A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13547 |
Resumo: | O desempenho escolar dos estudantes da educação básica, mensurado pelo Ideb a partir dos índices de aprovação das instituições escolares e de proficiência no Saeb (Prova Brasil), possui relação com aspectos sociais, como: renda familiar, trabalho doméstico, nível de escolaridade dos pais, dentre outros. Nesse sentido, esse trabalho tem como propósito demonstrar o quanto os aspectos relativos aos Índices de Nível Socioeconômico (Inse) afetam a proficiência em matemática dos estudantes dos Anos Finais das escolas públicas do Estado de Pernambuco. Para tal, aplicou-se técnicas de mineração de dados sobre os microdados coletados no banco de dados do INEP. Os resultados demonstram uma diferença estatisticamente significativa entre proficiências de matemática dos estudantes de Inses diferentes e destaca os tópicos socioeconômicos mais relevantes relacionados ao desempenho no Saeb. |
id |
UFPA-7_fa0a838304d90b78215a9e28c1680fab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/13547 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados EducacionaisThe relationship between socioeconomic level and mathematics proficiency of 9th grade students from Pernambuco through Educational Data MiningMineração de dados; dados abertos; proficiência em matemática.Data mining; open data; math proficiency.O desempenho escolar dos estudantes da educação básica, mensurado pelo Ideb a partir dos índices de aprovação das instituições escolares e de proficiência no Saeb (Prova Brasil), possui relação com aspectos sociais, como: renda familiar, trabalho doméstico, nível de escolaridade dos pais, dentre outros. Nesse sentido, esse trabalho tem como propósito demonstrar o quanto os aspectos relativos aos Índices de Nível Socioeconômico (Inse) afetam a proficiência em matemática dos estudantes dos Anos Finais das escolas públicas do Estado de Pernambuco. Para tal, aplicou-se técnicas de mineração de dados sobre os microdados coletados no banco de dados do INEP. Os resultados demonstram uma diferença estatisticamente significativa entre proficiências de matemática dos estudantes de Inses diferentes e destaca os tópicos socioeconômicos mais relevantes relacionados ao desempenho no Saeb.The Basic education student's performance, measured by Ideb based on the approval rates of school institutions and proficiency in the Saeb (Brazilian National Exams), is related to social aspects, such as: family income, domestic work, parents' education level, among others. In this sense, this work is focused on demonstrating how aspects related to the Socioeconomic Level Index (Inse) affects the Final Years of public schools student's proficiency in mathematics in the State of Pernambuco. To this end, educational data mining techniques were applied to the microdata collected on the INEP's database. The results demonstrate a statistically significant difference between the student's math proficiencies belonging to different Inses and highlight the most relevant socioeconomic topics related to performance on the Saeb.Universidade Federal do ParáFundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de PernambucoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de EducaçãoEvanteBrito Júnior, Jairo José Ribeiro Toscano deSilva, Gabriel Cândido daRodrigues, Rodrigo LinsAmorim, Americo Nobre Goncalves Ferreira2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1354710.18542/amazrecm.v18i41.13547Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 112-126Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 112-1262317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13547/9558/*ref*/ALVES, T., PASSADOR, C. S., & NORONHA, A. B. A relação entre desempenho escolar, condições de oferta de ensino e origem socioeconômica em escolas da rede pública de ensino. In XXIII Simpósio Brasileiro, V congresso Luso-Brasileiro e I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Thiago-Alves-9/publication/228593289_A_relacao_entre_desempenho_escolar_condicoes_de_oferta_de_ensino_e_origem_socio-economica_em_escolas_da_rede_publica_de_ensino/links/00b4953712d2a86e0c000000/A-relacao-entre-desempenho-escolar-condicoes-de-oferta-de-ensino-e-origem-socio-economica-em-escolas-da-rede-publica-de-ensino.pdf. Acessado em: 08 out. 2021./*ref*/ALVES, T., GOUVÊA, M. A., & VIANA, A. B. N. Proposta de um indicador socioeconômico para os alunos das escolas públicas dos municípios brasileiros. Dados, vol. 57, p. 129-166, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/SJx5twFq7Y6VjdJJhsqfcYS/?lang=pt. Acessado em: 15 out. 2021./*ref*/AMÉRICO, B. L., & LACRUZ, A. J. Contexto e desempenho escolar: análise das notas na Prova Brasil das escolas capixabas por meio de regressão linear múltipla. Revista de Administração Pública, vol. 51, p. 854-878, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/SJx5twFq7Y6VjdJJhsqfcYS/?lang=pt. Acessado em: 15 out. 2021./*ref*/ARAÚJO, J. M., MARTIN, D. G., FERREIRA, M. A. M., & FARIA, E. D. Fatores determinantes do desempenho educacional no Sudeste Brasileiro. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, vol. 14, no. 38, p. 3507-3525, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Juliana-Araujo-13/publication/340738558_Fatores_determinantes_do_desempenho_educacional_no_sudeste_brasileiro/links/5e9b079d299bf13079a3f95e/Fatores-determinantes-do-desempenho-educacional-no-sudeste-brasileiro.pdf. Acessado em: 08 out. 2021./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Sistema de Avaliação da Educação Básica: Documentos de referência versão preliminar. Brasília, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/saeb_documentos_referencia_versao_preliminar.pdf. Acessado em: 15 out. 2021./*ref*/CARVALHO, I. D., SANTOS, J. D., & CHRISPINO, Á. Sucesso e fracasso no ensino fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, vol. 12, no. 34, p. 136-161, 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2248/pdf. Acessado em: 08 out. 2021./*ref*/FERREIRA, R. C., DA SILVA GUILHERME, O. D., & DE OLIVEIRA, A. F. Indicadores socioeconômicos e desempenho educacional no estado do Tocantins-Br: uma realidade desafiadora apresentada a partir das microrregiões tocantinenses. Entorno Geográfico, 2016. Disponível em: https://bibliotecadigital.univalle.edu.co/handle/10893/11530. Acessado em: 21 out. 2021./*ref*/GOMES, C. M. A., FLEITH, D. D. S., MARINHO-ARAUJO, C. M., & RABELO, M. L. Preditores do Desempenho em Matemática de Estudantes do Ensino Médio. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 36, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/nmFpbxGtkNVM9x96ZSdLLnr/abstract/?lang=pt. Acessado em: 15 out. 2021./*ref*/GUEDES, T., LEMOS, K. R., & LACRUZ, A. J. Modelo de regressão logística aplicado na classificação do desempenho de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas estaduais do Espírito Santo no Saeb. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, vol. 11, p. 8-19, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7774471. Acessado em: 08 out. 2021./*ref*/KASSAMBARA, A. Machine learning essentials: Practical guide in R. Sthda, 2018./*ref*/LUNA, L. C.; CARVALHO, J. I. F. “Oi, Quem está olhando minhas estatísticas?”–Uma discussão do desempenho de estudantes da Educação Básica sobre média aritmética. Amazónia: Revista de educação em ciências e matemáticas, v. 15, n. 33, p. 151-166, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6116. Acesso em: 21 dez. 2022./*ref*/MAROCO, J. Análise Estatística com o SPSS Statistics: 7ª edição. ReportNumber, Lda, 2018./*ref*/PAULA, J. S. Elementos associados à proficiência em Matemática: um estudo aplicado as escolas públicas em Alagoas. Diversitas Journal, vol. 6, no. 1, 1114-1141, 2021. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1487. Acessado em: 15 out. 2021./*ref*/PROENÇA, M. C.; MAIA-AFONSO, E. J.; TRAVASSOS, W. B. & CASTILHO, G. R. Resolução de Problemas de Matemática: análise das dificuldades de alunos do 9. º ano do ensino fundamental. Amazónia: Revista de educação em ciências e matemáticas, v. 16, n. 36, p. 224-243, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8639. Acesso em: 21 dez. 2022./*ref*/SILVA, P., DO NASCIMENTO, R. L. S., LIMA, M., FAGUNDES, R., & DE SOUZA, F. D. F. Modelos de regressão aplicados a predição do desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental. In Brazilian Symposium on Computers in Education, vol. 30, no. 1, p. 1621, 2019. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/sbie/article/view/8895. Acessado em: 08 out. 2021./*ref*/VIANA, K. C., DO NASCIMENTO, T. S., MEIRELES, K. D., HOMRICH, G. H., & SEIBERT, C. S. O impacto das condições sociais na formação dos alunos do Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira em Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Revista Interface (Porto Nacional), vol. 18, no. 18, 47-56, 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/8311. Acessado em: 30 out. 2021.Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-28T12:54:22Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/13547Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-01-28T12:54:22Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais The relationship between socioeconomic level and mathematics proficiency of 9th grade students from Pernambuco through Educational Data Mining |
title |
A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais |
spellingShingle |
A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais Brito Júnior, Jairo José Ribeiro Toscano de Mineração de dados; dados abertos; proficiência em matemática. Data mining; open data; math proficiency. |
title_short |
A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais |
title_full |
A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais |
title_fullStr |
A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais |
title_full_unstemmed |
A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais |
title_sort |
A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais |
author |
Brito Júnior, Jairo José Ribeiro Toscano de |
author_facet |
Brito Júnior, Jairo José Ribeiro Toscano de Silva, Gabriel Cândido da Rodrigues, Rodrigo Lins Amorim, Americo Nobre Goncalves Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gabriel Cândido da Rodrigues, Rodrigo Lins Amorim, Americo Nobre Goncalves Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação Evante |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito Júnior, Jairo José Ribeiro Toscano de Silva, Gabriel Cândido da Rodrigues, Rodrigo Lins Amorim, Americo Nobre Goncalves Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mineração de dados; dados abertos; proficiência em matemática. Data mining; open data; math proficiency. |
topic |
Mineração de dados; dados abertos; proficiência em matemática. Data mining; open data; math proficiency. |
description |
O desempenho escolar dos estudantes da educação básica, mensurado pelo Ideb a partir dos índices de aprovação das instituições escolares e de proficiência no Saeb (Prova Brasil), possui relação com aspectos sociais, como: renda familiar, trabalho doméstico, nível de escolaridade dos pais, dentre outros. Nesse sentido, esse trabalho tem como propósito demonstrar o quanto os aspectos relativos aos Índices de Nível Socioeconômico (Inse) afetam a proficiência em matemática dos estudantes dos Anos Finais das escolas públicas do Estado de Pernambuco. Para tal, aplicou-se técnicas de mineração de dados sobre os microdados coletados no banco de dados do INEP. Os resultados demonstram uma diferença estatisticamente significativa entre proficiências de matemática dos estudantes de Inses diferentes e destaca os tópicos socioeconômicos mais relevantes relacionados ao desempenho no Saeb. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13547 10.18542/amazrecm.v18i41.13547 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13547 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v18i41.13547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13547/9558 /*ref*/ALVES, T., PASSADOR, C. S., & NORONHA, A. B. A relação entre desempenho escolar, condições de oferta de ensino e origem socioeconômica em escolas da rede pública de ensino. In XXIII Simpósio Brasileiro, V congresso Luso-Brasileiro e I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Thiago-Alves-9/publication/228593289_A_relacao_entre_desempenho_escolar_condicoes_de_oferta_de_ensino_e_origem_socio-economica_em_escolas_da_rede_publica_de_ensino/links/00b4953712d2a86e0c000000/A-relacao-entre-desempenho-escolar-condicoes-de-oferta-de-ensino-e-origem-socio-economica-em-escolas-da-rede-publica-de-ensino.pdf. Acessado em: 08 out. 2021. /*ref*/ALVES, T., GOUVÊA, M. A., & VIANA, A. B. N. Proposta de um indicador socioeconômico para os alunos das escolas públicas dos municípios brasileiros. Dados, vol. 57, p. 129-166, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/SJx5twFq7Y6VjdJJhsqfcYS/?lang=pt. Acessado em: 15 out. 2021. /*ref*/AMÉRICO, B. L., & LACRUZ, A. J. Contexto e desempenho escolar: análise das notas na Prova Brasil das escolas capixabas por meio de regressão linear múltipla. Revista de Administração Pública, vol. 51, p. 854-878, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/SJx5twFq7Y6VjdJJhsqfcYS/?lang=pt. Acessado em: 15 out. 2021. /*ref*/ARAÚJO, J. M., MARTIN, D. G., FERREIRA, M. A. M., & FARIA, E. D. Fatores determinantes do desempenho educacional no Sudeste Brasileiro. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, vol. 14, no. 38, p. 3507-3525, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Juliana-Araujo-13/publication/340738558_Fatores_determinantes_do_desempenho_educacional_no_sudeste_brasileiro/links/5e9b079d299bf13079a3f95e/Fatores-determinantes-do-desempenho-educacional-no-sudeste-brasileiro.pdf. Acessado em: 08 out. 2021. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Sistema de Avaliação da Educação Básica: Documentos de referência versão preliminar. Brasília, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/saeb_documentos_referencia_versao_preliminar.pdf. Acessado em: 15 out. 2021. /*ref*/CARVALHO, I. D., SANTOS, J. D., & CHRISPINO, Á. Sucesso e fracasso no ensino fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, vol. 12, no. 34, p. 136-161, 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2248/pdf. Acessado em: 08 out. 2021. /*ref*/FERREIRA, R. C., DA SILVA GUILHERME, O. D., & DE OLIVEIRA, A. F. Indicadores socioeconômicos e desempenho educacional no estado do Tocantins-Br: uma realidade desafiadora apresentada a partir das microrregiões tocantinenses. Entorno Geográfico, 2016. Disponível em: https://bibliotecadigital.univalle.edu.co/handle/10893/11530. Acessado em: 21 out. 2021. /*ref*/GOMES, C. M. A., FLEITH, D. D. S., MARINHO-ARAUJO, C. M., & RABELO, M. L. Preditores do Desempenho em Matemática de Estudantes do Ensino Médio. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 36, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/nmFpbxGtkNVM9x96ZSdLLnr/abstract/?lang=pt. Acessado em: 15 out. 2021. /*ref*/GUEDES, T., LEMOS, K. R., & LACRUZ, A. J. Modelo de regressão logística aplicado na classificação do desempenho de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas estaduais do Espírito Santo no Saeb. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, vol. 11, p. 8-19, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7774471. Acessado em: 08 out. 2021. /*ref*/KASSAMBARA, A. Machine learning essentials: Practical guide in R. Sthda, 2018. /*ref*/LUNA, L. C.; CARVALHO, J. I. F. “Oi, Quem está olhando minhas estatísticas?”–Uma discussão do desempenho de estudantes da Educação Básica sobre média aritmética. Amazónia: Revista de educação em ciências e matemáticas, v. 15, n. 33, p. 151-166, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6116. Acesso em: 21 dez. 2022. /*ref*/MAROCO, J. Análise Estatística com o SPSS Statistics: 7ª edição. ReportNumber, Lda, 2018. /*ref*/PAULA, J. S. Elementos associados à proficiência em Matemática: um estudo aplicado as escolas públicas em Alagoas. Diversitas Journal, vol. 6, no. 1, 1114-1141, 2021. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1487. Acessado em: 15 out. 2021. /*ref*/PROENÇA, M. C.; MAIA-AFONSO, E. J.; TRAVASSOS, W. B. & CASTILHO, G. R. Resolução de Problemas de Matemática: análise das dificuldades de alunos do 9. º ano do ensino fundamental. Amazónia: Revista de educação em ciências e matemáticas, v. 16, n. 36, p. 224-243, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8639. Acesso em: 21 dez. 2022. /*ref*/SILVA, P., DO NASCIMENTO, R. L. S., LIMA, M., FAGUNDES, R., & DE SOUZA, F. D. F. Modelos de regressão aplicados a predição do desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental. In Brazilian Symposium on Computers in Education, vol. 30, no. 1, p. 1621, 2019. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/sbie/article/view/8895. Acessado em: 08 out. 2021. /*ref*/VIANA, K. C., DO NASCIMENTO, T. S., MEIRELES, K. D., HOMRICH, G. H., & SEIBERT, C. S. O impacto das condições sociais na formação dos alunos do Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira em Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Revista Interface (Porto Nacional), vol. 18, no. 18, 47-56, 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/8311. Acessado em: 30 out. 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 112-126 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 112-126 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465144353226752 |