Representações sociais sobre o binômio vacinas e vacinação emergidas entre alunos do ensino fundamental II de uma escola pública no sudeste do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Célia Evangelista
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Campos, Ana Cristina Viana, Bozelli, Fernada Cátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
DOI: 10.18542/amazrecm.v19i43.14795
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14795
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar as representações sociais de alunos do ensino fundamental II de uma escola pública sobre o binômio vacinas e vacinação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Os participantes foram 197 alunos, os instrumentos de constituição de dados foram um questionário e a técnica de associação livre de palavras. O banco de dado foi organizado no Programa Microsoft Excel, as palavras evocadas pelos alunos foram processadas pelo openEvoc 0.92 e analisadas segundo a Teoria do Núcleo Central. Os resultados apontaram um núcleo central formado por quatro elementos (proteção, vou me vacinar, saúde e prevenção) consensuais e homogêneos fortemente ancorados em conhecimentos e orientações divulgadas pela comunidade científica. Os demais elementos que constituíram o sistema periférico foram heterogêneos e não estão relacionados especificamente aos conhecimentos advindos do meio científico, mas expressam as crenças e experiências pessoais dos alunos.
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spelling Representações sociais sobre o binômio vacinas e vacinação emergidas entre alunos do ensino fundamental II de uma escola pública no sudeste do ParáSocial representations about the binomium vaccines and vaccination emerging among elementary school II students at a public school in southeast ParáRepresentações Sociais; ensino fundamental II; vacinas; vacinaçãoRepresentations; elementary school II; vaccines; vaccination.Esta pesquisa objetivou investigar as representações sociais de alunos do ensino fundamental II de uma escola pública sobre o binômio vacinas e vacinação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Os participantes foram 197 alunos, os instrumentos de constituição de dados foram um questionário e a técnica de associação livre de palavras. O banco de dado foi organizado no Programa Microsoft Excel, as palavras evocadas pelos alunos foram processadas pelo openEvoc 0.92 e analisadas segundo a Teoria do Núcleo Central. Os resultados apontaram um núcleo central formado por quatro elementos (proteção, vou me vacinar, saúde e prevenção) consensuais e homogêneos fortemente ancorados em conhecimentos e orientações divulgadas pela comunidade científica. Os demais elementos que constituíram o sistema periférico foram heterogêneos e não estão relacionados especificamente aos conhecimentos advindos do meio científico, mas expressam as crenças e experiências pessoais dos alunos.This research aimed to investigate the social representations of elementary school II students at a public school regarding the binomial vaccines and vaccination. This is research with a qualitative and quantitative approach, based on the Theory of Social Representations. The participants were 197 students, the data creation instruments were a questionnaire and the free word association technique. The database was organized in the Microsoft Excel Program, the words evoked by the students were processed by openEvoc 0.92 and analyzed according to the Central Nucleus Theory. The results pointed to a central nucleus formed by four consensual and homogeneous elements (protection, I will get vaccinated, health and prevention), strongly anchored in knowledge and guidelines disseminated by the scientific community. The other elements that constituted the peripheral system were heterogeneous and are not specifically related to knowledge arising from the scientific environment, but express the students' personal beliefs and experiencesUniversidade Federal do ParáBrito, Célia EvangelistaCampos, Ana Cristina VianaBozelli, Fernada Cátia2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1479510.18542/amazrecm.v19i43.14795Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 168-187Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 168-1872317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14795/10751/*ref*/ABRIC, JC. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A.S.P. 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