Tempos de Incerteza e Esperança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEPEC (Online) |
DOI: | 10.18542/cepec.v10i2.12835 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/12835 |
Resumo: | Chegamos ao volume 10 (2) de 2021 da Revista do Programa de Pós-Graduação em Economia: Cadernos CEPEC. Este segundo número de 2021 é publicado em um momento no qual a continuidade dos ataques disferidos contra o sistema de pesquisa e ensino superior público e gratuito brasileiro se tornaram mais graves ainda.Os cortes orçamentários e as condições de crescente precariedade das Instituições Federais de Ensino (IF’s) são visíveis em números detalhados e no dia a dia da prática de ensino, inclusive nas intermináveis filas dos Restaurantes Universitários por todo o Brasil.Em dados tratados por Amaral (2022) temos os "números da desconstrução" da educação brasileira, assim como da ciência e tecnologia nacionais. Assim, entre 2014 e 2021 uma queda persistente, saindo do patamar de R$ 130,0 bilhões para o valor entre R$ 90,0 bilhões e R$ 100,0 bilhões, sendo que a variação de 2014 a 2020 – o maior valor e o menor valor da série – foi de R$ (-37,7) bilhões. Esta queda significa uma redução de 28,5% nos recursos da Função Educação. Do mesmo modo o declínio no componente Ciência e Tecnologia foram dramáticos, no ano de 2014 tivemos aplicados valores em torno de R$ 12,0 bilhões e, em 2021, foram aplicados R$ 5,0 bilhões; uma queda de R$ (-6,7) bilhões. Isto representa uma redução de 57,1% nos recursos financeiros aplicados nesta Função. As Universidades Federais foram sobremaneira impactadas, considerando o componente “investimentos”, tivemos valores em 2021, da ordem de R$ 100 milhões, insignificantes frente ao tamanho do sistema e as suas necessidades de aquisição e atualização de equipamentos para os seus laboratórios. De 2014 a 2021 presencia-se uma drástica queda nesses recursos, saindo de R$ 2,8 bilhões e atingindo R$ 100 milhões, uma queda de 96,4%.Frente quadro tão difícil nos resta continuar resistindo e esperançosos que possamos enquanto sociedade brasileira superar o atual momento e estabelecer uma agenda mínima de reconstrução da Ciência, Tecnologia e da Educação nacionais. O futuro ainda está por se disputar.Neste contexto apresentamos este novo volume dos Cadernos CEPEC. A revista traz como de costume seis artigos dentro de um espectro bastante heterodoxo da economia enquanto ciência e neste número trazemos um artigo-resenha inaugurando uma prática necessária de divulgação de resenhas de livros no contexto de análise da Amazônia e do Brasil. Boa leitura e ensejamos que divulguem a produção publicada nos Cadernos CEPEC, inclusive em suas redes sociais.[1] |
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