Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ, Fabrício Rogério Moreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12406
Resumo: O presente trabalho busca revelar a intenção (perceber como os estudantes podem, por meio da história, da música e da originalidade composicional, revelar sua consciência histórica) e os resultados de pesquisa sobre música e consciência histórica no ensino de História dentro do Programa de Pós-graduação strictu sensu Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará, Campus Ananindeua. A ação inicial da pesquisa foi, trabalhando a música como recurso didático central, ensinar o conteúdo ditadura militar no Brasil e observar o impacto provocado nos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Pia dos Santos Amaral, no município de Castanhal no Estado do Pará, propondo a eles, posteriormente, o desafio de compor uma canção original na qual expressassem, além de sentimentos, concepções e visões de mundo, sua consciência histórica a respeito do que estudaram. Consiste em uma proposta de intervenção pedagógica inovadora, levando os alunos a participarem ativamente do processo de ensino e de aprendizagem, de forma que essa atitude participativa contribua para que o professor construa um resultado, que nesse caso pode ser também a própria metodologia, a partir do que foi produzido pelos estudantes e que possa também ser utilizado como recurso didático por outros profissionais. O lançamento do desafio aos discentes foi possível em virtude da presença de muitos alunos instrumentistas na escola supracitada. Tal fato explica-se devido à existência de uma escola de música nas proximidades da escola. A metodologia utilizada foi apresentar aos estudantes materiais escritos, audiovisuais, pictóricos e sonoros sobre o período ditatorial brasileiro, para que depois, após cada uma dessas apresentações, numa espécie de feedback, escrevessem suas impressões(frases, pequenos textos ou mesmo poemas), que mais tarde foram utilizadas por eles no exercício composicional da letra da canção e de musicalização da mesma, que também foi publicada no canal NOSSA HISTÓRIA na rede social youtube. Portanto, de acordo com o exposto, este trabalho, além de tratar da proatividade estudantil na construção do próprio saber e da valorização do conhecimento histórico escolar, faz uma incipiente discussão sobre história do tempo presente e história pública.
id UFPA_12e6aafc54709aa498af9f511e362f5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/12406
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2020-03-13T14:42:03Z2020-03-13T14:42:03Z2020-02-19QUEIROZ, Fabrício Rogério Moreira. Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar. Orientadora: Eliane Cristina Soares Charlet . 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12406. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12406O presente trabalho busca revelar a intenção (perceber como os estudantes podem, por meio da história, da música e da originalidade composicional, revelar sua consciência histórica) e os resultados de pesquisa sobre música e consciência histórica no ensino de História dentro do Programa de Pós-graduação strictu sensu Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará, Campus Ananindeua. A ação inicial da pesquisa foi, trabalhando a música como recurso didático central, ensinar o conteúdo ditadura militar no Brasil e observar o impacto provocado nos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Pia dos Santos Amaral, no município de Castanhal no Estado do Pará, propondo a eles, posteriormente, o desafio de compor uma canção original na qual expressassem, além de sentimentos, concepções e visões de mundo, sua consciência histórica a respeito do que estudaram. Consiste em uma proposta de intervenção pedagógica inovadora, levando os alunos a participarem ativamente do processo de ensino e de aprendizagem, de forma que essa atitude participativa contribua para que o professor construa um resultado, que nesse caso pode ser também a própria metodologia, a partir do que foi produzido pelos estudantes e que possa também ser utilizado como recurso didático por outros profissionais. O lançamento do desafio aos discentes foi possível em virtude da presença de muitos alunos instrumentistas na escola supracitada. Tal fato explica-se devido à existência de uma escola de música nas proximidades da escola. A metodologia utilizada foi apresentar aos estudantes materiais escritos, audiovisuais, pictóricos e sonoros sobre o período ditatorial brasileiro, para que depois, após cada uma dessas apresentações, numa espécie de feedback, escrevessem suas impressões(frases, pequenos textos ou mesmo poemas), que mais tarde foram utilizadas por eles no exercício composicional da letra da canção e de musicalização da mesma, que também foi publicada no canal NOSSA HISTÓRIA na rede social youtube. Portanto, de acordo com o exposto, este trabalho, além de tratar da proatividade estudantil na construção do próprio saber e da valorização do conhecimento histórico escolar, faz uma incipiente discussão sobre história do tempo presente e história pública.The present work seeks to reveal the intention (perceiving how students can, through history, music and compositional originality, reveal their historical awareness) and the results of research on music and historical awareness in the teaching of History within the Postgraduate Program -strictu sensu graduation Professional Master in History Teaching at the Federal University of Pará, Campus Ananindeua. The initial action of the research was, working with music as a central didactic resource, to teach the military dictatorship content in Brazil and observe the impact caused on the students of the 3rd year of High School at the State School of Elementary and High School Maria Pia dos Santos Amaral, in municipality of Castanhal in the State of Pará, proposing to them, later, the challenge of composing an original song in which they expressed, in addition to feelings, conceptions and world views, their historical awareness about what they studied, since this intervention proposal innovative pedagogical is a requirement of the master's course I mentioned above: to make students actively participate in the teaching and learning process and that this participative attitude of students contributes to the teacher building a result, which in this case can be also the methodology itself, from what was produced by the students and that can also be used with didactic resource by other professionals. The launch of the challenge to the students was possible due to the presence of many instrumentalist students in the school mentioned above. This is explained by the existence of a music school near the school. The methodology used was to present students with written, audiovisual, pictorial and sound materials about the Brazilian dictatorial period, so that after each of these presentations, in a kind of feedback, they could write their impressions (phrases, short texts or even poems), which later they were used by them in the compositional exercise of the song's lyrics and musicalization, which was also published on the NOSSA HISTÓRIA channel on the social network Youtube. Therefore, according to the above, this work, in addition to addressing student proactivity in building their own knowledge and valuing school historical knowledge, makes an incipient discussion about the history of the present time and public history.SEDUC/PA - Secretaria de Estado de EducaçãoporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de HistóriaUFPABrasilCampus Universitário de Ananindeua1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILLINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃOENSINO DE HISTÓRIAConsciência históricaEnsino de HistóriaMúsicaHistorical awarenessHistory teachingMusicGritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCHARLET, Eliane Cristina Soareshttp://lattes.cnpq.br/6000275052016633http://lattes.cnpq.br/7654482681411872QUEIROZ, Fabrício Rogério Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_GritosSilencioEnsino.pdfDissertacao_GritosSilencioEnsino.pdfapplication/pdf1373887http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/1/Dissertacao_GritosSilencioEnsino.pdf5f6a210344b83f2a14c53120c76c56e9MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTDissertacao_GritosSilencioEnsino.pdf.txtDissertacao_GritosSilencioEnsino.pdf.txtExtracted texttext/plain217418http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/6/Dissertacao_GritosSilencioEnsino.pdf.txt335e328ba55aaf0efb406e10dd85af3eMD562011/124062020-03-14 02:21:46.678oai:repositorio.ufpa.br:2011/12406TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUGFyw6EgKFJJVUZQQSkgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUklVRlBBIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gCnBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSSVVGUEEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgCmUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSAKbGljZW7Dp2EuIAoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIApkZSBuaW5ndcOpbS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIApvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUklVRlBBIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyAKbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gCm91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUklVRlBBIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-03-14T05:21:46Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar
title Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar
spellingShingle Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar
QUEIROZ, Fabrício Rogério Moreira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Consciência histórica
Ensino de História
Música
Historical awareness
History teaching
Music
LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
ENSINO DE HISTÓRIA
title_short Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar
title_full Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar
title_fullStr Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar
title_full_unstemmed Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar
title_sort Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar
author QUEIROZ, Fabrício Rogério Moreira
author_facet QUEIROZ, Fabrício Rogério Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CHARLET, Eliane Cristina Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6000275052016633
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7654482681411872
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROZ, Fabrício Rogério Moreira
contributor_str_mv CHARLET, Eliane Cristina Soares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Consciência histórica
Ensino de História
Música
Historical awareness
History teaching
Music
LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
ENSINO DE HISTÓRIA
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência histórica
Ensino de História
Música
dc.subject.eng.fl_str_mv Historical awareness
History teaching
Music
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv ENSINO DE HISTÓRIA
description O presente trabalho busca revelar a intenção (perceber como os estudantes podem, por meio da história, da música e da originalidade composicional, revelar sua consciência histórica) e os resultados de pesquisa sobre música e consciência histórica no ensino de História dentro do Programa de Pós-graduação strictu sensu Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará, Campus Ananindeua. A ação inicial da pesquisa foi, trabalhando a música como recurso didático central, ensinar o conteúdo ditadura militar no Brasil e observar o impacto provocado nos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Pia dos Santos Amaral, no município de Castanhal no Estado do Pará, propondo a eles, posteriormente, o desafio de compor uma canção original na qual expressassem, além de sentimentos, concepções e visões de mundo, sua consciência histórica a respeito do que estudaram. Consiste em uma proposta de intervenção pedagógica inovadora, levando os alunos a participarem ativamente do processo de ensino e de aprendizagem, de forma que essa atitude participativa contribua para que o professor construa um resultado, que nesse caso pode ser também a própria metodologia, a partir do que foi produzido pelos estudantes e que possa também ser utilizado como recurso didático por outros profissionais. O lançamento do desafio aos discentes foi possível em virtude da presença de muitos alunos instrumentistas na escola supracitada. Tal fato explica-se devido à existência de uma escola de música nas proximidades da escola. A metodologia utilizada foi apresentar aos estudantes materiais escritos, audiovisuais, pictóricos e sonoros sobre o período ditatorial brasileiro, para que depois, após cada uma dessas apresentações, numa espécie de feedback, escrevessem suas impressões(frases, pequenos textos ou mesmo poemas), que mais tarde foram utilizadas por eles no exercício composicional da letra da canção e de musicalização da mesma, que também foi publicada no canal NOSSA HISTÓRIA na rede social youtube. Portanto, de acordo com o exposto, este trabalho, além de tratar da proatividade estudantil na construção do próprio saber e da valorização do conhecimento histórico escolar, faz uma incipiente discussão sobre história do tempo presente e história pública.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-13T14:42:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-13T14:42:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEIROZ, Fabrício Rogério Moreira. Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar. Orientadora: Eliane Cristina Soares Charlet . 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12406. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12406
identifier_str_mv QUEIROZ, Fabrício Rogério Moreira. Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar. Orientadora: Eliane Cristina Soares Charlet . 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12406. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Universitário de Ananindeua
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/1/Dissertacao_GritosSilencioEnsino.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12406/6/Dissertacao_GritosSilencioEnsino.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f6a210344b83f2a14c53120c76c56e9
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
335e328ba55aaf0efb406e10dd85af3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801772014012203008