Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klepka, Verônica
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Corazza, Maria Julia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6186
Resumo: TThe work has as a study focus on the continuous reflective formation of a professor of Sciences and Biology during a course aimed at learning the Systematic Phylogenetic. The reflection occurred later to a simulated class, the result of the command requested to the participants of the course on how they would work the biological classification with its class. The objective was to identify in the autoscopy of the teacher indications of the reflection characterized by Schön. We observed that the retrospective reflections on reflection for action were more significant, since they clearly demonstrated the moments of reflection-in-action of lesson planning, an individual moment that proved to be of great importance to the teacher. The epistemological assumptions regarding reflection in and about teaching practice allowed us to observe the teacher's learning, their development, and their choices, as well as the difficulties encountered before and after the practice of the teaching practice regarding the content of systematic phylogenetic
id UFPA-7_cb520e7ca232ca77fe6bb9720d9bb696
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6186
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogenyAutoscopia de uma professora em formação continuada para a aprendizagem da filogeniascience teaching; reflective professor; autoscopy; continuing educationensino de ciências; professor reflexivo; autoscopia; formação continuadaTThe work has as a study focus on the continuous reflective formation of a professor of Sciences and Biology during a course aimed at learning the Systematic Phylogenetic. The reflection occurred later to a simulated class, the result of the command requested to the participants of the course on how they would work the biological classification with its class. The objective was to identify in the autoscopy of the teacher indications of the reflection characterized by Schön. We observed that the retrospective reflections on reflection for action were more significant, since they clearly demonstrated the moments of reflection-in-action of lesson planning, an individual moment that proved to be of great importance to the teacher. The epistemological assumptions regarding reflection in and about teaching practice allowed us to observe the teacher's learning, their development, and their choices, as well as the difficulties encountered before and after the practice of the teaching practice regarding the content of systematic phylogeneticO trabalho tem como foco de estudo a formação continuada reflexiva de uma professora de Ciências e Biologia durante um curso voltado a aprendizagem da Sistemática Filogenética. A reflexão ocorreu posteriormente a uma aula simulada, resultado do comando solicitado aos participantes do curso sobre como trabalhariam a classificação biológica com sua turma. O objetivo foi identificar na autoscopia da professora indícios da reflexão caracterizada por Schön. Observamos que as reflexões retrospectivas sobre a reflexão para a ação foram mais significativas, pois demonstraram com clareza os momentos da reflexão-na-ação de planejamento da aula, momento individual que demonstrou ser de grande importância para a professora. Os pressupostos epistemológicos com relação à reflexão na e sobre a prática docente nos permitiram observar as aprendizagens da professora, seu desenvolvimento e suas escolhas, bem como as dificuldades encontradas antes e depois do exercício da prática docente quanto ao conteúdo de sistemática filogenéticaUniversidade Federal do ParáKlepka, VerônicaCorazza, Maria Julia2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/618610.18542/amazrecm.v14i32.6186Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 32 (2018); 130-144Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 32 (2018); 130-1442317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6186/5272/*ref*/ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. Comunicação. Anais do 8º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Portugal, 1994./*ref*/AMORIM, D. S. Fundamentos de sistemática filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 2002./*ref*/AMORIM, D.S. Paradigmas pré-evolucionistas, espécies ancestrais e o ensino de zoologia e botânica. Ciência & Ambiente, n. 36, p. 125-150, 2008./*ref*/ARRIGO, V.; LORENCINI JR., A. BROIETTI, F.C.D. A autoscopia bifásica integrada ao microensino: uma estratégia de intervenção reflexiva na formação de professores de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n.1, p. 01-22, 2017./*ref*/BRASIL. Decreto no 19.800, de 18 de abril de 1931. Programas do curso fundamental do ensino secundário e instruções metodológicas. Diário Oficial, Rio de Janeiro, RJ, 31 de julho de 1931./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002./*ref*/CORDEIRO, R.S.; MORINI, M.S.C. Historia da filogenia: uma análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD/2015. Revista Científica UMC, v.2, n.2, p.1-15, 2017./*ref*/KLEPKA, V. Mudanças históricas e epistemológicas na taxonomia e suas repercussões atuais no ensino de ciências e Biologia. Tese, Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017./*ref*/LIPORINI, T. Q. O ensino de sistemática e taxonomia biológica no ensino médio da rede estadual no município de São Carlos. Dissertação. 186 f. 2016. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2016./*ref*/LOPES, W.R.; VASCONCELOS, S.D. Representações e distorções conceituais do conteúdo “filogenia” em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ensaio, v. 14, n.3, p. 149-165, 2012./*ref*/RODARTE, M.F.; SANTOS, F.S. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia. Anais. 6º Seminário interno do programa de Pós-Graduação multiunidades em ensino de ciências e matemática – PECIM, Unicamp. 29 a 30 set. p. 73-83, 2016./*ref*/RODARTE, M.F.; SANTOS, F.S. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia. Anais. 6º Seminário interno do programa de Pós-Graduação multiunidades em ensino de ciências e matemática – PECIM, Unicamp. 29 a 30 set. p. 73-83, 2016./*ref*/SADALLA, A. M. F. A.; LAROCCA, P. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, v. 30 n.3, p. 419-433, 2004./*ref*/SANTOS, C.M.D.; CALOR, A.R. Ensino de biologia evolutiva utilizando a estrutura conceitual da sistemática filogenética-I. Ciência & Ensino, v.1, n.2, p. 1-8, 2007./*ref*/SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000./*ref*/SOUZA, S. J. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas-SP: Papirus, 1994./*ref*/TAKEUCHI, M.R. Livros escolares e ensino de ciências na instrução pública elementar brasileira do século XIX ao XX. Tese. 227f. 2017. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.Direitos autorais 2018 Amaz RECMhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-13T17:31:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6186Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2019-07-13T17:31:03Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny
Autoscopia de uma professora em formação continuada para a aprendizagem da filogenia
title Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny
spellingShingle Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny
Klepka, Verônica
science teaching; reflective professor; autoscopy; continuing education
ensino de ciências; professor reflexivo; autoscopia; formação continuada
title_short Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny
title_full Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny
title_fullStr Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny
title_full_unstemmed Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny
title_sort Autoscopy of a teacher in continued training for the learning of phylogeny
author Klepka, Verônica
author_facet Klepka, Verônica
Corazza, Maria Julia
author_role author
author2 Corazza, Maria Julia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Klepka, Verônica
Corazza, Maria Julia
dc.subject.por.fl_str_mv science teaching; reflective professor; autoscopy; continuing education
ensino de ciências; professor reflexivo; autoscopia; formação continuada
topic science teaching; reflective professor; autoscopy; continuing education
ensino de ciências; professor reflexivo; autoscopia; formação continuada
description TThe work has as a study focus on the continuous reflective formation of a professor of Sciences and Biology during a course aimed at learning the Systematic Phylogenetic. The reflection occurred later to a simulated class, the result of the command requested to the participants of the course on how they would work the biological classification with its class. The objective was to identify in the autoscopy of the teacher indications of the reflection characterized by Schön. We observed that the retrospective reflections on reflection for action were more significant, since they clearly demonstrated the moments of reflection-in-action of lesson planning, an individual moment that proved to be of great importance to the teacher. The epistemological assumptions regarding reflection in and about teaching practice allowed us to observe the teacher's learning, their development, and their choices, as well as the difficulties encountered before and after the practice of the teaching practice regarding the content of systematic phylogenetic
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6186
10.18542/amazrecm.v14i32.6186
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6186
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v14i32.6186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6186/5272
/*ref*/ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. Comunicação. Anais do 8º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Portugal, 1994.
/*ref*/AMORIM, D. S. Fundamentos de sistemática filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 2002.
/*ref*/AMORIM, D.S. Paradigmas pré-evolucionistas, espécies ancestrais e o ensino de zoologia e botânica. Ciência & Ambiente, n. 36, p. 125-150, 2008.
/*ref*/ARRIGO, V.; LORENCINI JR., A. BROIETTI, F.C.D. A autoscopia bifásica integrada ao microensino: uma estratégia de intervenção reflexiva na formação de professores de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n.1, p. 01-22, 2017.
/*ref*/BRASIL. Decreto no 19.800, de 18 de abril de 1931. Programas do curso fundamental do ensino secundário e instruções metodológicas. Diário Oficial, Rio de Janeiro, RJ, 31 de julho de 1931.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
/*ref*/CORDEIRO, R.S.; MORINI, M.S.C. Historia da filogenia: uma análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD/2015. Revista Científica UMC, v.2, n.2, p.1-15, 2017.
/*ref*/KLEPKA, V. Mudanças históricas e epistemológicas na taxonomia e suas repercussões atuais no ensino de ciências e Biologia. Tese, Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
/*ref*/LIPORINI, T. Q. O ensino de sistemática e taxonomia biológica no ensino médio da rede estadual no município de São Carlos. Dissertação. 186 f. 2016. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2016.
/*ref*/LOPES, W.R.; VASCONCELOS, S.D. Representações e distorções conceituais do conteúdo “filogenia” em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ensaio, v. 14, n.3, p. 149-165, 2012.
/*ref*/RODARTE, M.F.; SANTOS, F.S. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia. Anais. 6º Seminário interno do programa de Pós-Graduação multiunidades em ensino de ciências e matemática – PECIM, Unicamp. 29 a 30 set. p. 73-83, 2016.
/*ref*/RODARTE, M.F.; SANTOS, F.S. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia. Anais. 6º Seminário interno do programa de Pós-Graduação multiunidades em ensino de ciências e matemática – PECIM, Unicamp. 29 a 30 set. p. 73-83, 2016.
/*ref*/SADALLA, A. M. F. A.; LAROCCA, P. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, v. 30 n.3, p. 419-433, 2004.
/*ref*/SANTOS, C.M.D.; CALOR, A.R. Ensino de biologia evolutiva utilizando a estrutura conceitual da sistemática filogenética-I. Ciência & Ensino, v.1, n.2, p. 1-8, 2007.
/*ref*/SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
/*ref*/SOUZA, S. J. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas-SP: Papirus, 1994.
/*ref*/TAKEUCHI, M.R. Livros escolares e ensino de ciências na instrução pública elementar brasileira do século XIX ao XX. Tese. 227f. 2017. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Amaz RECM
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Amaz RECM
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 32 (2018); 130-144
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 32 (2018); 130-144
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465147562917888