O Dano existencial na sociedade de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717 |
Resumo: | O presente artigo, pelo método dedutivo e por meio de pesquisa bibliográfica nacional e estrangeira, tem como objetivo analisar o fenômeno do dano existencial nas relações de consumo. Na sociedade atual, há forte assédio da Indústria Cultural para que o consumidor se submeta a um padrão de consumo voltado para a autossatisfação pessoal, ou mesmo aceitação no meio social. O apelo midiático em torno da aquisição de bens e serviços atinge sobremaneira a psique dos consumidores, em especial os grupos mais vulneráveis, gerando uma liberdade artificial de escolha e uma felicidade artificial, na medida em que sua insatisfação pessoal com a vida, ou mesmo suas carências emocionais e sociais poderiam ser aplacadas pela satisfação e prazer de comprar. A pesquisa, também, enfrenta a novel discussão acerca da vulnerabilidade comportamental do consumidor diante do assédio de consumo no contexto da hipermodernidade. |
id |
UFPA_209f430222e540cfd1e10ae43eb40e84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/15717 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2023-06-20T15:31:29Z2023-06-20T15:31:29Z2018VERBICARO, Dennis; CRUZ, Raíza. O Dano existencial na sociedade de consumo. Revista Jurídica da FA7, online, v. 15, n. 1, p. 47-62, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.24067/rjfa7;15.1:504. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717. Acesso em:.2447-9055https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1571710.24067/rjfa7;15.1:504O presente artigo, pelo método dedutivo e por meio de pesquisa bibliográfica nacional e estrangeira, tem como objetivo analisar o fenômeno do dano existencial nas relações de consumo. Na sociedade atual, há forte assédio da Indústria Cultural para que o consumidor se submeta a um padrão de consumo voltado para a autossatisfação pessoal, ou mesmo aceitação no meio social. O apelo midiático em torno da aquisição de bens e serviços atinge sobremaneira a psique dos consumidores, em especial os grupos mais vulneráveis, gerando uma liberdade artificial de escolha e uma felicidade artificial, na medida em que sua insatisfação pessoal com a vida, ou mesmo suas carências emocionais e sociais poderiam ser aplacadas pela satisfação e prazer de comprar. A pesquisa, também, enfrenta a novel discussão acerca da vulnerabilidade comportamental do consumidor diante do assédio de consumo no contexto da hipermodernidade.The present article, through the deductive method and through national and foreign bibliographic research, aims to analyze the phenomenon of existential damage in con sumer relations. In today's society, there is a strong harassment of the Cultural Industry for the consumer to submit to a consumption pattern aimed at personal self-satisfaction, or even ac ceptance in the social environment. The media's appeal for the acquisition of goods and ser vices overwhelms the psyche of consumers, especially the most vulnerable groups, generating an artificial freedom of choice and artificial happiness, insofar as their personal dissatisfaction with life, or even their Emotional and social needs could be appeased by the satisfaction and pleasure of buying. The research also addresses the novel discussion of consumer behavioral vulnerability to consumer harassment in the context of hypermodernity.UFPA - Universidade Federal do ParáporCentro Universitário 7 de SetembroUNI7BrasilRevista Jurídica da FA7Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistajuridica/article/view/504reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPADano existencialSociedade de consumoIndústria culturalDireito do consumidorExistential damageConsumer societyCultural industryConsumer LawO Dano existencial na sociedade de consumoThe Existential damage in the consumer societyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1514762http://lattes.cnpq.br/9961080231553419http://lattes.cnpq.br/5099282903924860VERBICARO, DennisCRUZ, Raiza da Costa Santoshttps://orcid.org/0000-0002-2663-3303CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD53ORIGINALArtigo_DanoExistencialSociedade.pdfArtigo_DanoExistencialSociedade.pdfapplication/pdf461870http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/1/Artigo_DanoExistencialSociedade.pdf3fc736f6cacaaef0c275c61404dcd88bMD512011/157172023-06-20 12:34:53.735oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-06-20T15:34:53Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Dano existencial na sociedade de consumo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Existential damage in the consumer society |
title |
O Dano existencial na sociedade de consumo |
spellingShingle |
O Dano existencial na sociedade de consumo VERBICARO, Dennis Dano existencial Sociedade de consumo Indústria cultural Direito do consumidor Existential damage Consumer society Cultural industry Consumer Law |
title_short |
O Dano existencial na sociedade de consumo |
title_full |
O Dano existencial na sociedade de consumo |
title_fullStr |
O Dano existencial na sociedade de consumo |
title_full_unstemmed |
O Dano existencial na sociedade de consumo |
title_sort |
O Dano existencial na sociedade de consumo |
author |
VERBICARO, Dennis |
author_facet |
VERBICARO, Dennis CRUZ, Raiza da Costa Santos https://orcid.org/0000-0002-2663-3303 |
author_role |
author |
author2 |
CRUZ, Raiza da Costa Santos https://orcid.org/0000-0002-2663-3303 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9961080231553419 http://lattes.cnpq.br/5099282903924860 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VERBICARO, Dennis CRUZ, Raiza da Costa Santos https://orcid.org/0000-0002-2663-3303 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dano existencial Sociedade de consumo Indústria cultural Direito do consumidor |
topic |
Dano existencial Sociedade de consumo Indústria cultural Direito do consumidor Existential damage Consumer society Cultural industry Consumer Law |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Existential damage Consumer society Cultural industry Consumer Law |
description |
O presente artigo, pelo método dedutivo e por meio de pesquisa bibliográfica nacional e estrangeira, tem como objetivo analisar o fenômeno do dano existencial nas relações de consumo. Na sociedade atual, há forte assédio da Indústria Cultural para que o consumidor se submeta a um padrão de consumo voltado para a autossatisfação pessoal, ou mesmo aceitação no meio social. O apelo midiático em torno da aquisição de bens e serviços atinge sobremaneira a psique dos consumidores, em especial os grupos mais vulneráveis, gerando uma liberdade artificial de escolha e uma felicidade artificial, na medida em que sua insatisfação pessoal com a vida, ou mesmo suas carências emocionais e sociais poderiam ser aplacadas pela satisfação e prazer de comprar. A pesquisa, também, enfrenta a novel discussão acerca da vulnerabilidade comportamental do consumidor diante do assédio de consumo no contexto da hipermodernidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-20T15:31:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-20T15:31:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VERBICARO, Dennis; CRUZ, Raíza. O Dano existencial na sociedade de consumo. Revista Jurídica da FA7, online, v. 15, n. 1, p. 47-62, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.24067/rjfa7;15.1:504. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2447-9055 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.24067/rjfa7;15.1:504 |
identifier_str_mv |
VERBICARO, Dennis; CRUZ, Raíza. O Dano existencial na sociedade de consumo. Revista Jurídica da FA7, online, v. 15, n. 1, p. 47-62, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.24067/rjfa7;15.1:504. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717. Acesso em:. 2447-9055 10.24067/rjfa7;15.1:504 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Jurídica da FA7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário 7 de Setembro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNI7 |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário 7 de Setembro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistajuridica/article/view/504 |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/3/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/1/Artigo_DanoExistencialSociedade.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b 3fc736f6cacaaef0c275c61404dcd88b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771983925411840 |