Os conhecimentos e saberes da prática como componente curricular na formação do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisco Jucivânio Félix de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Del Pino, José Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12594
Resumo: Este estudo é recorte de uma tese de doutoramento, em andamento, no qual o desvelar da Prática como Componente Curricular (PCC) na formação do professor de Matemática constitui objeto principal do estudo. Buscou-se identificar nos documentos oficiais de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição da Rede Federal de ensino as concepções, os conhecimentos e saberes emergidos nos componentes curriculares do referido curso. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e pautada em uma análise documental, e discute-se, a partir da interrogação: “Que conhecimentos estão sendo mobilizados nas disciplinas que contêm carga horária de PCC do curso de Licenciatura em Matemática da IES em estudo?” À luz da caracterização do Projeto Político do Curso (PPC) e das ementas dos componentes curriculares do curso, seguindo as dimensões dos saberes de Shulman (1986); Ball, Thames e Phelps (2008), considera-se que se articula uma formação do licenciado em Matemática para o exercício da docência, com saberes próprios adquiridos nas disciplinas, mas carente de perspectivas práticas com a Educação Básica, com propostas interdisciplinares, almejando que o modelo disciplinar seja superado, propondo uma integração entre os conhecimentos compreendidos no curso.
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spelling Os conhecimentos e saberes da prática como componente curricular na formação do professor de matemáticaKnowledge of practice as a curricular component in the training of the mathematics teacherPrática como componente curricular; formação de professor; saberes docentes; licenciatura em matemáticaPractice as a curricular component; teacher training; you know teachers; degree in mathematicsEste estudo é recorte de uma tese de doutoramento, em andamento, no qual o desvelar da Prática como Componente Curricular (PCC) na formação do professor de Matemática constitui objeto principal do estudo. Buscou-se identificar nos documentos oficiais de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição da Rede Federal de ensino as concepções, os conhecimentos e saberes emergidos nos componentes curriculares do referido curso. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e pautada em uma análise documental, e discute-se, a partir da interrogação: “Que conhecimentos estão sendo mobilizados nas disciplinas que contêm carga horária de PCC do curso de Licenciatura em Matemática da IES em estudo?” À luz da caracterização do Projeto Político do Curso (PPC) e das ementas dos componentes curriculares do curso, seguindo as dimensões dos saberes de Shulman (1986); Ball, Thames e Phelps (2008), considera-se que se articula uma formação do licenciado em Matemática para o exercício da docência, com saberes próprios adquiridos nas disciplinas, mas carente de perspectivas práticas com a Educação Básica, com propostas interdisciplinares, almejando que o modelo disciplinar seja superado, propondo uma integração entre os conhecimentos compreendidos no curso.This study is a part of an ongoing doctoral thesis, in which the development of Practice as a Curricular Component (PCC) in the formation of the mathematics teacher is the main object of the study. We sought to identify in the official documents of a Degree course in Mathematics of an institution of the Federal School Network the conceptions, knowledge and knowledge emerged in the curricular components of the said course. This is a qualitative research based on a documentary analysis, and it is discussed, from the question: "What knowledge is being mobilized in the disciplines that contain pcc workload of the Degree in Mathematics course of the HEI under study?" In light of the characterization of the PPC and the menus of the curricular components of the course, following the dimensions of Shulman's knowledge (1986); Ball, Thames and Phelps (2008), it is considered that a training of the graduate in Mathematics is articulated for the exercise of teaching, with their own knowledge acquired in the disciplines but, lacking practical perspectives with Basic Education, with interdisciplinary proposals, aiming that the disciplinary model is overcome, proposing an integration between the knowledge understood in the course.Universidade Federal do ParáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari – Univates.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPESSousa, Francisco Jucivânio Félix deDel Pino, José Claudio2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1259410.18542/amazrecm.v18i40.12594Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of PrintAmazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print2317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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