Cadê a outra? Cantos cênicos de um corpo duplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LINHARES, Amanda de Mendonça
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16017
Resumo: A presente pesquisa intitulada “Cadê a outra?” cantos cênicos de um corpo duplo, traz como tema as trajetórias pessoais da intérprete-criadora desta obra descobrindo a existência de sua irmã gêmea que não nasceu, pois por ela, foi engolida. O fenômeno conhecido como fetus in fetu pela medicina, torna-se um elemento secundário nessa obra, dando espaço à imaginação e invenção, ancorada em uma saga: devoradora e devorada. Essa escrita é feita de forma cartográfica, que em um rizoma, desdobra-se entre dois motes disparadores, sem início ou fechamento: as frases “cadê a outra?” e “só tem uma”, ditas pela mãe das gêmeas em seus descobrimentos sobre a perda. Perpassando por esses fatos entrelaçados, tal como um jogo ao falar de pares, porém escrito de forma ímpar, esse memorial poético resulta em uma apresentação cênica performática, conversando com os principais autores de base Gilles Deleuze, Félix Guattari e Lewis Carroll, sendo este último inspiração criativa visual para a criadora.
id UFPA_0bc2816632fde8f6132df8bfec46d27f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/16017
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2023-10-24T19:58:52Z2023-10-24T19:58:52Z2023-08-06LINHARES, Amanda de Mendonça. Cadê a outra? cantos cênicos de um corpo duplo. Orientadora: Iara Regina Souza. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16017. Acesso em:.https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16017A presente pesquisa intitulada “Cadê a outra?” cantos cênicos de um corpo duplo, traz como tema as trajetórias pessoais da intérprete-criadora desta obra descobrindo a existência de sua irmã gêmea que não nasceu, pois por ela, foi engolida. O fenômeno conhecido como fetus in fetu pela medicina, torna-se um elemento secundário nessa obra, dando espaço à imaginação e invenção, ancorada em uma saga: devoradora e devorada. Essa escrita é feita de forma cartográfica, que em um rizoma, desdobra-se entre dois motes disparadores, sem início ou fechamento: as frases “cadê a outra?” e “só tem uma”, ditas pela mãe das gêmeas em seus descobrimentos sobre a perda. Perpassando por esses fatos entrelaçados, tal como um jogo ao falar de pares, porém escrito de forma ímpar, esse memorial poético resulta em uma apresentação cênica performática, conversando com os principais autores de base Gilles Deleuze, Félix Guattari e Lewis Carroll, sendo este último inspiração criativa visual para a criadora.The present research entitled “Where is the other one?” scenic corners of a double body, brings as its theme the personal trajectories of the interpreter-creator of this work, discovering the existence of her twin sister who was not born, because she was swallowed by her. The phenomenon known as fetus in fetu by medicine, becomes a secondary element in this work, giving space to imagination and invention, anchored in a saga: devouring and devoured. This writing is done in a cartographic way, which in a rhizome, unfolds between two trigger motifs, without beginning or closure: the phrases “where’s the other one?” and “there's only one”, said by the mother of the twins in her discoveries about the loss. Going through these intertwined facts, like a game when talking about peers, but written in a unique way, this poetic memorial results in a performative scenic presentation, talking with the main base authors Gilles Deleuze, Félix Guattari and Lewis Carroll, the latter being visual creative inspiration for the female creator.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da ArteAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROPOÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTESARTESTrajetórias pessoaisApresentação cênica - performáticaTeatro (Literatura)Cadê a outra? Cantos cênicos de um corpo duplo"Cadê a outra!?" Cantos cênicos de um corpo duploinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUZA, Iara Regina da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7853301997403243http://lattes.cnpq.br/6953607167016674LINHARES, Amanda de MendonçaORIGINALDissertacao_CadeOutraCantos.pdfDissertacao_CadeOutraCantos.pdfapplication/pdf3786502https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16017/1/Dissertacao_CadeOutraCantos.pdf42669d7f1238c7f326b0d17b22587debMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16017/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16017/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/160172023-10-24 17:53:44.166oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-10-24T20:53:44Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cadê a outra? Cantos cênicos de um corpo duplo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv "Cadê a outra!?" Cantos cênicos de um corpo duplo
title Cadê a outra? Cantos cênicos de um corpo duplo
spellingShingle Cadê a outra? Cantos cênicos de um corpo duplo
LINHARES, Amanda de Mendonça
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Trajetórias pessoais
Apresentação cênica - performática
Teatro (Literatura)
POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
ARTES
title_short Cadê a outra? Cantos cênicos de um corpo duplo
title_full Cadê a outra? Cantos cênicos de um corpo duplo
title_fullStr Cadê a outra? Cantos cênicos de um corpo duplo
title_full_unstemmed Cadê a outra? Cantos cênicos de um corpo duplo
title_sort Cadê a outra? Cantos cênicos de um corpo duplo
author LINHARES, Amanda de Mendonça
author_facet LINHARES, Amanda de Mendonça
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOUZA, Iara Regina da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7853301997403243
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6953607167016674
dc.contributor.author.fl_str_mv LINHARES, Amanda de Mendonça
contributor_str_mv SOUZA, Iara Regina da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Trajetórias pessoais
Apresentação cênica - performática
Teatro (Literatura)
POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetórias pessoais
Apresentação cênica - performática
Teatro (Literatura)
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv ARTES
description A presente pesquisa intitulada “Cadê a outra?” cantos cênicos de um corpo duplo, traz como tema as trajetórias pessoais da intérprete-criadora desta obra descobrindo a existência de sua irmã gêmea que não nasceu, pois por ela, foi engolida. O fenômeno conhecido como fetus in fetu pela medicina, torna-se um elemento secundário nessa obra, dando espaço à imaginação e invenção, ancorada em uma saga: devoradora e devorada. Essa escrita é feita de forma cartográfica, que em um rizoma, desdobra-se entre dois motes disparadores, sem início ou fechamento: as frases “cadê a outra?” e “só tem uma”, ditas pela mãe das gêmeas em seus descobrimentos sobre a perda. Perpassando por esses fatos entrelaçados, tal como um jogo ao falar de pares, porém escrito de forma ímpar, esse memorial poético resulta em uma apresentação cênica performática, conversando com os principais autores de base Gilles Deleuze, Félix Guattari e Lewis Carroll, sendo este último inspiração criativa visual para a criadora.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-24T19:58:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-24T19:58:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LINHARES, Amanda de Mendonça. Cadê a outra? cantos cênicos de um corpo duplo. Orientadora: Iara Regina Souza. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16017. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16017
identifier_str_mv LINHARES, Amanda de Mendonça. Cadê a outra? cantos cênicos de um corpo duplo. Orientadora: Iara Regina Souza. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16017. Acesso em:.
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16017/1/Dissertacao_CadeOutraCantos.pdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16017/2/license_rdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16017/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 42669d7f1238c7f326b0d17b22587deb
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b55adef5313c442051bad36d3312b2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771935381585920