A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Samuel Lucas da Silva Delgado
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rizzo, Alexandra Elaine, Mayrinck, Diogo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12742
Resumo: O presente trabalho avaliou a forma como as coleções de livros aprovadas para o PNLD 2021 tratam o tema Sistemática Filogenética, analisando sua importância pedagógica para a compreensão crítica da biodiversidade. Para tal, foram realizadas uma avaliação pedagógica e uma análise lógico-semântica do conteúdo presente nos livros, com o objetivo de promover o entendimento das tendências presentes no material ao abordar o tema. Como resultado, foi possível reconhecer que grande parte dos livros didáticos não trata o conteúdo de Sistemática Filogenética de forma concisa e coerente, ignorando seus perpasses históricos e filosóficos. Dessa forma, a compreensão crítica da biodiversidade fica comprometida e os principais obstáculos epistemológicos relacionados ao entendimento filogenético da biodiversidade não são combatidos.
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spelling A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivasThe representation of Phylogenetic Systematics in Brazilian high school textbooks: challenges and perspectivesEnsino de biologia; classificação biológica; transposição didática; pensamento filogenéticoBiology teaching; biological classification; didactic transposition; tree thinkingO presente trabalho avaliou a forma como as coleções de livros aprovadas para o PNLD 2021 tratam o tema Sistemática Filogenética, analisando sua importância pedagógica para a compreensão crítica da biodiversidade. Para tal, foram realizadas uma avaliação pedagógica e uma análise lógico-semântica do conteúdo presente nos livros, com o objetivo de promover o entendimento das tendências presentes no material ao abordar o tema. Como resultado, foi possível reconhecer que grande parte dos livros didáticos não trata o conteúdo de Sistemática Filogenética de forma concisa e coerente, ignorando seus perpasses históricos e filosóficos. Dessa forma, a compreensão crítica da biodiversidade fica comprometida e os principais obstáculos epistemológicos relacionados ao entendimento filogenético da biodiversidade não são combatidos.The present work evaluated the way in which the book collections approved for the year 2021 in the National Textbook Program deal with the Phylogenetic Systematics theme, analyzing its pedagogical importance for the critical understanding of biodiversity. To this end, a pedagogical evaluation and a logical-semantic analysis of the content of the books were carried out, seeking to understand possible tendencies present in the material when approaching the theme. It was detected that much of the books does not deal with the theme in a concise way, ignoring its historical and philosophical pervades when approaching the subject. In this way, the critical understanding of biodiversity is compromised, and the main epistemological obstacles related to the phylogenetic understanding of biodiversity are not tackled.Universidade Federal do ParáMendes, Samuel Lucas da Silva DelgadoRizzo, Alexandra ElaineMayrinck, Diogo2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1274210.18542/amazrecm.v18i40.12742Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of PrintAmazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print2317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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