Piaget como referencial teórico para o ensino e aprendizagem de adolescentes e adultos

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Autor(a) principal: Yamazaki, Sérgio Choiti
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira, Labarce, Eliane Cerdas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7001
Resumo: Foram muitas as contribuições da epistemologia de Jean Piaget ao ensino de diversas áreas do conhecimento no decorrer das últimas décadas. As perspectivas interacionistas, críticas e progressistas que têm sido comumente adotadas, deram ao movimento construtivista um potencial interpretativo capaz de analisar os processos didático-pedagógicos por meio de superações de concepções individuais de senso comum. Apesar disso, por meio de nossa vivência em nossas atividades docentes cotidianas, levantamos a hipótese de que não é incomum a compreensão do aporte teórico piagetiano como uma referência teórica capaz de lidar somente com situações que envolvem eminentemente crianças e o início da adolescência. Os manuais didáticos que visam divulgar as contribuições piagetianas, apontam preponderantemente os conceitos e análises que se referem ou se enquadram à educação infantil, o que obstaculiza sua incorporação como referência teórica para investigações de situações que remetem ao Ensino Médio e ao Ensino Superior. Este trabalho trata-se de análises de uma pesquisa empírica feita com alunos de uma universidade pública do Brasil, que visou corroborar ou refutar nossa hipótese. Por fim, sugerimos para formação inicial ou continuada de professores, materiais que dizem respeito a pesquisas que se usam desta epistemologia a fim de estendê-la e de torná-la acessível para o docente em seu trabalho cotidiano
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Apesar disso, por meio de nossa vivência em nossas atividades docentes cotidianas, levantamos a hipótese de que não é incomum a compreensão do aporte teórico piagetiano como uma referência teórica capaz de lidar somente com situações que envolvem eminentemente crianças e o início da adolescência. Os manuais didáticos que visam divulgar as contribuições piagetianas, apontam preponderantemente os conceitos e análises que se referem ou se enquadram à educação infantil, o que obstaculiza sua incorporação como referência teórica para investigações de situações que remetem ao Ensino Médio e ao Ensino Superior. Este trabalho trata-se de análises de uma pesquisa empírica feita com alunos de uma universidade pública do Brasil, que visou corroborar ou refutar nossa hipótese. Por fim, sugerimos para formação inicial ou continuada de professores, materiais que dizem respeito a pesquisas que se usam desta epistemologia a fim de estendê-la e de torná-la acessível para o docente em seu trabalho cotidianoJean Piaget's theory has given many contributions to the teaching of several areas of knowledge over the last decades. The interactionist, critical, and progressive perspectives that have been commonly adopted have given the constructivist movement an interpretive potential capable of analyzing the didactic-pedagogical processes by overcoming individual concepts of common sense. Despite this, through our experience in our daily teaching activities, we hypothesize that it is not uncommon to understand the Piagetian theoretical contribution as a theoretical reference capable of dealing only with situations that eminently involve children and the beginning of adolescence. The textbooks that have the objective of disseminating Piagetian contributions mainly describe the concepts and analyzes that point to or are related to early childhood education, which hinders their introduction as a theoretical reference for investigations of situations that lead to High School and Higher Education. his paper makes an analysis of an empirical research done with students of a public university in Brazil that sought to confirm or refute our hypothesis. Finally, we suggest for initial teacher training or teacher training, materials that relate to research using this epistemology in order to extend it and make it accessible to the teacher in his daily work.Universidade Federal do ParáYamazaki, Sérgio ChoitiYamazaki, Regiani Magalhães de OliveiraLabarce, Eliane Cerdas2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/700110.18542/amazrecm.v15i34.7001Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 66-79Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 66-792317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7001/6035/*ref*/AUBREY, Carol. 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