O Dano existencial na sociedade de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERBICARO, Dennis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CRUZ, Raiza da Costa Santos, https://orcid.org/0000-0002-2663-3303
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717
Resumo: O presente artigo, pelo método dedutivo e por meio de pesquisa bibliográfica nacional e estrangeira, tem como objetivo analisar o fenômeno do dano existencial nas relações de consumo. Na sociedade atual, há forte assédio da Indústria Cultural para que o consumidor se submeta a um padrão de consumo voltado para a autossatisfação pessoal, ou mesmo aceitação no meio social. O apelo midiático em torno da aquisição de bens e serviços atinge sobremaneira a psique dos consumidores, em especial os grupos mais vulneráveis, gerando uma liberdade artificial de escolha e uma felicidade artificial, na medida em que sua insatisfação pessoal com a vida, ou mesmo suas carências emocionais e sociais poderiam ser aplacadas pela satisfação e prazer de comprar. A pesquisa, também, enfrenta a novel discussão acerca da vulnerabilidade comportamental do consumidor diante do assédio de consumo no contexto da hipermodernidade.
id UFPA_209f430222e540cfd1e10ae43eb40e84
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/15717
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2023-06-20T15:31:29Z2023-06-20T15:31:29Z2018VERBICARO, Dennis; CRUZ, Raíza. O Dano existencial na sociedade de consumo. Revista Jurídica da FA7, online, v. 15, n. 1, p. 47-62, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.24067/rjfa7;15.1:504. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717. Acesso em:.2447-9055https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1571710.24067/rjfa7;15.1:504O presente artigo, pelo método dedutivo e por meio de pesquisa bibliográfica nacional e estrangeira, tem como objetivo analisar o fenômeno do dano existencial nas relações de consumo. Na sociedade atual, há forte assédio da Indústria Cultural para que o consumidor se submeta a um padrão de consumo voltado para a autossatisfação pessoal, ou mesmo aceitação no meio social. O apelo midiático em torno da aquisição de bens e serviços atinge sobremaneira a psique dos consumidores, em especial os grupos mais vulneráveis, gerando uma liberdade artificial de escolha e uma felicidade artificial, na medida em que sua insatisfação pessoal com a vida, ou mesmo suas carências emocionais e sociais poderiam ser aplacadas pela satisfação e prazer de comprar. A pesquisa, também, enfrenta a novel discussão acerca da vulnerabilidade comportamental do consumidor diante do assédio de consumo no contexto da hipermodernidade.The present article, through the deductive method and through national and foreign bibliographic research, aims to analyze the phenomenon of existential damage in con sumer relations. In today's society, there is a strong harassment of the Cultural Industry for the consumer to submit to a consumption pattern aimed at personal self-satisfaction, or even ac ceptance in the social environment. The media's appeal for the acquisition of goods and ser vices overwhelms the psyche of consumers, especially the most vulnerable groups, generating an artificial freedom of choice and artificial happiness, insofar as their personal dissatisfaction with life, or even their Emotional and social needs could be appeased by the satisfaction and pleasure of buying. The research also addresses the novel discussion of consumer behavioral vulnerability to consumer harassment in the context of hypermodernity.UFPA - Universidade Federal do ParáporCentro Universitário 7 de SetembroUNI7BrasilRevista Jurídica da FA7Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistajuridica/article/view/504reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPADano existencialSociedade de consumoIndústria culturalDireito do consumidorExistential damageConsumer societyCultural industryConsumer LawO Dano existencial na sociedade de consumoThe Existential damage in the consumer societyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1514762http://lattes.cnpq.br/9961080231553419http://lattes.cnpq.br/5099282903924860VERBICARO, DennisCRUZ, Raiza da Costa Santoshttps://orcid.org/0000-0002-2663-3303CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD53ORIGINALArtigo_DanoExistencialSociedade.pdfArtigo_DanoExistencialSociedade.pdfapplication/pdf461870http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/1/Artigo_DanoExistencialSociedade.pdf3fc736f6cacaaef0c275c61404dcd88bMD512011/157172023-06-20 12:34:53.735oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-06-20T15:34:53Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Dano existencial na sociedade de consumo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Existential damage in the consumer society
title O Dano existencial na sociedade de consumo
spellingShingle O Dano existencial na sociedade de consumo
VERBICARO, Dennis
Dano existencial
Sociedade de consumo
Indústria cultural
Direito do consumidor
Existential damage
Consumer society
Cultural industry
Consumer Law
title_short O Dano existencial na sociedade de consumo
title_full O Dano existencial na sociedade de consumo
title_fullStr O Dano existencial na sociedade de consumo
title_full_unstemmed O Dano existencial na sociedade de consumo
title_sort O Dano existencial na sociedade de consumo
author VERBICARO, Dennis
author_facet VERBICARO, Dennis
CRUZ, Raiza da Costa Santos
https://orcid.org/0000-0002-2663-3303
author_role author
author2 CRUZ, Raiza da Costa Santos
https://orcid.org/0000-0002-2663-3303
author2_role author
author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9961080231553419
http://lattes.cnpq.br/5099282903924860
dc.contributor.author.fl_str_mv VERBICARO, Dennis
CRUZ, Raiza da Costa Santos
https://orcid.org/0000-0002-2663-3303
dc.subject.por.fl_str_mv Dano existencial
Sociedade de consumo
Indústria cultural
Direito do consumidor
topic Dano existencial
Sociedade de consumo
Indústria cultural
Direito do consumidor
Existential damage
Consumer society
Cultural industry
Consumer Law
dc.subject.eng.fl_str_mv Existential damage
Consumer society
Cultural industry
Consumer Law
description O presente artigo, pelo método dedutivo e por meio de pesquisa bibliográfica nacional e estrangeira, tem como objetivo analisar o fenômeno do dano existencial nas relações de consumo. Na sociedade atual, há forte assédio da Indústria Cultural para que o consumidor se submeta a um padrão de consumo voltado para a autossatisfação pessoal, ou mesmo aceitação no meio social. O apelo midiático em torno da aquisição de bens e serviços atinge sobremaneira a psique dos consumidores, em especial os grupos mais vulneráveis, gerando uma liberdade artificial de escolha e uma felicidade artificial, na medida em que sua insatisfação pessoal com a vida, ou mesmo suas carências emocionais e sociais poderiam ser aplacadas pela satisfação e prazer de comprar. A pesquisa, também, enfrenta a novel discussão acerca da vulnerabilidade comportamental do consumidor diante do assédio de consumo no contexto da hipermodernidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-20T15:31:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-20T15:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VERBICARO, Dennis; CRUZ, Raíza. O Dano existencial na sociedade de consumo. Revista Jurídica da FA7, online, v. 15, n. 1, p. 47-62, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.24067/rjfa7;15.1:504. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-9055
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.24067/rjfa7;15.1:504
identifier_str_mv VERBICARO, Dennis; CRUZ, Raíza. O Dano existencial na sociedade de consumo. Revista Jurídica da FA7, online, v. 15, n. 1, p. 47-62, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.24067/rjfa7;15.1:504. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717. Acesso em:.
2447-9055
10.24067/rjfa7;15.1:504
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Jurídica da FA7
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário 7 de Setembro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNI7
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário 7 de Setembro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistajuridica/article/view/504
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/3/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15717/1/Artigo_DanoExistencialSociedade.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b55adef5313c442051bad36d3312b2b
3fc736f6cacaaef0c275c61404dcd88b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771983925411840