A entrada das ciências nas escolas e o processo modernizador no Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Jonatas Barros e
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Nascimento, Lilian Cristina Barata Pereira, Lima, Marcelino Carmo de, Alves, José Jeronimo de Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15904
Resumo: As ciências, ou seja, os saberes originados na Europa com a ascensão da cultura moderna, e em oposição a tradição medieval, difundiram-se para outras partes do mundo à medida que foram encontrando condições para isso. Nosso propósito é compreender o processo inicial de inserção das ciências no sistema escolar da Amazônia, por meio das seguintes indagações: Que ciências foram estas? Que instituições de ensino as adotaram e em que momento? E, que condições encontraram para adentrar na cultura local? Analisando, inicialmente a historiografia, sobretudo no que se refere aos currículos das escolas, constatamos que, embora, a modernidade tenha começado a se inserir nas escolas da Amazônia com as Reformas Pombalinas, em meados do século XVIII, as ciências só foram incluídas nas escolas no século seguinte, com a entrada de Elementos de Física e de Química e Princípios Gerais de Botânica. Pela análise dos documentos, tal como, leis, relatórios, pronunciamentos, enfim, discursos elaborados por agentes da época, observamos que este acontecimento se tornou possível pelas condições criadas na cultura local, representada pela expansão da modernidade, em conformidade com os discursos que a promoviam, elaborados pelos governantes e outros agentes que tinham o poder de influenciar a inserção das ciências nos currículos escolares.
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spelling A entrada das ciências nas escolas e o processo modernizador no ParáInsertion of sciences in the amazon school system and the modernizing process in ParáHistória; Ciências; Educação; Cultura; AmazôniaHistory; Sciences; Education; Culture; AmazonAs ciências, ou seja, os saberes originados na Europa com a ascensão da cultura moderna, e em oposição a tradição medieval, difundiram-se para outras partes do mundo à medida que foram encontrando condições para isso. Nosso propósito é compreender o processo inicial de inserção das ciências no sistema escolar da Amazônia, por meio das seguintes indagações: Que ciências foram estas? Que instituições de ensino as adotaram e em que momento? E, que condições encontraram para adentrar na cultura local? Analisando, inicialmente a historiografia, sobretudo no que se refere aos currículos das escolas, constatamos que, embora, a modernidade tenha começado a se inserir nas escolas da Amazônia com as Reformas Pombalinas, em meados do século XVIII, as ciências só foram incluídas nas escolas no século seguinte, com a entrada de Elementos de Física e de Química e Princípios Gerais de Botânica. Pela análise dos documentos, tal como, leis, relatórios, pronunciamentos, enfim, discursos elaborados por agentes da época, observamos que este acontecimento se tornou possível pelas condições criadas na cultura local, representada pela expansão da modernidade, em conformidade com os discursos que a promoviam, elaborados pelos governantes e outros agentes que tinham o poder de influenciar a inserção das ciências nos currículos escolares.The sciences, that is, the knowledge that originated in Europe with the rise of modern culture, and in opposition to the medieval tradition, spread to other parts of the world as they found the conditions for it. Our purpose is to understand the initial process of insertion of science in the Amazonian school system, through the following questions: What sciences were these? Which educational institutions adopted them and when? And, what conditions did they find to enter the local culture? Analyzing, initially, the historiography, especially with regard to the curricula of the schools, we found that, although modernity had begun to be inserted in the schools of the Amazon, with the Reformas Pombalinas, in the mid-eighteenth century, the sciences were only included in schools, in the following century, with the entry Elements of Physics and Chemistry, and General Principles of Botany. Through the analysis of documents, such as laws, reports, pronouncements, in short, speeches elaborated by agents of the time, we found that this event was made possible by the conditions created in the local culture, represented by the expansion of modernity in accordance with the speeches that the promoted, prepared by government officials and other agents who had the power to influence the inclusion of science in school curricula.Universidade Federal do ParáBarros, Jonatas Barros eNascimento, Lilian Cristina Barata PereiraLima, Marcelino Carmo deAlves, José Jeronimo de Alencar2024-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1590410.18542/amazrecm.v20i44.15904Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 256-268Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 256-2682317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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