Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRASILIENSE, Izabel Cristina da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12806
Resumo: Tem sido apontado que a videomodelação pode favorecer a aprendizagem observacional em pessoas com autismo, inclusive de repertórios verbais. No entanto, pessoas com autismo frequentemente apresentam dificuldade em aprender por observação das ações de outros. Uma das formas de favorecer a aprendizagem observacional é o treino prévio de monitoramento das ações de pares. No entanto, os estudos que treinam o monitoramento têm sido realizados ao vivo, tornando-os mais custosos e desfavorecendo o controle experimental. O presente estudo investigou a possibilidade de estabelecer repertórios de monitoramento via videomodelação. Além disso, investigou-se se a aquisição do repertório de monitoramento favoreceria a aprendizagem observacional de tatos e textuais. Participaram duas crianças com autismo. Foram realizados testes de aprendizagem observacional via videomodelação. Depois, foi realizado o treino de monitoramento da acuidade do repertório de tato via videomodelação em três etapas: (1) instalação do repertório de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. Posteriormente, foram feitos novos testes de aprendizagem observacional via videomodelação. As duas crianças adquiriram o repertório de monitoramento em quatro sessões, sugerindo que o treino de videomodelação pode ser uma alternativa eficaz e econômica para o ensino de repertórios de monitoramento. A aquisição do repertório de monitoramento ainda beneficiou a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem obervacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação parax treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional e a necessidade de a continuidade dos estudos nesta linha de pesquisa para melhor compreensão das variáveis que influenciam a aquisição da aprendizagem observacional.
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spelling 2020-11-04T16:15:33Z2020-11-04T16:15:33Z2015-07-22BRASILIENSE, Izabel Cristina da Silva. Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação. Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza. 2015. 55 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: . Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12806Tem sido apontado que a videomodelação pode favorecer a aprendizagem observacional em pessoas com autismo, inclusive de repertórios verbais. No entanto, pessoas com autismo frequentemente apresentam dificuldade em aprender por observação das ações de outros. Uma das formas de favorecer a aprendizagem observacional é o treino prévio de monitoramento das ações de pares. No entanto, os estudos que treinam o monitoramento têm sido realizados ao vivo, tornando-os mais custosos e desfavorecendo o controle experimental. O presente estudo investigou a possibilidade de estabelecer repertórios de monitoramento via videomodelação. Além disso, investigou-se se a aquisição do repertório de monitoramento favoreceria a aprendizagem observacional de tatos e textuais. Participaram duas crianças com autismo. Foram realizados testes de aprendizagem observacional via videomodelação. Depois, foi realizado o treino de monitoramento da acuidade do repertório de tato via videomodelação em três etapas: (1) instalação do repertório de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. Posteriormente, foram feitos novos testes de aprendizagem observacional via videomodelação. As duas crianças adquiriram o repertório de monitoramento em quatro sessões, sugerindo que o treino de videomodelação pode ser uma alternativa eficaz e econômica para o ensino de repertórios de monitoramento. A aquisição do repertório de monitoramento ainda beneficiou a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem obervacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação parax treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional e a necessidade de a continuidade dos estudos nesta linha de pesquisa para melhor compreensão das variáveis que influenciam a aquisição da aprendizagem observacional.Has been pointed that video-modeling seems to promote the observational learning in individuals with Autism, included verbal repertories. However individuals with Autism often exhibit difficulty to learn by observing the actions of others. One method to provide observational learning it is previous training of monitoring pair’s actions. Nevertheless, monitoring training studies has been accomplished in-vivo pairs, making them more expensive and committing experimental control. This study investigated the possibility of establishing monitoring response via video-modeling. Furthermore, investigated if observational learning of tacts and textual could emerge by acquisition of monitoring repertory. Two children with autism participated. Observational learning tests via video-modeling were performed. Then the tact monitoring training via videomodeling was implemented in three steps: (1) teaching of monitoring behavior; (2) attempt to the model’s responses and (3) attempt to the model’s response consequence, not knowing the objects’ tacts. Afterwards, tests for tacts and textual were conducted via video-modeling. Two children acquire monitoring repertory in four sessions, indicating that monitoring training via video-modeling can be an effective and economic alternative for monitoring training. The acquisition of monitoring repertory beneficed the acquisition of tact and textual via observational learning for one of the participants. It is discussed the potential effects of video-modeling to train precurrent behaviors necessary for observational learning and the necessity of continuing researchxii in this area for better comprehension of variables that influence the acquisition of observational learning.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoINCT - Instituto Nacional de Ciência e TecnologiaporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do ComportamentoUFPABrasilNúcleo de Teoria e Pesquisa do ComportamentoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAISPSICOLOGIA EXPERIMENTALAutismoCrianças autistas - educaçãoAprendizagem observacionalVideomodelaçãoResposta de monitoramentoAprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelaçãoObservational learning in children with autism: Effects of teaching monitoring responses via video modellinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUZA, Carlos Barbosa Alves dehttp://lattes.cnpq.br/1264063598919201http://lattes.cnpq.br/0234406201306371BRASILIENSE, Izabel Cristina da SilvaORIGINALdissertacao_AprendizagemObservacionalCriancas.pdfdissertacao_AprendizagemObservacionalCriancas.pdfapplication/pdf729542http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12806/1/dissertacao_AprendizagemObservacionalCriancas.pdfe7e6ddf4321bd0195c60c38272c53169MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12806/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12806/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD542011/128062020-11-23 19:09:37.702oai:repositorio.ufpa.br:2011/12806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-11-23T22:09:37Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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