O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5826 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo analisar as possíveis influências da Pedagogia da Assimilação Solidária (AS) no processo de ensino e aprendizagem de Limites em uma turma de Cálculo I. A AS é uma proposta alternativa de ensino, contrapondo o ensino tradicional de matemática, proporcionando que os estudantes recebam bônus, em notas, pelo trabalho de aprendizagem realizado em grupo, sem relação com a nota da avaliação. O trabalho de aprendizagem se dá pelo tempo que o grupo permaneceu discutindo e resolvendo situações-problema, sem considerar quantos problemas resolveu corretamente. Para determinar as formas de promoção e avaliação é necessário um contrato de trabalho, discutido e aprovado pela maioria dos estudantes de forma democrática. O trabalho de aprendizagem de cada aula é baseado em uma ficha de trabalho, composta por problemas sobre o tema abordado. Neste artigo, analisamos as atividades sobre limites, aplicada com 37 estudantes de uma turma de Cálculo I de uma universidade pública de Santa Catarina. Os dados foram compostos pela ficha de trabalho e pelas intervenções do professor-pesquisador durante a aplicação da proposta. Com os resultados percebemos que a intervenção foi satisfatória para a compreensão dos conceitos abordados e para autonomia de aprendizagem dos estudantes. |
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O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação SolidáriaThe teaching and learning process of Limits in Solidary Assimilationassimilação solidária; limites; intervenção em sala de aulasolidarity assimilation; limits; classroom interventionsEste artigo teve como objetivo analisar as possíveis influências da Pedagogia da Assimilação Solidária (AS) no processo de ensino e aprendizagem de Limites em uma turma de Cálculo I. A AS é uma proposta alternativa de ensino, contrapondo o ensino tradicional de matemática, proporcionando que os estudantes recebam bônus, em notas, pelo trabalho de aprendizagem realizado em grupo, sem relação com a nota da avaliação. O trabalho de aprendizagem se dá pelo tempo que o grupo permaneceu discutindo e resolvendo situações-problema, sem considerar quantos problemas resolveu corretamente. Para determinar as formas de promoção e avaliação é necessário um contrato de trabalho, discutido e aprovado pela maioria dos estudantes de forma democrática. O trabalho de aprendizagem de cada aula é baseado em uma ficha de trabalho, composta por problemas sobre o tema abordado. Neste artigo, analisamos as atividades sobre limites, aplicada com 37 estudantes de uma turma de Cálculo I de uma universidade pública de Santa Catarina. Os dados foram compostos pela ficha de trabalho e pelas intervenções do professor-pesquisador durante a aplicação da proposta. Com os resultados percebemos que a intervenção foi satisfatória para a compreensão dos conceitos abordados e para autonomia de aprendizagem dos estudantes.This paper aims to analyze the possible influences of the Solidarity Assimilation Pedagogy (SA) in the process of teaching and learning of limit in a classroom of Calculus I. The SA is an alternative proposal, in contrast to traditional mathematics teaching, allowing students to receive bonus grades for group learning work unrelated to the assessment grade. The learning work takes place by the time the group stayed discussing and solving problem situations, without considering how many problems it solved correctly. To determine the forms of promotion and evaluation, an employment contract is required, discussed and approved by many of the students, in a democratic way. The learning work of each class is based on a activity sheets composed of problems on the topic addressed. In this article, we analyze the activities of limits, applied with 37 students from a class of Calculus I of a public university in Santa Catarina. The data were composed by the activity sheets and the interventions of the professor-researcher during the application of the proposal. With the results, we realized that the intervention was satisfactory for understanding the concepts addressed and for students' learning autonomy.Universidade Federal do ParáZimdars, Eduardo RafaelMunhoz, Regina Helena2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/582610.18542/amazrecm.v15i34.5826Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 18-30Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 18-302317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5826/6083/*ref*/BALDINO, R.R. Assimilação Solidária onze anos depois. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 1994./*ref*/BALDINO, R.R. Assimilação Solidária. 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