A distância entre o saber acadêmico e o saber ensinado revelado em um livro didático de matemática do 7º ano: o caso da adição e subtração com números inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Kleber Ramos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bittar, Marilena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4322
Resumo: Neste artigo apresentamos recortes de uma pesquisa que teve por objetivo compreender distanciamentos e aproximações entre a Matemática presente na construção do conjunto dos números inteiros e a Matemática proposta para o ensino das operações de adição e subtração nesse conjunto em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental. Utilizamos a teoria antropológica do didático para estudar as tarefas, suas formas de resolução, as possíveis justificativas matemáticas e as adaptações realizadas pelos autores deste livro. A análise das praxeologias matemáticas modeladas nesse livro nos forneceu elementos para atingirmos nosso objetivo, alguns dos quais trazemos nesse artigo.
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spelling A distância entre o saber acadêmico e o saber ensinado revelado em um livro didático de matemática do 7º ano: o caso da adição e subtração com números inteirosThe distance between academic knowledge and taught knowledge revealed in a 7th grade textbook of mathematics: the case of addition and subtraction with integersnúmeros inteiros; teoria antropológica do didático; livros didáticos; transposição didáticaintegers; anthropological theory of didactic; textbook; didactic transpositionNeste artigo apresentamos recortes de uma pesquisa que teve por objetivo compreender distanciamentos e aproximações entre a Matemática presente na construção do conjunto dos números inteiros e a Matemática proposta para o ensino das operações de adição e subtração nesse conjunto em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental. Utilizamos a teoria antropológica do didático para estudar as tarefas, suas formas de resolução, as possíveis justificativas matemáticas e as adaptações realizadas pelos autores deste livro. A análise das praxeologias matemáticas modeladas nesse livro nos forneceu elementos para atingirmos nosso objetivo, alguns dos quais trazemos nesse artigo.In this paper, we present cutouts of a research that aimed to understand distances and approximations between the Mathematics present in the construction of the set of integers, and Mathematics proposal for the teaching of the operations of addition and subtraction in this set in a textbook of the 7th year of elementary school. We use the anthropological theory of the didactic to study the tasks, their ways of resolution, the possible justifications of the mathematical and the adaptations made by the author of this book. The analysis of the praxeologies mathematical modeled in this book have provided us with the elements to achieve our goal, some of which we bring in this article.Universidade Federal do ParáGonçalves, Kleber RamosBittar, Marilena2017-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/432210.18542/amazrecm.v13i27.4322Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 27 (2017): Especial Teoria Antropológica do Didático; 107-123Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 27 (2017): Especial Teoria Antropológica do Didático; 107-1232317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4322/4559/*ref*/ANDRINI, Álvaro; VASCONCELLOS, Maria José. Praticando Matemática, 7. 3. ed. renovada. 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