Ser ou não ser como nossos professores de ciências: proposição para uma intervenção afetiva no estágio do clube de ciências da UFPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA NETO, João Amaro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10516
Resumo: Objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e estruturação de proposições de intervenção afetiva que pudesse ser utilizada durante o estágio orientado de regência. Para isto, foi realizado, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica com a intenção de fazer um “diagnóstico” do ensino de ciências, em que se verificou uma não contemplação dos aspectos afetivos nas propostas curriculares, privilegiando-se uma instrumentação técnico/metológica da formação de professores que se mostrou não ser suficiente para mudar as formas como se ensina ciências, repetindo-se, com uma fachada diferente, os mesmos jeitos de ser do professor. Entendemos a partir desta constatação, que havia a necessidade de se desenvolver e sistematizar de um instrumento que pudesse incluir, deliberadamente, a dimensão afetiva como seu objeto principal de trabalho na formação inicial de professores. Assim, utilizou-se a psicanálise como referencial teórico, para analisar as situações vividas pelo os estagiários em sala de aula com estudantes do 8º e 9º ano; no Clube de Ciências da UFPA, que se configura em um laboratório didático/pedagógico; e também para atender a sua demanda por orientação em relação ao comportamento indisciplinado destes estudantes de Educação Básica. Para tal, a clínica psicanalítica foi usada como inspiração para fazer intervenções afetivas com os professores estagiários. Posteriormente, foi feita uma estruturação dos processos ocorridos durante esta intervenção afetiva, usando-se, como inspiração, os procedimentos da clínica psicanalítica. Compreendemos que a mediação entre os fatos vividos pelo estagiário e sua subjetividade, baseados no instrumento da clínica psicanalítica, coloca o sujeito em um processo de passagem da queixa para a assunção de responsabilidade, apresentando-se assim, como um recurso viável para o desenvolvimento afetivo dos futuros professores no seu fazer docente durante o estágio, se configurando em um possibilidade de quebra do processo de transmissão transgeracional, que mantém os os professores em uma repetição de jeitos de ser em sala de aula.
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Para isto, foi realizado, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica com a intenção de fazer um “diagnóstico” do ensino de ciências, em que se verificou uma não contemplação dos aspectos afetivos nas propostas curriculares, privilegiando-se uma instrumentação técnico/metológica da formação de professores que se mostrou não ser suficiente para mudar as formas como se ensina ciências, repetindo-se, com uma fachada diferente, os mesmos jeitos de ser do professor. Entendemos a partir desta constatação, que havia a necessidade de se desenvolver e sistematizar de um instrumento que pudesse incluir, deliberadamente, a dimensão afetiva como seu objeto principal de trabalho na formação inicial de professores. Assim, utilizou-se a psicanálise como referencial teórico, para analisar as situações vividas pelo os estagiários em sala de aula com estudantes do 8º e 9º ano; no Clube de Ciências da UFPA, que se configura em um laboratório didático/pedagógico; e também para atender a sua demanda por orientação em relação ao comportamento indisciplinado destes estudantes de Educação Básica. Para tal, a clínica psicanalítica foi usada como inspiração para fazer intervenções afetivas com os professores estagiários. Posteriormente, foi feita uma estruturação dos processos ocorridos durante esta intervenção afetiva, usando-se, como inspiração, os procedimentos da clínica psicanalítica. Compreendemos que a mediação entre os fatos vividos pelo estagiário e sua subjetividade, baseados no instrumento da clínica psicanalítica, coloca o sujeito em um processo de passagem da queixa para a assunção de responsabilidade, apresentando-se assim, como um recurso viável para o desenvolvimento afetivo dos futuros professores no seu fazer docente durante o estágio, se configurando em um possibilidade de quebra do processo de transmissão transgeracional, que mantém os os professores em uma repetição de jeitos de ser em sala de aula.Objective of this work for the development and structuring of intervention proposals, which is the knowledge base. For a project, a bibliographical research with an intention to make a "diagnosis" of science teaching, in which there was a non-contemplation of the affective aspects in the curricular proposals, privileging a technical / metological instrumentation of the formation of Teachers that are Shown are not sufficient to change as forms as science teaches, repeating, with a different facade, the same ways of being of the teacher. We understand from the observation, that exists with the need to develop and systematize an instrument with could. Discuss, deliberately, an affective dimension as its main object of work in the initial formation of teachers. Thus, psychoanalysis should be used as a theoretical reference, to analyze how situations experienced by the trainees in the classroom with 8th and 9th grade students; No UFPA Science Club, which is set up in a didactic / pedagogical laboratory; And also to meet their demand for guidance in relation to the undisciplined behavior of students of Basic Education. To that end, a psychoanalytic clinic was used as an inspiration to make affective interventions with trainee teachers. Subsequently, a structuring of the processes occurred during this intervention was carried out, using as inspiration the procedure of the psychoanalytic clinic. We understand that the mediation between the facts lived by the trainee and his subjectivity, based on the instrument of the psychoanalytic clinic, placement in the process of passing from the complaint to assumption of responsibility, thus presenting as a viable resource for affective development. Two new teachers in the Their doing document during the internship, setting themselves up in a possibility of breaking the process of transgenerational transmission, which keeps the teachers in a repetition of ways of being in the classroom.Submitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-08-24T18:44:09Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_SerSerNossos.pdf: 1557504 bytes, checksum: e27bb1a212ed5519b02c69bf4793c2e0 (MD5) Produto_SerSerNossos.pdf: 848157 bytes, checksum: 72864eec43205e5d1f5e45807db77793 (MD5)Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2019-01-09T15:30:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_SerSerNossos.pdf: 1557504 bytes, checksum: e27bb1a212ed5519b02c69bf4793c2e0 (MD5) Produto_SerSerNossos.pdf: 848157 bytes, checksum: 72864eec43205e5d1f5e45807db77793 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-09T15:30:47Z (GMT). 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