Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Viviane Barros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Valente, Wagner Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5822
Resumo: Este texto analisa em perspectiva histórica o saber profissional do professor que ensina matemática. Traz resultados parciais obtidos pelo desenvolvimento de projeto de pesquisa de doutorado integrante de projeto temático amplo de pesquisa cujo objetivo é caracterizar o saber profissional do professor que ensina matemática nos primeiros anos escolares no período de 1890 a 1990. O texto mobiliza categorias vindas de estudos sócio-históricos da educação como saberes para ensinar e saberes a ensinar desenvolvidos por autores da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça. Tal aporte teórico-metodológico coloca o saber no centro dos estudos sobre formação de professores. Em específico, toma como material empírico para a análise o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes, escrito em 1873, para a formação de professores nas escolas normais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Como resultados do estudo, tem-se a caracterização dos primeiros elementos sistematizados e organizados como uma matemática para ensinar elaborada para constituir-se numa ferramenta de trabalho do futuro professor da escola primária.
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spelling Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva PontesElements of the professional knowledge of the teacher who teaches mathematics: the Compendium of Pedagogy of Antônio Marciano da Silva Pontespedagogia; formação de professores; história da educação matemáticapedagogy; teacher training; history of mathematics educationEste texto analisa em perspectiva histórica o saber profissional do professor que ensina matemática. Traz resultados parciais obtidos pelo desenvolvimento de projeto de pesquisa de doutorado integrante de projeto temático amplo de pesquisa cujo objetivo é caracterizar o saber profissional do professor que ensina matemática nos primeiros anos escolares no período de 1890 a 1990. O texto mobiliza categorias vindas de estudos sócio-históricos da educação como saberes para ensinar e saberes a ensinar desenvolvidos por autores da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça. Tal aporte teórico-metodológico coloca o saber no centro dos estudos sobre formação de professores. Em específico, toma como material empírico para a análise o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes, escrito em 1873, para a formação de professores nas escolas normais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Como resultados do estudo, tem-se a caracterização dos primeiros elementos sistematizados e organizados como uma matemática para ensinar elaborada para constituir-se numa ferramenta de trabalho do futuro professor da escola primária.This text analyzes in historical perspective the elements of professional knowledge of the teacher who teaches mathematics in the Compendium of Pedagogy of Antônio Marciano da Silva Pontes (1873). It brings partial results obtained by the development of a doctoral research project integral to a broad thematic research. The project integral aims to characterize the professional knowledge of the teacher who teaches mathematics in the primary school in the period from 1890 to 1990. The doctoral research tries to characterize it through the pedagogical textbooks. The text mobilizes categories of socio-historical studies of education, such as knowledge to teach and knowledge for teaching developed by authors of the Research Team on History of Educational Sciences (ERHISE) of the University of Geneva, Switzerland. This theoretical-methodological contribution places knowledge at the center of studies on teacher education. Specifically, it takes as an empirical material for the analysis the Compendium of Pedagogy of Antônio Marciano da Silva Pontes, written in 1873, for the training of teachers in the normal schools of Rio de Janeiro and São Paulo. As results of the study, we have the characterization of the first elements systematized and organized as a mathematics for teaching elaborated to constitute a working tool of the future teacher of the primary school.Universidade Federal do ParáMaciel, Viviane BarrosValente, Wagner Rodrigues2018-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/582210.18542/amazrecm.v14i31.5822Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 31 (2018): Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática; 165-180Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 31 (2018): Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática; 165-1802317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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