O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimdars, Eduardo Rafael
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Munhoz, Regina Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5826
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar as possíveis influências da Pedagogia da Assimilação Solidária (AS) no processo de ensino e aprendizagem de Limites em uma turma de Cálculo I. A AS é uma proposta alternativa de ensino, contrapondo o ensino tradicional de matemática, proporcionando que os estudantes recebam bônus, em notas, pelo trabalho de aprendizagem realizado em grupo, sem relação com a nota da avaliação. O trabalho de aprendizagem se dá pelo tempo que o grupo permaneceu discutindo e resolvendo situações-problema, sem considerar quantos problemas resolveu corretamente. Para determinar as formas de promoção e avaliação é necessário um contrato de trabalho, discutido e aprovado pela maioria dos estudantes de forma democrática. O trabalho de aprendizagem de cada aula é baseado em uma ficha de trabalho, composta por problemas sobre o tema abordado. Neste artigo, analisamos as atividades sobre limites, aplicada com 37 estudantes de uma turma de Cálculo I de uma universidade pública de Santa Catarina. Os dados foram compostos pela ficha de trabalho e pelas intervenções do professor-pesquisador durante a aplicação da proposta. Com os resultados percebemos que a intervenção foi satisfatória para a compreensão dos conceitos abordados e para autonomia de aprendizagem dos estudantes.
id UFPA-7_d335b783c7a5bb717e466edd3218c73c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5826
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação SolidáriaThe teaching and learning process of Limits in Solidary Assimilationassimilação solidária; limites; intervenção em sala de aulasolidarity assimilation; limits; classroom interventionsEste artigo teve como objetivo analisar as possíveis influências da Pedagogia da Assimilação Solidária (AS) no processo de ensino e aprendizagem de Limites em uma turma de Cálculo I. A AS é uma proposta alternativa de ensino, contrapondo o ensino tradicional de matemática, proporcionando que os estudantes recebam bônus, em notas, pelo trabalho de aprendizagem realizado em grupo, sem relação com a nota da avaliação. O trabalho de aprendizagem se dá pelo tempo que o grupo permaneceu discutindo e resolvendo situações-problema, sem considerar quantos problemas resolveu corretamente. Para determinar as formas de promoção e avaliação é necessário um contrato de trabalho, discutido e aprovado pela maioria dos estudantes de forma democrática. O trabalho de aprendizagem de cada aula é baseado em uma ficha de trabalho, composta por problemas sobre o tema abordado. Neste artigo, analisamos as atividades sobre limites, aplicada com 37 estudantes de uma turma de Cálculo I de uma universidade pública de Santa Catarina. Os dados foram compostos pela ficha de trabalho e pelas intervenções do professor-pesquisador durante a aplicação da proposta. Com os resultados percebemos que a intervenção foi satisfatória para a compreensão dos conceitos abordados e para autonomia de aprendizagem dos estudantes.This paper aims to analyze the possible influences of the Solidarity Assimilation Pedagogy (SA) in the process of teaching and learning of limit in a classroom of Calculus I. The SA is an alternative proposal, in contrast to traditional mathematics teaching, allowing students to receive bonus grades for group learning work unrelated to the assessment grade. The learning work takes place by the time the group stayed discussing and solving problem situations, without considering how many problems it solved correctly. To determine the forms of promotion and evaluation, an employment contract is required, discussed and approved by many of the students, in a democratic way. The learning work of each class is based on a activity sheets composed of problems on the topic addressed. In this article, we analyze the activities of limits, applied with 37 students from a class of Calculus I of a public university in Santa Catarina. The data were composed by the activity sheets and the interventions of the professor-researcher during the application of the proposal. With the results, we realized that the intervention was satisfactory for understanding the concepts addressed and for students' learning autonomy.Universidade Federal do ParáZimdars, Eduardo RafaelMunhoz, Regina Helena2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/582610.18542/amazrecm.v15i34.5826Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 18-30Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 18-302317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5826/6083/*ref*/BALDINO, R.R. Assimilação Solidária onze anos depois. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 1994./*ref*/BALDINO, R.R. Assimilação Solidária. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 2001./*ref*/BALDINO, R.R. Assimilação Solidária: escola, mais-valia e consciência cínica Educação em Foco, Juiz de Fora, Editora da UFJF, v.3, n. 1, p. 39-65, mar. /ago. 1998./*ref*/BALDINO, R.R. Normas da Assimilação Solidária. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 1995./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1977./*ref*/BOGDAN, R.C; BIKLEN, S.K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994./*ref*/D’AMBROSIO, B. Como Ensinar Matemática Hoje? SBEM, Brasília, ano 2, n.2, p.15-19, 1989./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, ed. 17, 1987./*ref*/SANTOS, J.R; DALTO, J.O. Sobre a análise de conteúdo, análise textual discursiva e análise narrativa: investigando produções escritas em matemática. Anais do V seminário internacional de pesquisa em Educação Matemática. Rio de Janeiro, 2012./*ref*/SILVA, M.R.G. Avaliação e trabalho em grupo em assimilação solidária: análise de uma intervenção. Rio Claro, 1997. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista./*ref*/VIEIRA, A. F. Ensino do Cálculo Diferencial e Integral: das técnicas ao humans-with-media. 2013. 204 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013./*ref*/ZIMDARS, E.R. Pedagogia da Assimilação Solidária: Desafios e Possibilidades no Processo de Ensino e Aprendizagem de Limites. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2018.Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:23:56Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5826Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:23:56Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária
The teaching and learning process of Limits in Solidary Assimilation
title O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária
spellingShingle O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária
Zimdars, Eduardo Rafael
assimilação solidária; limites; intervenção em sala de aula
solidarity assimilation; limits; classroom interventions
title_short O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária
title_full O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária
title_sort O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária
author Zimdars, Eduardo Rafael
author_facet Zimdars, Eduardo Rafael
Munhoz, Regina Helena
author_role author
author2 Munhoz, Regina Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Zimdars, Eduardo Rafael
Munhoz, Regina Helena
dc.subject.por.fl_str_mv assimilação solidária; limites; intervenção em sala de aula
solidarity assimilation; limits; classroom interventions
topic assimilação solidária; limites; intervenção em sala de aula
solidarity assimilation; limits; classroom interventions
description Este artigo teve como objetivo analisar as possíveis influências da Pedagogia da Assimilação Solidária (AS) no processo de ensino e aprendizagem de Limites em uma turma de Cálculo I. A AS é uma proposta alternativa de ensino, contrapondo o ensino tradicional de matemática, proporcionando que os estudantes recebam bônus, em notas, pelo trabalho de aprendizagem realizado em grupo, sem relação com a nota da avaliação. O trabalho de aprendizagem se dá pelo tempo que o grupo permaneceu discutindo e resolvendo situações-problema, sem considerar quantos problemas resolveu corretamente. Para determinar as formas de promoção e avaliação é necessário um contrato de trabalho, discutido e aprovado pela maioria dos estudantes de forma democrática. O trabalho de aprendizagem de cada aula é baseado em uma ficha de trabalho, composta por problemas sobre o tema abordado. Neste artigo, analisamos as atividades sobre limites, aplicada com 37 estudantes de uma turma de Cálculo I de uma universidade pública de Santa Catarina. Os dados foram compostos pela ficha de trabalho e pelas intervenções do professor-pesquisador durante a aplicação da proposta. Com os resultados percebemos que a intervenção foi satisfatória para a compreensão dos conceitos abordados e para autonomia de aprendizagem dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5826
10.18542/amazrecm.v15i34.5826
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5826
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v15i34.5826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5826/6083
/*ref*/BALDINO, R.R. Assimilação Solidária onze anos depois. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 1994.
/*ref*/BALDINO, R.R. Assimilação Solidária. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 2001.
/*ref*/BALDINO, R.R. Assimilação Solidária: escola, mais-valia e consciência cínica Educação em Foco, Juiz de Fora, Editora da UFJF, v.3, n. 1, p. 39-65, mar. /ago. 1998.
/*ref*/BALDINO, R.R. Normas da Assimilação Solidária. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 1995.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1977.
/*ref*/BOGDAN, R.C; BIKLEN, S.K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
/*ref*/D’AMBROSIO, B. Como Ensinar Matemática Hoje? SBEM, Brasília, ano 2, n.2, p.15-19, 1989.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, ed. 17, 1987.
/*ref*/SANTOS, J.R; DALTO, J.O. Sobre a análise de conteúdo, análise textual discursiva e análise narrativa: investigando produções escritas em matemática. Anais do V seminário internacional de pesquisa em Educação Matemática. Rio de Janeiro, 2012.
/*ref*/SILVA, M.R.G. Avaliação e trabalho em grupo em assimilação solidária: análise de uma intervenção. Rio Claro, 1997. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista.
/*ref*/VIEIRA, A. F. Ensino do Cálculo Diferencial e Integral: das técnicas ao humans-with-media. 2013. 204 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
/*ref*/ZIMDARS, E.R. Pedagogia da Assimilação Solidária: Desafios e Possibilidades no Processo de Ensino e Aprendizagem de Limites. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 18-30
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 18-30
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465145800261632