrecm.v19i42.14644Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 289-305Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 289-3052317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14644/10426/*ref*/ALBAGLI, Sarita. Ciência aberta em questão. In: ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud (org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. p. 9-25. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/1060. Acesso em: 10 fev. 2020./*ref*/ARRUDA, Adriana Gonçalves; SANTOS, Juliana Cristina Santicioli dos; ZAMBON, Sueli Aparecida; SOUSA, Cidoval Moraes de. Comunicação pública da ciência e apropriação social da ciência e tecnologia: apontamentos para uma leitura CTS. Cereus, v. 9, n. 3, 66-80,set./dez. 2017. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1881/*ref*/BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política [online], n. 11, p. 89-117, 2013. ISSN 0103-3352. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004. Acesso em: 15 mar. 2021./*ref*/BALLESTRIN, Luciana. Colonialidade e Democracia. Revista Estudos Políticos, v.5, n.1, 2014, p. 191-209./*ref*/BANDEIRA NETTO, Felipe. Depoimento em entrevista realizada pela autora. Belém, 21 de agosto de 2021. Gravação feita por chamada de vídeo via internet./*ref*/BELÉM. Anuário Estatístico de Belém, 2010. Disponível em http://www.belem.pa.gov.br/app/c2ms/v/?id=1&%20conteudo=2995. Acesso em: 13 de fev. 2020./*ref*/BUENO, Wilson da Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., 2010, p. 1-12./*ref*/BRABO, Jesus Cardoso; FERREIRA NETO, João Amaro; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos. Ciência na Ilha: Educação e divulgação científica em comunidades ribeirinhas da Amazônia paraense. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 9, n. 29, 2023. DOI: 10.21920/recei72023929306318./*ref*/BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. In: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – E-compós. Brasília, v. 14, n. 1, p. 1-33, jan./abr. 2011./*ref*/BRAGA, José Luiz; CALAZANS, Regina; RABELO, Leon et al. Matrizes interacionais: a comunicação constrói a sociedade. Campina Grande: EDUEPB, v. 2, 2017, p. 17-64./*ref*/BRANDÃO, Elizabeth Pezito. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009, p. 1-33./*ref*/BRASIL. Decreto nº 6040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Brasília, 7 fev. 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm. Acesso em 15 out. 2021./*ref*/BRITO, Rosane; CASTRO, Edna. Desenvolvimento e conflitos na Amazônia: um olhar sobre a colonialidade dos processos em curso na BR-163. Revista Nera, [S. l.], n. 42, p. 51–73, 2018. DOI: 10.47946/rnera.v0i42.5679. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5679. Acesso em: 6 mar. 2020./*ref*/CALDAS, Graça. Mídia e políticas públicas para a comunicação da ciência. In: PORTO, CM., BROTAS, AMP., and BORTOLIERO, ST., orgs. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 19-36. ISBN 978-85-232-1181-3. Available from SciELO Books/*ref*/CASTRO, Fábio Fonseca. A identidade denegada. Discutindo as representações e a autorrepresentação dos caboclos da Amazônia. Revista de Antropologia, n. 56, v. 2, p. 431-475, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/82538. Acesso em: 13 set. 2020./*ref*/CIÊNCIA NA ILHA. Atividades selecionadas para o Ciência na Ilha 2017. Disponível em: https://ciencianailha.wordpress.com/2017/11/20/atividades-selecionadas-para-o-ciencia- na-ilha-2017-com-respectivos-horarios-de-realizacao. Acesso em: 28 jan. 2019./*ref*/COSTA, Antonio Roberto Faustino; SOUSA, Cidoval Morais de; MAZOCCO, Fabricio José. Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 9, n. 18, jul./dez. 2010. Disponível em: https://abcpublica.org.br/wp-content/uploads/2021/01/624-2199-1-PB.pdf. Acesso em 14 ago. 2023./*ref*/DUARTE, Jorge. Instrumentos da Comunicação Pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009, p. 59-71./*ref*/DUSSEL, Enrique. 1942: o encobrimento do outro – a origem do mito da modernidade. Conferências de Frankfurt – Enrique Dussel. Tradução: Jaime A. Clasen – Petrópolis, RJ, 1993./*ref*/FRANÇA, Vera V. O objeto e a pesquisa em comunicação: uma abordagem relacional. In: MOURA, C.; LOPES, M. I. (org.). Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. p. 153-174. v. 1./*ref*/FRANÇA, Vera R. V. QUÉRÉ, L. Dos modelos da comunicação. Revista Fronteiras: estudos midiáticos. Porto Alegre. Vol. V, nº 2. São Leopoldo: Unisinos, 2003, p. 37-51./*ref*/FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979./*ref*/LÉVY-LEBLOND, Jean-Marc. Cultura científica: impossível e necessária. In: VOGT, Carlos (org.). Cultura científica: desafios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Fapesp, 2006. p. 28-43./*ref*/LIMA, Leila Cristina Bonfietti; CALDAS, Graça. Comunicação pública da ciência e a FAPESP. 2011. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/seta/article/ view/1270/1471. Acesso em: 18 fev. 2021./*ref*/LIMA, Talison. Depoimento em entrevista realizada pela autora. Belém, 26 de agosto de 2021. Gravação online feita por chamada de vídeo via internet./*ref*/MAGALHÃES, Lorena. Depoimento em entrevista realizada pela autora. Belém, 28 de julho de 2021. Gravação feita por chamada de vídeo via internet./*ref*/MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: COSTA, J. B.; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 23-51/*ref*/MIGNOLO, Walter. Desobediência epistemológica. A opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287-324, 2008./*ref*/MIRANDA, Leila Mourão. Cidades, águas e ilhas no estuário amazônico. Labor & Engenho, Campinas-SP, v. 9, n. 2, p. 81-92, abr./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/labore/article/view/8635579. Acesso em: 15 ago. 2022./*ref*/MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARANI, Luisa Medeiros. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, Luisa Medeiros; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002, p. 43-64./*ref*/PAIXÃO, Cristhian Corrêa da. Experiências docentes no Clube de Ciências da UFPA: contribuições à renovação no ensino de Ciências. 2016. 150 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016./*ref*/PAES LOUREIRO, João Jesus. Cultura Amazônica. Poética do Imaginário. 5. ed. atual. São Paulo: Valer, 2019./*ref*/PEZZO, Marina. Cultura científica e cultura da mídia: relações possíveis (e necessárias) na prática de divulgação da ciência. In: VOGT, Carlos; GOMES, Marina; MUNIZ, Ricardo (org.). Com. ciência e divulgação científica. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2018. p. 88-98./*ref*/QUÉRÉ, L. D'un modèle épistémologique de la communication à un modèle praxéologique. [Tradução livre disponível]. Réseaux, v. 9, n. 46, p. 69-90, 1991./*ref*/QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (coord.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 107./*ref*/SABBATINI, Marcelo. Novos modelos da percepção pública da ciência e da tecnologia: do modelo contextual de comunicação científica aos processos de participação social. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 27, 2004. Porto Alegre. Anais... São Paulo: Intercom, 2004./*ref*/SANTOS, Batista Moraes dos. Depoimento em entrevista realizada pela autora. Belém, 10 de setembro de 2021. Gravação feita por chamada de vídeo via internet./*ref*/SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais à ecologia dos saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula. (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina; CES, 2009. p. 23-71./*ref*/SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução: Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007./*ref*/SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2014./*ref*/VOGT, Carlos. Ciência, Comunicação e Cultura Científica. In: VOGT, Carlos (org.). Cultura científica: desafios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Fapesp, 2006. p. 19- 26./*ref*/ZAMBONI, Lilian Márcia Simões. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas (SP): Editora Autores Associados, 2001.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-24T13:42:52Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14644Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-08-24T13:42:52Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do Pará
The Dialogue Between Types of Knowledge in the “Science on the Island” Project in Belém do Pará
title Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do Pará
spellingShingle Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do Pará
Batista, Elissandra Cristina
Ciência na Ilha; Cotijuba; Amazônia; comunicação pública da ciência
Science on the Island; Cotijuba; Amazon; public communication of science
title_short Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do Pará
title_full Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do Pará
title_fullStr Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do Pará
title_full_unstemmed Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do Pará
title_sort Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do Pará
author Batista, Elissandra Cristina
author_facet Batista, Elissandra Cristina
Steinbrenner, Rosane Maria Albino
author_role author
author2 Steinbrenner, Rosane Maria Albino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Elissandra Cristina
Steinbrenner, Rosane Maria Albino
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência na Ilha; Cotijuba; Amazônia; comunicação pública da ciência
Science on the Island; Cotijuba; Amazon; public communication of science
topic Ciência na Ilha; Cotijuba; Amazônia; comunicação pública da ciência
Science on the Island; Cotijuba; Amazon; public communication of science
description O artigo apresenta o resumo de uma pesquisa de mestrado sobre os processos comunicacionais do projeto de extensão “Ciência na Ilha: educação e divulgação científica na Amazônia”, realizado desde 2006 pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo da investigação foi compreender as formas de interação e diálogo entre o conhecimento científico e os saberes da população ribeirinha de Cotijuba, uma das 39 ilhas de Belém do Pará. À luz da Comunicação Pública da Ciência, do paradigma relacional da Comunicação, da Ecologia de Saberes e das teorias decoloniais, a metodologia envolve análise da programação documental de 11 edições da feira de ciências, entrevistas semiestruturadas com participantes, além de observações presenciais do evento. Os dados apontam para a construção de uma cultura científica a partir das ações continuadas dos processos comunicacionais do projeto na ilha de Cotijuba.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14644
10.18542/amazrecm.v19i42.14644
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14644
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v19i42.14644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14644/10426
/*ref*/ALBAGLI, Sarita. Ciência aberta em questão. In: ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud (org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. p. 9-25. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/1060. Acesso em: 10 fev. 2020.
/*ref*/ARRUDA, Adriana Gonçalves; SANTOS, Juliana Cristina Santicioli dos; ZAMBON, Sueli Aparecida; SOUSA, Cidoval Moraes de. Comunicação pública da ciência e apropriação social da ciência e tecnologia: apontamentos para uma leitura CTS. Cereus, v. 9, n. 3, 66-80,set./dez. 2017. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1881
/*ref*/BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política [online], n. 11, p. 89-117, 2013. ISSN 0103-3352. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004. Acesso em: 15 mar. 2021.
/*ref*/BALLESTRIN, Luciana. Colonialidade e Democracia. Revista Estudos Políticos, v.5, n.1, 2014, p. 191-209.
/*ref*/BANDEIRA NETTO, Felipe. Depoimento em entrevista realizada pela autora. Belém, 21 de agosto de 2021. Gravação feita por chamada de vídeo via internet.
/*ref*/BELÉM. Anuário Estatístico de Belém, 2010. Disponível em http://www.belem.pa.gov.br/app/c2ms/v/?id=1&%20conteudo=2995. Acesso em: 13 de fev. 2020.
/*ref*/BUENO, Wilson da Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., 2010, p. 1-12.
/*ref*/BRABO, Jesus Cardoso; FERREIRA NETO, João Amaro; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos. Ciência na Ilha: Educação e divulgação científica em comunidades ribeirinhas da Amazônia paraense. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 9, n. 29, 2023. DOI: 10.21920/recei72023929306318.
/*ref*/BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. In: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – E-compós. Brasília, v. 14, n. 1, p. 1-33, jan./abr. 2011.
/*ref*/BRAGA, José Luiz; CALAZANS, Regina; RABELO, Leon et al. Matrizes interacionais: a comunicação constrói a sociedade. Campina Grande: EDUEPB, v. 2, 2017, p. 17-64.
/*ref*/BRANDÃO, Elizabeth Pezito. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009, p. 1-33.
/*ref*/BRASIL. Decreto nº 6040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Brasília, 7 fev. 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm. Acesso em 15 out. 2021.
/*ref*/BRITO, Rosane; CASTRO, Edna. Desenvolvimento e conflitos na Amazônia: um olhar sobre a colonialidade dos processos em curso na BR-163. Revista Nera, [S. l.], n. 42, p. 51–73, 2018. DOI: 10.47946/rnera.v0i42.5679. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5679. Acesso em: 6 mar. 2020.
/*ref*/CALDAS, Graça. Mídia e políticas públicas para a comunicação da ciência. In: PORTO, CM., BROTAS, AMP., and BORTOLIERO, ST., orgs. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 19-36. ISBN 978-85-232-1181-3. Available from SciELO Books
/*ref*/CASTRO, Fábio Fonseca. A identidade denegada. Discutindo as representações e a autorrepresentação dos caboclos da Amazônia. Revista de Antropologia, n. 56, v. 2, p. 431-475, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/82538. Acesso em: 13 set. 2020.
/*ref*/CIÊNCIA NA ILHA. Atividades selecionadas para o Ciência na Ilha 2017. Disponível em: https://ciencianailha.wordpress.com/2017/11/20/atividades-selecionadas-para-o-ciencia- na-ilha-2017-com-respectivos-horarios-de-realizacao. Acesso em: 28 jan. 2019.
/*ref*/COSTA, Antonio Roberto Faustino; SOUSA, Cidoval Morais de; MAZOCCO, Fabricio José. Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 9, n. 18, jul./dez. 2010. Disponível em: https://abcpublica.org.br/wp-content/uploads/2021/01/624-2199-1-PB.pdf. Acesso em 14 ago. 2023.
/*ref*/DUARTE, Jorge. Instrumentos da Comunicação Pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009, p. 59-71.
/*ref*/DUSSEL, Enrique. 1942: o encobrimento do outro – a origem do mito da modernidade. Conferências de Frankfurt – Enrique Dussel. Tradução: Jaime A. Clasen – Petrópolis, RJ, 1993.
/*ref*/FRANÇA, Vera V. O objeto e a pesquisa em comunicação: uma abordagem relacional. In: MOURA, C.; LOPES, M. I. (org.). Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. p. 153-174. v. 1.
/*ref*/FRANÇA, Vera R. V. QUÉRÉ, L. Dos modelos da comunicação. Revista Fronteiras: estudos midiáticos. Porto Alegre. Vol. V, nº 2. São Leopoldo: Unisinos, 2003, p. 37-51.
/*ref*/FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
/*ref*/LÉVY-LEBLOND, Jean-Marc. Cultura científica: impossível e necessária. In: VOGT, Carlos (org.). Cultura científica: desafios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Fapesp, 2006. p. 28-43.
/*ref*/LIMA, Leila Cristina Bonfietti; CALDAS, Graça. Comunicação pública da ciência e a FAPESP. 2011. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/seta/article/ view/1270/1471. Acesso em: 18 fev. 2021.
/*ref*/LIMA, Talison. Depoimento em entrevista realizada pela autora. Belém, 26 de agosto de 2021. Gravação online feita por chamada de vídeo via internet.
/*ref*/MAGALHÃES, Lorena. Depoimento em entrevista realizada pela autora. Belém, 28 de julho de 2021. Gravação feita por chamada de vídeo via internet.
/*ref*/MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: COSTA, J. B.; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 23-51
/*ref*/MIGNOLO, Walter. Desobediência epistemológica. A opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287-324, 2008.
/*ref*/MIRANDA, Leila Mourão. Cidades, águas e ilhas no estuário amazônico. Labor & Engenho, Campinas-SP, v. 9, n. 2, p. 81-92, abr./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/labore/article/view/8635579. Acesso em: 15 ago. 2022.
/*ref*/MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARANI, Luisa Medeiros. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, Luisa Medeiros; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002, p. 43-64.
/*ref*/PAIXÃO, Cristhian Corrêa da. Experiências docentes no Clube de Ciências da UFPA: contribuições à renovação no ensino de Ciências. 2016. 150 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.
/*ref*/PAES LOUREIRO, João Jesus. Cultura Amazônica. Poética do Imaginário. 5. ed. atual. São Paulo: Valer, 2019.
/*ref*/PEZZO, Marina. Cultura científica e cultura da mídia: relações possíveis (e necessárias) na prática de divulgação da ciência. In: VOGT, Carlos; GOMES, Marina; MUNIZ, Ricardo (org.). Com. ciência e divulgação científica. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2018. p. 88-98.
/*ref*/QUÉRÉ, L. D'un modèle épistémologique de la communication à un modèle praxéologique. [Tradução livre disponível]. Réseaux, v. 9, n. 46, p. 69-90, 1991.
/*ref*/QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (coord.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 107.
/*ref*/SABBATINI, Marcelo. Novos modelos da percepção pública da ciência e da tecnologia: do modelo contextual de comunicação científica aos processos de participação social. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 27, 2004. Porto Alegre. Anais... São Paulo: Intercom, 2004.
/*ref*/SANTOS, Batista Moraes dos. Depoimento em entrevista realizada pela autora. Belém, 10 de setembro de 2021. Gravação feita por chamada de vídeo via internet.
/*ref*/SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais à ecologia dos saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula. (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina; CES, 2009. p. 23-71.
/*ref*/SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução: Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.
/*ref*/SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2014.
/*ref*/VOGT, Carlos. Ciência, Comunicação e Cultura Científica. In: VOGT, Carlos (org.). Cultura científica: desafios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Fapesp, 2006. p. 19- 26.
/*ref*/ZAMBONI, Lilian Márcia Simões. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas (SP): Editora Autores Associados, 2001.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 289-305
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 289-305
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068752038133760