Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1853 |
Resumo: | This study presents a Significant Learning proposal in Mathematics, in the Young and Adult Education, to people who work at the construction field. The focus of the study explores the professional knowledge of the construction field workers to build the concepts of area measurements and directly proportional greatnesses. The research is based on conversations with workers in their spot of work, where the professional knowledge was identified as facilitators to the passage from the concrete to the abstract. It was from their professional everyday life, their life experiences, practical knowledge acquired at work that made us reach the building of abstract mathematics concepts. |
id |
UFPA_19b388be4d20230fdf45bcc22fdd3731 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/1853 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2006-06-022011-03-23T21:19:37Z2011-03-23T21:19:37Z2006-06-02SILVA, Jeane do Socorro Costa da. Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1853This study presents a Significant Learning proposal in Mathematics, in the Young and Adult Education, to people who work at the construction field. The focus of the study explores the professional knowledge of the construction field workers to build the concepts of area measurements and directly proportional greatnesses. The research is based on conversations with workers in their spot of work, where the professional knowledge was identified as facilitators to the passage from the concrete to the abstract. It was from their professional everyday life, their life experiences, practical knowledge acquired at work that made us reach the building of abstract mathematics concepts.Neste trabalho apresentamos uma proposta de Aprendizagem Significativa em Matemática, na Educação de Jovens e Adultos, para trabalhadores da construção civil. O foco de estudo incide em explorar os saberes profissionais dos trabalhadores da construção civil na construção dos conceitos de medida de área e grandezas diretamente proporcionais. A pesquisa ancora-se em conversas realizadas com pedreiros no canteiro de obras onde identificamos os saberes profissionais que serviram de facilitadores para a passagem do concreto para o abstrato, partindo do cotidiano profissional dos pedreiros, das suas experiências de vida, dos conhecimentos práticos adquiridos em seu trabalho até chegarmos à construção de conceitos matemáticos abstratos.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSEducação de adultoMatemáticaConstrução civilPrograma Educação de Jovens e AdultosTrabalhadoresEnsinoMatemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civilMathematics in the EJA: a proposal for workers of the civil constructioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGUERRA, Renato Borgeshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033http://lattes.cnpq.br/4325185247315415SILVA, Jeane do Socorro Costa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1853/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1853/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1853/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54ORIGINALDissertacao_MatematicaEJAProposta.pdfDissertacao_MatematicaEJAProposta.pdfapplication/pdf1078752http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1853/1/Dissertacao_MatematicaEJAProposta.pdfb8cb9d06a7be2a6b7fed5851aa27fc20MD51TEXTDissertacao_MatematicaEJAProposta.pdf.txtDissertacao_MatematicaEJAProposta.pdf.txtExtracted texttext/plain206414http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1853/5/Dissertacao_MatematicaEJAProposta.pdf.txtbcbb1402bef7b589cd5ad55169a04464MD552011/18532018-02-26 10:20:52.3oai:repositorio.ufpa.br:2011/1853Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-02-26T13:20:52Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Mathematics in the EJA: a proposal for workers of the civil construction |
title |
Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil |
spellingShingle |
Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil SILVA, Jeane do Socorro Costa da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS Educação de adulto Matemática Construção civil Programa Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores Ensino |
title_short |
Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil |
title_full |
Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil |
title_fullStr |
Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil |
title_full_unstemmed |
Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil |
title_sort |
Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil |
author |
SILVA, Jeane do Socorro Costa da |
author_facet |
SILVA, Jeane do Socorro Costa da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
GUERRA, Renato Borges |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4325185247315415 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Jeane do Socorro Costa da |
contributor_str_mv |
GUERRA, Renato Borges |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS Educação de adulto Matemática Construção civil Programa Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adulto Matemática Construção civil Programa Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores Ensino |
description |
This study presents a Significant Learning proposal in Mathematics, in the Young and Adult Education, to people who work at the construction field. The focus of the study explores the professional knowledge of the construction field workers to build the concepts of area measurements and directly proportional greatnesses. The research is based on conversations with workers in their spot of work, where the professional knowledge was identified as facilitators to the passage from the concrete to the abstract. It was from their professional everyday life, their life experiences, practical knowledge acquired at work that made us reach the building of abstract mathematics concepts. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-06-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Jeane do Socorro Costa da. Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1853 |
identifier_str_mv |
SILVA, Jeane do Socorro Costa da. Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Educação Matemática e Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1853/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1853/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1853/4/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1853/1/Dissertacao_MatematicaEJAProposta.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1853/5/Dissertacao_MatematicaEJAProposta.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e 1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 b8cb9d06a7be2a6b7fed5851aa27fc20 bcbb1402bef7b589cd5ad55169a04464 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771979628347392 |