As Representações Sociais de professores unidocentes acerca da abordagem do Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais e suas dificuldades de implementação
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Data de Publicação: | 2024 |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15475 |
Resumo: | Este trabalho debruçou-se em investigar as representações sociais de professores unidocentes que ensinam Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação. Assim, no contexto de um curso de formação continuada, em uma universidade pública paulista, utilizou-se como instrumento de coleta um questionário de livre associação, sendo solicitado aos 101 professores que elencassem seis palavras de que lembravam ao ler o termo indutor "Ensino de Ciências por Investigação". Após serem tabuladas e agrupadas por tema, as respostas foram submetidas aos softwares openEvoc 0.95 e IRaMuTeQ para análise. Os resultados sugerem que os termos Pesquisa e Curiosidade fazem parte do Núcleo Central da Representação Social dos participantes, e que, ao analisarmos os termos mais evocados, o experimento é um aspecto intrínseco ao Ensino Investigativo na concepção destes participantes. |
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As Representações Sociais de professores unidocentes acerca da abordagem do Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais e suas dificuldades de implementaçãoSocial Representations of primary school teachers regarding the Inquiry-Based Teaching approach in Natural Sciences classes and its implementation challengesEnsino por Investigação; Professores de Ciências; Representação SocialInquiry-Based Teaching; Science Teachers; Social RepresentationEste trabalho debruçou-se em investigar as representações sociais de professores unidocentes que ensinam Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação. Assim, no contexto de um curso de formação continuada, em uma universidade pública paulista, utilizou-se como instrumento de coleta um questionário de livre associação, sendo solicitado aos 101 professores que elencassem seis palavras de que lembravam ao ler o termo indutor "Ensino de Ciências por Investigação". Após serem tabuladas e agrupadas por tema, as respostas foram submetidas aos softwares openEvoc 0.95 e IRaMuTeQ para análise. Os resultados sugerem que os termos Pesquisa e Curiosidade fazem parte do Núcleo Central da Representação Social dos participantes, e que, ao analisarmos os termos mais evocados, o experimento é um aspecto intrínseco ao Ensino Investigativo na concepção destes participantes.This study investigated the social representations of primary school teachers who teach Natural Sciences in the early years of elementary education regarding the Inquiry-Based Science Teaching approach. Within the context of a continuing education course offered as an extension course at a public university in São Paulo state, a free-association questionnaire was used as a data collection instrument. Each of the 101 teachers was asked to list six words they remembered when reading the inducing term "Inquiry-Based Science Teaching." After being tabulated and grouped by theme, the responses were subjected to the openEvoc 0.95 and IRaMuTeQ software analysis. The results suggest that the terms "Research" and "Curiosity" are part of the Central Core of the Social Representation of the participants. Additionally, when analyzing the most frequently mentioned terms, it becomes evident that experiment is an intrinsic aspect of Investigative Teaching in the conception of this group of participantsUniversidade Federal do ParáConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoDorte, Brenno FernandesPaz, Giovanni Scataglia BotelhoMartorano, Simone Alves de AssisTestoni, Leonardo AndreLocatelli, Solange Wagner2024-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1547510.18542/amazrecm.v20i44.15475Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 222-234Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 222-2342317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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