A entrada das ciências nas escolas e o processo modernizador no Pará
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Data de Publicação: | 2024 |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15904 |
Resumo: | As ciências, ou seja, os saberes originados na Europa com a ascensão da cultura moderna, e em oposição a tradição medieval, difundiram-se para outras partes do mundo à medida que foram encontrando condições para isso. Nosso propósito é compreender o processo inicial de inserção das ciências no sistema escolar da Amazônia, por meio das seguintes indagações: Que ciências foram estas? Que instituições de ensino as adotaram e em que momento? E, que condições encontraram para adentrar na cultura local? Analisando, inicialmente a historiografia, sobretudo no que se refere aos currículos das escolas, constatamos que, embora, a modernidade tenha começado a se inserir nas escolas da Amazônia com as Reformas Pombalinas, em meados do século XVIII, as ciências só foram incluídas nas escolas no século seguinte, com a entrada de Elementos de Física e de Química e Princípios Gerais de Botânica. Pela análise dos documentos, tal como, leis, relatórios, pronunciamentos, enfim, discursos elaborados por agentes da época, observamos que este acontecimento se tornou possível pelas condições criadas na cultura local, representada pela expansão da modernidade, em conformidade com os discursos que a promoviam, elaborados pelos governantes e outros agentes que tinham o poder de influenciar a inserção das ciências nos currículos escolares. |
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A entrada das ciências nas escolas e o processo modernizador no ParáInsertion of sciences in the amazon school system and the modernizing process in ParáHistória; Ciências; Educação; Cultura; AmazôniaHistory; Sciences; Education; Culture; AmazonAs ciências, ou seja, os saberes originados na Europa com a ascensão da cultura moderna, e em oposição a tradição medieval, difundiram-se para outras partes do mundo à medida que foram encontrando condições para isso. Nosso propósito é compreender o processo inicial de inserção das ciências no sistema escolar da Amazônia, por meio das seguintes indagações: Que ciências foram estas? Que instituições de ensino as adotaram e em que momento? E, que condições encontraram para adentrar na cultura local? Analisando, inicialmente a historiografia, sobretudo no que se refere aos currículos das escolas, constatamos que, embora, a modernidade tenha começado a se inserir nas escolas da Amazônia com as Reformas Pombalinas, em meados do século XVIII, as ciências só foram incluídas nas escolas no século seguinte, com a entrada de Elementos de Física e de Química e Princípios Gerais de Botânica. Pela análise dos documentos, tal como, leis, relatórios, pronunciamentos, enfim, discursos elaborados por agentes da época, observamos que este acontecimento se tornou possível pelas condições criadas na cultura local, representada pela expansão da modernidade, em conformidade com os discursos que a promoviam, elaborados pelos governantes e outros agentes que tinham o poder de influenciar a inserção das ciências nos currículos escolares.The sciences, that is, the knowledge that originated in Europe with the rise of modern culture, and in opposition to the medieval tradition, spread to other parts of the world as they found the conditions for it. Our purpose is to understand the initial process of insertion of science in the Amazonian school system, through the following questions: What sciences were these? Which educational institutions adopted them and when? And, what conditions did they find to enter the local culture? Analyzing, initially, the historiography, especially with regard to the curricula of the schools, we found that, although modernity had begun to be inserted in the schools of the Amazon, with the Reformas Pombalinas, in the mid-eighteenth century, the sciences were only included in schools, in the following century, with the entry Elements of Physics and Chemistry, and General Principles of Botany. Through the analysis of documents, such as laws, reports, pronouncements, in short, speeches elaborated by agents of the time, we found that this event was made possible by the conditions created in the local culture, represented by the expansion of modernity in accordance with the speeches that the promoted, prepared by government officials and other agents who had the power to influence the inclusion of science in school curricula.Universidade Federal do ParáBarros, Jonatas Barros eNascimento, Lilian Cristina Barata PereiraLima, Marcelino Carmo deAlves, José Jeronimo de Alencar2024-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1590410.18542/amazrecm.v20i44.15904Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 256-268Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 256-2682317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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Ensaio corográfico sobre a Província do Pará, Brasília, Senado Federal, 2004./*ref*/BATES, Henry Walter. Um naturalista no rio Amazonas, Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1979./*ref*/BARROS, Jônatas B.; ALVES, J. Jerônimo. As Ciências na Escola Normal do Pará: características e condições de inserção (1867 a 1890). In MENDES, Iran Abreu. STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Escolas Normais do Brasil: espaços de (trans)formação docente e produção de saberes profissionais. São Paulo-SP, Editora Livraria da Física, p. 431-449, 2020./*ref*/BOTO, Carlota. Iluminismo e Educação em Portugal: o legado do século XVIII ao XIX. In STEPHANEAU, M; BASTOS M. H. C. Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis Vozes, 2004./*ref*/CARDOSO, Teresa M.R.F. Levy. As Aulas Régias no Brasil. In STEPHANEAU M. e BASTOS M.H. Câmara. Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis- Rio de Janeiro, Vozes, 2011/*ref*/CARVALHO, Romulo de. 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Fala com que o Sr. Dr. José Joaquim da Cunha, Presidente Desta Província, Dirigiu a Assembleia Legislativa Provincial na Abertura da Mesma Assembleia no dia 15 de Agosto, de 1853. Pará, Typ. de Santos & filhos, 1853. Disponível em http://ddsnext.crl.edu/titles/172#?c=0&m=29&s=0&cv=12&r=0&xywh=-1229%2C0%2C4248%2C2996/*ref*/D’ANDRÉA, Francisco Joze de Souza Soares (1838). Discurso com que o Presidente da Província do Pará fez a Abertura da 1ª Sessão da Assembleia Provincial no dia 02, de março, de 1838. Pará, Typ. de Santos & filhos, 1838. Disponível em http://ddsnext.crl.edu/titles/172#?c=0&m=2&s=0&cv=0&r=0&xywh=-964%2C188%2C3575%2C2522/*ref*/D'AGUIAR, Fausto Augusto. Relatório Apresentado ao Sr. José Joaquim da Cunha, Presidente da Província do Pará, pelo Comendador Fausto Augusto D’aguiar, por Ocasião de Entregar-lhe a Administração da Província no dia 20 de agosto, de 1852. Pará, Typ. de Santos & filhos, 1838. Disponível em http://ddsnext.crl.edu/titles/172#?c=0&m=27&s=0&cv=0&r=0&xywh=-48%2C0%2C2479%2C1748/*ref*/FONSECA, Maria Rachel Fróes da. Ciência e educação na Escuela Nacional Preparatória (Mexico, 1867). História Unisinos, vol 18, n° 1 – janeiro/abril de 2014, p 56-57./*ref*/FLORENCE, Hercules. Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas de 1825 a 1829, São Paulo: Cultrix, 1977./*ref*/FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber, Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1986./*ref*/FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. In. DREYFUS, Hubert L. RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma Trajetória Filosófica: Para Além do Estruturalismo e da Hermenêutica, 2ª Ed, rev, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010./*ref*/FRANCO, Bernardo de Souza. Discurso recitado pelo Excmo. Sr. Doutor Bernardo de Souza Franco, Presidente da Província do Pará, quando abriu a Assembleia Legislativa, no dia 15, de agosto, de 1839. Pará, Typ. de Santos & filhos, 1839. 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