Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6186 |
Resumo: | TThe work has as a study focus on the continuous reflective formation of a professor of Sciences and Biology during a course aimed at learning the Systematic Phylogenetic. The reflection occurred later to a simulated class, the result of the command requested to the participants of the course on how they would work the biological classification with its class. The objective was to identify in the autoscopy of the teacher indications of the reflection characterized by Schön. We observed that the retrospective reflections on reflection for action were more significant, since they clearly demonstrated the moments of reflection-in-action of lesson planning, an individual moment that proved to be of great importance to the teacher. The epistemological assumptions regarding reflection in and about teaching practice allowed us to observe the teacher's learning, their development, and their choices, as well as the difficulties encountered before and after the practice of the teaching practice regarding the content of systematic phylogenetic |
id |
UFPA-7_cb520e7ca232ca77fe6bb9720d9bb696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6186 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogenyAutoscopia de uma professora em formação continuada para a aprendizagem da filogeniascience teaching; reflective professor; autoscopy; continuing educationensino de ciências; professor reflexivo; autoscopia; formação continuadaTThe work has as a study focus on the continuous reflective formation of a professor of Sciences and Biology during a course aimed at learning the Systematic Phylogenetic. The reflection occurred later to a simulated class, the result of the command requested to the participants of the course on how they would work the biological classification with its class. The objective was to identify in the autoscopy of the teacher indications of the reflection characterized by Schön. We observed that the retrospective reflections on reflection for action were more significant, since they clearly demonstrated the moments of reflection-in-action of lesson planning, an individual moment that proved to be of great importance to the teacher. The epistemological assumptions regarding reflection in and about teaching practice allowed us to observe the teacher's learning, their development, and their choices, as well as the difficulties encountered before and after the practice of the teaching practice regarding the content of systematic phylogeneticO trabalho tem como foco de estudo a formação continuada reflexiva de uma professora de Ciências e Biologia durante um curso voltado a aprendizagem da Sistemática Filogenética. A reflexão ocorreu posteriormente a uma aula simulada, resultado do comando solicitado aos participantes do curso sobre como trabalhariam a classificação biológica com sua turma. O objetivo foi identificar na autoscopia da professora indícios da reflexão caracterizada por Schön. Observamos que as reflexões retrospectivas sobre a reflexão para a ação foram mais significativas, pois demonstraram com clareza os momentos da reflexão-na-ação de planejamento da aula, momento individual que demonstrou ser de grande importância para a professora. Os pressupostos epistemológicos com relação à reflexão na e sobre a prática docente nos permitiram observar as aprendizagens da professora, seu desenvolvimento e suas escolhas, bem como as dificuldades encontradas antes e depois do exercício da prática docente quanto ao conteúdo de sistemática filogenéticaUniversidade Federal do ParáKlepka, VerônicaCorazza, Maria Julia2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/618610.18542/amazrecm.v14i32.6186Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 32 (2018); 130-144Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 32 (2018); 130-1442317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6186/5272/*ref*/ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. Comunicação. Anais do 8º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Portugal, 1994./*ref*/AMORIM, D. S. Fundamentos de sistemática filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 2002./*ref*/AMORIM, D.S. Paradigmas pré-evolucionistas, espécies ancestrais e o ensino de zoologia e botânica. Ciência & Ambiente, n. 36, p. 125-150, 2008./*ref*/ARRIGO, V.; LORENCINI JR., A. BROIETTI, F.C.D. A autoscopia bifásica integrada ao microensino: uma estratégia de intervenção reflexiva na formação de professores de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n.1, p. 01-22, 2017./*ref*/BRASIL. Decreto no 19.800, de 18 de abril de 1931. Programas do curso fundamental do ensino secundário e instruções metodológicas. Diário Oficial, Rio de Janeiro, RJ, 31 de julho de 1931./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002./*ref*/CORDEIRO, R.S.; MORINI, M.S.C. Historia da filogenia: uma análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD/2015. Revista Científica UMC, v.2, n.2, p.1-15, 2017./*ref*/KLEPKA, V. Mudanças históricas e epistemológicas na taxonomia e suas repercussões atuais no ensino de ciências e Biologia. Tese, Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017./*ref*/LIPORINI, T. Q. O ensino de sistemática e taxonomia biológica no ensino médio da rede estadual no município de São Carlos. Dissertação. 186 f. 2016. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2016./*ref*/LOPES, W.R.; VASCONCELOS, S.D. Representações e distorções conceituais do conteúdo “filogenia” em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ensaio, v. 14, n.3, p. 149-165, 2012./*ref*/RODARTE, M.F.; SANTOS, F.S. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia. Anais. 6º Seminário interno do programa de Pós-Graduação multiunidades em ensino de ciências e matemática – PECIM, Unicamp. 29 a 30 set. p. 73-83, 2016./*ref*/RODARTE, M.F.; SANTOS, F.S. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia. Anais. 6º Seminário interno do programa de Pós-Graduação multiunidades em ensino de ciências e matemática – PECIM, Unicamp. 29 a 30 set. p. 73-83, 2016./*ref*/SADALLA, A. M. F. A.; LAROCCA, P. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, v. 30 n.3, p. 419-433, 2004./*ref*/SANTOS, C.M.D.; CALOR, A.R. Ensino de biologia evolutiva utilizando a estrutura conceitual da sistemática filogenética-I. Ciência & Ensino, v.1, n.2, p. 1-8, 2007./*ref*/SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000./*ref*/SOUZA, S. J. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas-SP: Papirus, 1994./*ref*/TAKEUCHI, M.R. Livros escolares e ensino de ciências na instrução pública elementar brasileira do século XIX ao XX. Tese. 227f. 2017. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.Direitos autorais 2018 Amaz RECMhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-13T17:31:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6186Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2019-07-13T17:31:03Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny Autoscopia de uma professora em formação continuada para a aprendizagem da filogenia |
title |
Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny |
spellingShingle |
Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny Klepka, Verônica science teaching; reflective professor; autoscopy; continuing education ensino de ciências; professor reflexivo; autoscopia; formação continuada |
title_short |
Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny |
title_full |
Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny |
title_fullStr |
Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny |
title_full_unstemmed |
Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny |
title_sort |
Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny |
author |
Klepka, Verônica |
author_facet |
Klepka, Verônica Corazza, Maria Julia |
author_role |
author |
author2 |
Corazza, Maria Julia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klepka, Verônica Corazza, Maria Julia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
science teaching; reflective professor; autoscopy; continuing education ensino de ciências; professor reflexivo; autoscopia; formação continuada |
topic |
science teaching; reflective professor; autoscopy; continuing education ensino de ciências; professor reflexivo; autoscopia; formação continuada |
description |
TThe work has as a study focus on the continuous reflective formation of a professor of Sciences and Biology during a course aimed at learning the Systematic Phylogenetic. The reflection occurred later to a simulated class, the result of the command requested to the participants of the course on how they would work the biological classification with its class. The objective was to identify in the autoscopy of the teacher indications of the reflection characterized by Schön. We observed that the retrospective reflections on reflection for action were more significant, since they clearly demonstrated the moments of reflection-in-action of lesson planning, an individual moment that proved to be of great importance to the teacher. The epistemological assumptions regarding reflection in and about teaching practice allowed us to observe the teacher's learning, their development, and their choices, as well as the difficulties encountered before and after the practice of the teaching practice regarding the content of systematic phylogenetic |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6186 10.18542/amazrecm.v14i32.6186 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6186 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v14i32.6186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6186/5272 /*ref*/ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. Comunicação. Anais do 8º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Portugal, 1994. /*ref*/AMORIM, D. S. Fundamentos de sistemática filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 2002. /*ref*/AMORIM, D.S. Paradigmas pré-evolucionistas, espécies ancestrais e o ensino de zoologia e botânica. Ciência & Ambiente, n. 36, p. 125-150, 2008. /*ref*/ARRIGO, V.; LORENCINI JR., A. BROIETTI, F.C.D. A autoscopia bifásica integrada ao microensino: uma estratégia de intervenção reflexiva na formação de professores de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n.1, p. 01-22, 2017. /*ref*/BRASIL. Decreto no 19.800, de 18 de abril de 1931. Programas do curso fundamental do ensino secundário e instruções metodológicas. Diário Oficial, Rio de Janeiro, RJ, 31 de julho de 1931. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. /*ref*/CORDEIRO, R.S.; MORINI, M.S.C. Historia da filogenia: uma análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD/2015. Revista Científica UMC, v.2, n.2, p.1-15, 2017. /*ref*/KLEPKA, V. Mudanças históricas e epistemológicas na taxonomia e suas repercussões atuais no ensino de ciências e Biologia. Tese, Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017. /*ref*/LIPORINI, T. Q. O ensino de sistemática e taxonomia biológica no ensino médio da rede estadual no município de São Carlos. Dissertação. 186 f. 2016. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2016. /*ref*/LOPES, W.R.; VASCONCELOS, S.D. Representações e distorções conceituais do conteúdo “filogenia” em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ensaio, v. 14, n.3, p. 149-165, 2012. /*ref*/RODARTE, M.F.; SANTOS, F.S. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia. Anais. 6º Seminário interno do programa de Pós-Graduação multiunidades em ensino de ciências e matemática – PECIM, Unicamp. 29 a 30 set. p. 73-83, 2016. /*ref*/RODARTE, M.F.; SANTOS, F.S. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia. Anais. 6º Seminário interno do programa de Pós-Graduação multiunidades em ensino de ciências e matemática – PECIM, Unicamp. 29 a 30 set. p. 73-83, 2016. /*ref*/SADALLA, A. M. F. A.; LAROCCA, P. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, v. 30 n.3, p. 419-433, 2004. /*ref*/SANTOS, C.M.D.; CALOR, A.R. Ensino de biologia evolutiva utilizando a estrutura conceitual da sistemática filogenética-I. Ciência & Ensino, v.1, n.2, p. 1-8, 2007. /*ref*/SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. /*ref*/SOUZA, S. J. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas-SP: Papirus, 1994. /*ref*/TAKEUCHI, M.R. Livros escolares e ensino de ciências na instrução pública elementar brasileira do século XIX ao XX. Tese. 227f. 2017. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Amaz RECM http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Amaz RECM http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 32 (2018); 130-144 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 32 (2018); 130-144 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465147562917888 |