Contradispositivos-mapas de uma rede de espaços artísticos autopoiéticos em Belém do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, Roseane Moraes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9775
Resumo: Esta ação de pesquisa cartografa, pela inscrição performativa de mapas, os contradispositivos poéticos e de gestão de uma rede de espaços artísticos autopoiéticos de Belém do Pará, entendidos como unidades autônomas pela totalidade sui generis de sua composição poética-política, cuja capacidade de se autogerir, como estratégia de resistência, sobrevivência e amadurecimento de seu fazer dentro de um contexto cultural da cidade, dialoga com o sentido que criou para si. Espaços independentes, autônomos, autogestionados e intencionais, são outras terminologias dadas ao que é definido aqui como espaço artístico autopoiético, sendo este o lugar gerido por artistas que firmam uma produção poética com potência política ao promover, de modo autônomo, práticas de intervenção, formação e experimentação artística que se constituem como micropolíticas para a cidade. O termo autopoiético é uma declinação do conceito de autopoiese , dos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela, acionado para sustentar um pesquisar na diferença, na medida em que os espaços se autogerem como poiese de um artista ou coletivo em interação cognitiva com seu meio, produzindo uma ecologia de saberes que maquinam, de forma singular, a extensão e o formato de suas atividades, processos criativos, discursos ideológicos, modos de se definir, organizar, e constituir territorialidades na cidade. Essa poiese que resulta numa obra de arte enquanto fenômeno do lugar, faz um deslocamento do seu sentido estritamente material, ampliando esse fazer para as relações de produção e vivência do espaço enquanto obra. A rede de espaços artísticos autopoiéticos, nesse sentido, é heterogênea, polifônica, e se comunica de modo colaborativo como um organismo sistêmico pulsionado pela insurreição de corpos que encontram no circuito de afetos o fluxo condutor de sua potência de vida.
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Espaços independentes, autônomos, autogestionados e intencionais, são outras terminologias dadas ao que é definido aqui como espaço artístico autopoiético, sendo este o lugar gerido por artistas que firmam uma produção poética com potência política ao promover, de modo autônomo, práticas de intervenção, formação e experimentação artística que se constituem como micropolíticas para a cidade. O termo autopoiético é uma declinação do conceito de autopoiese , dos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela, acionado para sustentar um pesquisar na diferença, na medida em que os espaços se autogerem como poiese de um artista ou coletivo em interação cognitiva com seu meio, produzindo uma ecologia de saberes que maquinam, de forma singular, a extensão e o formato de suas atividades, processos criativos, discursos ideológicos, modos de se definir, organizar, e constituir territorialidades na cidade. Essa poiese que resulta numa obra de arte enquanto fenômeno do lugar, faz um deslocamento do seu sentido estritamente material, ampliando esse fazer para as relações de produção e vivência do espaço enquanto obra. A rede de espaços artísticos autopoiéticos, nesse sentido, é heterogênea, polifônica, e se comunica de modo colaborativo como um organismo sistêmico pulsionado pela insurreição de corpos que encontram no circuito de afetos o fluxo condutor de sua potência de vida.This research action cartographs, through the performative inscription of maps, the poetic and management contradicts of a network of autopoietic artistic spaces of Belém do Pará, understood as autonomous units by the sui generis totality of its poetic-political composition, whose capacity to self-manage, as a strategy of resistance, survival and maturation of its doing within a cultural context of the city, dialogues with the sense that it created for itself. Independent spaces, autonomous, self-managed and intentional, are other terminologies given to what is defined here as an autopoietic art space, this being the place managed by artists who establish a poetic production with political power by promoting, autonomously, intervention practices, training And artistic experimentation that constitute as micropolitics for the city. The term autopoietic is a decline of the concept of autopoiesis, of the Chilean biologists Humberto Maturana and Francisco Varela, triggered to support a research in the difference, to the extent that the spaces are autogerem like poiese of an artist or collective in cognitive interaction with its means, producing an ecology of knowledge that singularly to machine the extent and format of its activities, creative processes, ideological discourses, ways of defining, organizing, and constituting territorialities in the city. This poiese that results in a work of art as a phenomenon of the place, makes a displacement of its strictly material sense, amplifying this doing for the relations of production and experience of space as a work. The network of autopoietic artistic spaces, in this sense, is heterogeneous, polyphonic, and communicates in a collaborative way as a systemic organism pulsed by the insurrection of bodies that find in the circuit of affections the conductive flow of their potency of life.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESHISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTESARTESCartografia - Arte - Belém (PA)Espaço (Arte) - Belém (PA)Comunidades sociais - Arte - Belém (PA)Arte e cultura - Belém (PA)Contradispositivos-mapas de uma rede de espaços artísticos autopoiéticos em Belém do ParáContradicts-maps of a network of autopoietic artistic spaces in Belém do Paráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLIMA, Wladilene de Sousahttp://lattes.cnpq.br/4769018199137074SOUZA, José Afonso Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6045766440369156http://lattes.cnpq.br/6946588182057050TAVARES, Roseane Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_ContradispositivosMapaConceitual.pdfDissertacao_ContradispositivosMapaConceitual.pdfapplication/pdf1411112http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9775/1/Dissertacao_ContradispositivosMapaConceitual.pdf5dba0579ccb92cda1fbad42edcfd2a82MD51Dissertacao_ContradispositivosAlbumGuerra.pdfDissertacao_ContradispositivosAlbumGuerra.pdfapplication/pdf12532314http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9775/2/Dissertacao_ContradispositivosAlbumGuerra.pdfa992e35f04e31e4db215f637aa747656MD52Dissertacao_ContradispositivosManualCavalaria.pdfDissertacao_ContradispositivosManualCavalaria.pdfapplication/pdf1722851http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9775/3/Dissertacao_ContradispositivosManualCavalaria.pdf9e207758e2c5212307691d91dae339daMD53Dissertacao_ContradispositivosMaisForte.pdfDissertacao_ContradispositivosMaisForte.pdfapplication/pdf560974http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9775/4/Dissertacao_ContradispositivosMaisForte.pdf8d08ce64c04461be1856e9b4677684c1MD54CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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