A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais

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Autor(a) principal: Brito Júnior, Jairo José Ribeiro Toscano de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Gabriel Cândido da, Rodrigues, Rodrigo Lins, Amorim, Americo Nobre Goncalves Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13547
Resumo: O desempenho escolar dos estudantes da educação básica, mensurado pelo Ideb a partir dos índices de aprovação das instituições escolares e de proficiência no Saeb (Prova Brasil), possui relação com aspectos sociais, como: renda familiar, trabalho doméstico, nível de escolaridade dos pais, dentre outros. Nesse sentido, esse trabalho tem como propósito demonstrar o quanto os aspectos relativos aos Índices de Nível Socioeconômico (Inse) afetam a proficiência em matemática dos estudantes dos Anos Finais das escolas públicas do Estado de Pernambuco. Para tal, aplicou-se técnicas de mineração de dados sobre os microdados coletados no banco de dados do INEP. Os resultados demonstram uma diferença estatisticamente significativa entre proficiências de matemática dos estudantes de Inses diferentes e destaca os tópicos socioeconômicos mais relevantes relacionados ao desempenho no Saeb.
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spelling A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados EducacionaisThe relationship between socioeconomic level and mathematics proficiency of 9th grade students from Pernambuco through Educational Data MiningMineração de dados; dados abertos; proficiência em matemática.Data mining; open data; math proficiency.O desempenho escolar dos estudantes da educação básica, mensurado pelo Ideb a partir dos índices de aprovação das instituições escolares e de proficiência no Saeb (Prova Brasil), possui relação com aspectos sociais, como: renda familiar, trabalho doméstico, nível de escolaridade dos pais, dentre outros. Nesse sentido, esse trabalho tem como propósito demonstrar o quanto os aspectos relativos aos Índices de Nível Socioeconômico (Inse) afetam a proficiência em matemática dos estudantes dos Anos Finais das escolas públicas do Estado de Pernambuco. Para tal, aplicou-se técnicas de mineração de dados sobre os microdados coletados no banco de dados do INEP. Os resultados demonstram uma diferença estatisticamente significativa entre proficiências de matemática dos estudantes de Inses diferentes e destaca os tópicos socioeconômicos mais relevantes relacionados ao desempenho no Saeb.The Basic education student's performance, measured by Ideb based on the approval rates of school institutions and proficiency in the Saeb (Brazilian National Exams), is related to social aspects, such as: family income, domestic work, parents' education level, among others. In this sense, this work is focused on demonstrating how aspects related to the Socioeconomic Level Index (Inse) affects the Final Years of public schools student's proficiency in mathematics in the State of Pernambuco. To this end, educational data mining techniques were applied to the microdata collected on the INEP's database. The results demonstrate a statistically significant difference between the student's math proficiencies belonging to different Inses and highlight the most relevant socioeconomic topics related to performance on the Saeb.Universidade Federal do ParáFundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de PernambucoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de EducaçãoEvanteBrito Júnior, Jairo José Ribeiro Toscano deSilva, Gabriel Cândido daRodrigues, Rodrigo LinsAmorim, Americo Nobre Goncalves Ferreira2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1354710.18542/amazrecm.v18i41.13547Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 112-126Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 112-1262317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/8311. Acessado em: 30 out. 2021.Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-28T12:54:22Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/13547Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-01-28T12:54:22Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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