Efeitos de histórias do ouvinte sobre o seguimento de regras discrepantes das contingências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Fernanda Monteiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de, PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
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Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10418
http://dx.doi.org/10.9788/tp2017.4-21pt
Resumo: Objetivando testar proposição sobre as características críticas da história do ouvinte que podem interferir no seguir regra discrepante, oito universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era apontar para os três estímulos de comparação em sequência. Na Fase 1, nenhuma sequência era instruída ou reforçada. A Fase 2 era iniciada com a regra correspondente. As contingências da Fase 2 eram alteradas, sem sinalização, na Fase 3, e as contingências da Fase 3 eram mantidas inalteradas na Fase 4, iniciada com a regra discrepante. Dos oito participantes, seis apresentaram um comportamento independente e dois apresentaram um comportamento dependente de suas consequências imediatas na Fase 3. Dos seis participantes que apresentaram um comportamento independente das consequências imediatas na Fase 3, quatro seguiram a regra discrepante na Fase 4. E dos dois participantes que apresentaram um comportamento dependente das consequências imediatas na Fase 3, todos abandonaram o seguimento da regra discrepante na Fase 4. Sugere-se que a dependência e a independência do comportamento às suas consequências imediatas, antes da apresentação da regra discrepante, são variáveis críticas da história do ouvinte que podem ser utilizadas para se prever a manutenção, ou não, do seguimento subsequente de regra discrepante.
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spelling 2018-11-27T18:11:09Z2018-11-27T18:11:09Z2017-12LIMA, Fernanda Monteiro; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva. Efeitos de histórias do ouvinte sobre o seguimento de regras discrepantes das contingências. Trends in Psychology, Ribeirão Preto, v. 25, n. 4, p. 1941-1958, out./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.9788/tp2017.4-21pt. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10418. Acesso em:.2358-1883http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10418http://dx.doi.org/10.9788/tp2017.4-21ptObjetivando testar proposição sobre as características críticas da história do ouvinte que podem interferir no seguir regra discrepante, oito universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era apontar para os três estímulos de comparação em sequência. Na Fase 1, nenhuma sequência era instruída ou reforçada. A Fase 2 era iniciada com a regra correspondente. As contingências da Fase 2 eram alteradas, sem sinalização, na Fase 3, e as contingências da Fase 3 eram mantidas inalteradas na Fase 4, iniciada com a regra discrepante. Dos oito participantes, seis apresentaram um comportamento independente e dois apresentaram um comportamento dependente de suas consequências imediatas na Fase 3. Dos seis participantes que apresentaram um comportamento independente das consequências imediatas na Fase 3, quatro seguiram a regra discrepante na Fase 4. E dos dois participantes que apresentaram um comportamento dependente das consequências imediatas na Fase 3, todos abandonaram o seguimento da regra discrepante na Fase 4. Sugere-se que a dependência e a independência do comportamento às suas consequências imediatas, antes da apresentação da regra discrepante, são variáveis críticas da história do ouvinte que podem ser utilizadas para se prever a manutenção, ou não, do seguimento subsequente de regra discrepante.Testing proposition by aiming on the listener’s history critical characteristics that may meddle on the discrepant-rule following, eight college students were exposed to a matching to sample procedure. The task was to point to the three comparison stimuli in a sequence. In Phase 1 no sequence was instructed or reinforced. Phase 2 begun with the rule corresponding to the contingencies. Contingencies effective in Phase 2 were shifted without warning in Phase 3. Contingencies in Phase 3 were kept unchanged in Phase 4, which started with the presentation of a discrepant rule. Six out of eight participants showed an independent behavior and two out of eight showed a dependent behavior from its immediate consequences in Phase 3. From those six out of eight participants showing an independent behavior, four managed to follow the discrepant-rule in Phase 4. And from the latter two out of eight showing a dependent behavior, all of them abandoned the discrepant-rule following in Phase 4. It is suggested that the behavior’s dependence and independence to its immediate consequences, before the discrepant-rule presentation, are critical variables of the listener’s history that may be used to foresee maintenance, or not, from the subsequent discrepant-rule following.Con objetivo de probar proposición acerca de variables que pueden interferir acerca del seguimiento de regla, ocho estudiantes universitarios fueron expuestos a un procedimiento de elección de acuerdo con el modelo. La tarea era señalar a los tres estímulos de comparación en secuencia. En Fase 1, ninguna secuencia era enseñada o reforzada. Fase 2 comenzaba con la regla correspondiente a las contingencias programadas. Contingencias de Fase 2 eran cambiadas, sin señalización, en Fase 3, y contingencias de Fase 3 eran conservadas en Fase 4, comenzada con la regla discrepante de las contingencias. De los ocho participantes, seis presentaron un comportamiento independiente y dos presentaron un comportamiento dependiente de sus consecuencias inmediatas en Fase 3. De los seis participantes que presentaron un comportamiento independiente de las consecuencias inmediatas en Fase 3, cuatro seguirán la regla discrepante en Fase 4. Y de los dos participantes que presentaron un comportamiento dependiente de las consecuencias inmediatas en Fase 3, todos abandonaran el seguimiento de regla discrepante en Fase 4. Se sugiere que dependencia y independencia del comportamiento a sus consecuencias inmediatas son variables críticas de la historia del oyente que pueden ser usadas para predicción del mantenimiento, o no, del seguimiento.ALBUQUERQUE, L. C.; PARACAMPO, C. C. P. Universidade Federal do ParáporengSociedade Brasileira de PsicologiaSBPBrasilTrends in Psychologyhttp://ref.scielo.org/gv2p3qreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALEstímulos de comparaçãoComportamento por contingênciasOuvinte - comportamentoRegras (Psicologia)Rule-governed behaviorContingency shaped behaviorJustificationsImmediate consequencesInsensitivity to contingenciesEfeitos de histórias do ouvinte sobre o seguimento de regras discrepantes das contingênciasEfectos de historias del oyente acerca del seguimiento de las reglas discrepantes de las contingenciasEffects of listener’s histories on following rules that are discrepant to contingenciesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25419411958http://lattes.cnpq.br/0378520705146066http://lattes.cnpq.br/5261537967195189http://lattes.cnpq.br/9018003546303132LIMA, Fernanda MonteiroALBUQUERQUE, Luiz Carlos dePARACAMPO, Carla Cristina Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTArtigo_EfeitosHistoriasOuvinte.pdf.txtArtigo_EfeitosHistoriasOuvinte.pdf.txtExtracted texttext/plain74430http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10418/7/Artigo_EfeitosHistoriasOuvinte.pdf.txtdae709b696c92838e6b8b3557334f3c5MD57Article_EffectsListenersHistories.pdf.txtArticle_EffectsListenersHistories.pdf.txtExtracted texttext/plain70566http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10418/8/Article_EffectsListenersHistories.pdf.txta5892b45695e18b4b7fcc2c205ba0c7dMD58ORIGINALArtigo_EfeitosHistoriasOuvinte.pdfArtigo_EfeitosHistoriasOuvinte.pdfPORTUGUÊSapplication/pdf552472http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10418/1/Artigo_EfeitosHistoriasOuvinte.pdfea40c1bf8340928f91d40e7ef42ba62aMD51Article_EffectsListenersHistories.pdfArticle_EffectsListenersHistories.pdfINGLÊSapplication/pdf533288http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10418/2/Article_EffectsListenersHistories.pdf644ed122a51037342368c147dce63dfeMD52CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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