Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Roseli Araújo Barros
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1851
Resumo: The objective of this study was to investigate how happen the professional development of four Math's teachers who work at the State Public Net in Araguaína-Tocantins. To understand the teachers'professional development process, the qualitative research was adopted as method, with narrative approach, interviews on the basis of semi-structuralized. Based on a concept of professional development in a continuous perspective approach, idealized in a large context of the teaching work, through crises, conflicts, sorrow and disillusions, the study evidences, in the context of the gotten results, that the multiple experiences lived for the four teachers all consist main base of its professional development. For intermediary of this study, it was possible to perceive that the teachers had lived deeply changes in its professional passage, and that these, to if transforming, had been modifying its conception and position ahead of the practical knowledge and the pedagogical one. Such change was not given without study, crisis and conflicts, reflection, Me and the other, running and taking risks.
id UFPA_0dbe06bb69f9175fa9cf534d1d21abc2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1851
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2011-03-23T21:19:36Z2011-03-23T21:19:36Z2005COSTA, Roseli Araújo Barros. Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1851The objective of this study was to investigate how happen the professional development of four Math's teachers who work at the State Public Net in Araguaína-Tocantins. To understand the teachers'professional development process, the qualitative research was adopted as method, with narrative approach, interviews on the basis of semi-structuralized. Based on a concept of professional development in a continuous perspective approach, idealized in a large context of the teaching work, through crises, conflicts, sorrow and disillusions, the study evidences, in the context of the gotten results, that the multiple experiences lived for the four teachers all consist main base of its professional development. For intermediary of this study, it was possible to perceive that the teachers had lived deeply changes in its professional passage, and that these, to if transforming, had been modifying its conception and position ahead of the practical knowledge and the pedagogical one. Such change was not given without study, crisis and conflicts, reflection, Me and the other, running and taking risks.O objetivo deste estudo foi investigar como se deu o desenvolvimento profissional de quatro professoras de matemática que lecionam na Rede Pública Estadual em Araguaína - Tocantins. Para compreender o processo de desenvolvimento profissional das professoras, adotou-se como método a pesquisa qualitativa, com enfoque narrativo, com base em entrevistas semi-estruturadas. Alicerçado em um conceito de desenvolvimento profissional tomado numa perspectiva contínua, idealizado num contexto mais amplo do trabalho docente, permeando crises, conflitos, angústias e desilusões, o estudo evidencia, no contexto dos resultados obtidos, que as múltiplas experiências vividas pelas quatro professoras constituem-se base principal de todo o seu desenvolvimento profissional. Por intermédio deste estudo, foi possível perceber que as professoras vivenciaram mudanças em seu percurso profissional, e que essas, ao se transformarem, foram modificando sua concepção e postura diante do conhecimento e da prática pedagógica. Tal mudança não se deu sem estudo, sem crises e conflitos, sem reflexão, sem o eu e o outro, sem correr e assumir riscos.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProfessoresMatemáticaAraguaína (TO)Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo históriaProfessional development of Math's teachers in Araguaína-Tocantins: crossing ways, breaking barriers and doing historyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGONÇALVES, Tadeu Oliverhttp://lattes.cnpq.br/6789250569319668http://lattes.cnpq.br/5457032423425435COSTA, Roseli Araújo Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_DesenvolvimentoProfissionalProfessoras.pdfDissertacao_DesenvolvimentoProfissionalProfessoras.pdfapplication/pdf1047554http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1851/1/Dissertacao_DesenvolvimentoProfissionalProfessoras.pdf24452348b89b10bb194ef0357daa32afMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1851/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1851/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1851/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_DesenvolvimentoProfissionalProfessoras.pdf.txtDissertacao_DesenvolvimentoProfissionalProfessoras.pdf.txtExtracted texttext/plain516281http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1851/5/Dissertacao_DesenvolvimentoProfissionalProfessoras.pdf.txte3e807e87ffcb2a459741d7886fbf5bcMD552011/18512018-10-30 14:12:57.131oai:repositorio.ufpa.br:2011/1851Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-10-30T17:12:57Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Professional development of Math's teachers in Araguaína-Tocantins: crossing ways, breaking barriers and doing history
title Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história
spellingShingle Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história
COSTA, Roseli Araújo Barros
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Professores
Matemática
Araguaína (TO)
title_short Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história
title_full Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história
title_fullStr Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história
title_sort Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história
author COSTA, Roseli Araújo Barros
author_facet COSTA, Roseli Araújo Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GONÇALVES, Tadeu Oliver
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6789250569319668
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5457032423425435
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Roseli Araújo Barros
contributor_str_mv GONÇALVES, Tadeu Oliver
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Professores
Matemática
Araguaína (TO)
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Matemática
Araguaína (TO)
description The objective of this study was to investigate how happen the professional development of four Math's teachers who work at the State Public Net in Araguaína-Tocantins. To understand the teachers'professional development process, the qualitative research was adopted as method, with narrative approach, interviews on the basis of semi-structuralized. Based on a concept of professional development in a continuous perspective approach, idealized in a large context of the teaching work, through crises, conflicts, sorrow and disillusions, the study evidences, in the context of the gotten results, that the multiple experiences lived for the four teachers all consist main base of its professional development. For intermediary of this study, it was possible to perceive that the teachers had lived deeply changes in its professional passage, and that these, to if transforming, had been modifying its conception and position ahead of the practical knowledge and the pedagogical one. Such change was not given without study, crisis and conflicts, reflection, Me and the other, running and taking risks.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Roseli Araújo Barros. Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1851
identifier_str_mv COSTA, Roseli Araújo Barros. Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Educação Matemática e Científica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1851/1/Dissertacao_DesenvolvimentoProfissionalProfessoras.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1851/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1851/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1851/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1851/5/Dissertacao_DesenvolvimentoProfissionalProfessoras.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 24452348b89b10bb194ef0357daa32af
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
e3e807e87ffcb2a459741d7886fbf5bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771918905311232