Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4081 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar processos que vão do extrativismo ao consumo da mangaba, enfatizando os diferentes atores em cena, as suas relações, os canais de comercialização e as características do consumo. A pesquisa foi realizada no nordeste do Brasil (BA, AL, SE e PE), por meio de métodos qualitatitivos e quantitativos. Os principais resultados mostram uma fraca tendência de domesticação para atender à demanda crescente do mercado e ameaças ao extrativismo por fatores externos. |
id |
UFPA_2e8ea38761c0ce96ba3f09639800a9dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/4081 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2013-08-07T13:26:44Z2013-08-07T13:26:44Z2008-03MOTA, Dalva Maria da; SCHMITZ, Heribert; SILVA JUNIOR, Josué Francisco da. Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 46, n. 1, p. 121-143, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/resr/v46n1/a06v46n1.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032008000100006>.0103-20031806-9479http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4081O objetivo deste artigo é analisar processos que vão do extrativismo ao consumo da mangaba, enfatizando os diferentes atores em cena, as suas relações, os canais de comercialização e as características do consumo. A pesquisa foi realizada no nordeste do Brasil (BA, AL, SE e PE), por meio de métodos qualitatitivos e quantitativos. Os principais resultados mostram uma fraca tendência de domesticação para atender à demanda crescente do mercado e ameaças ao extrativismo por fatores externos.The aim of this article is to analyse the processes which begins from raw material extraction to the consumption of mangaba, emphazising different actors, their relationships, marketing channels, and consumption characteristics. The research was carried out in the Northeast of Brazil (Brazilian states of Bahia, Alagoas, Sergipe and Pernambuco) using quantitative and qualitative approaches. The main results indicated weak domestication of mangaba trees to attend to an increasing market demand, and threats to extractivism by external factors.porMangabaHancornia speciosa GomesExtrativismo vegetalConsumoAlagoas - EstadoBahia - EstadoPernambuco - EstadoSergipe - EstadoAtores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMOTA, Dalva Maria daSCHMITZ, HeribertSILVA JÚNIOR, Josué Francisco dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALArtigo_AtoresCanaisComercializacao.pdfArtigo_AtoresCanaisComercializacao.pdfapplication/pdf134876http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/1/Artigo_AtoresCanaisComercializacao.pdf5f800b6da23c0e460539c234b1260b2bMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823599http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81996http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/5/license.txt4b350777eea7a4b1ae7cd9a06fd687a1MD55TEXTArtigo_AtoresCanaisComercializacao.pdf.txtArtigo_AtoresCanaisComercializacao.pdf.txtExtracted texttext/plain55607http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/6/Artigo_AtoresCanaisComercializacao.pdf.txt0e5e30efbbe3d2258a361432a020aaf2MD562011/40812018-01-29 14:20:23.493oai:repositorio.ufpa.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-01-29T17:20:23Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro |
title |
Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro |
spellingShingle |
Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro MOTA, Dalva Maria da Mangaba Hancornia speciosa Gomes Extrativismo vegetal Consumo Alagoas - Estado Bahia - Estado Pernambuco - Estado Sergipe - Estado |
title_short |
Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro |
title_full |
Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro |
title_fullStr |
Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro |
title_full_unstemmed |
Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro |
title_sort |
Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro |
author |
MOTA, Dalva Maria da |
author_facet |
MOTA, Dalva Maria da SCHMITZ, Heribert SILVA JÚNIOR, Josué Francisco da |
author_role |
author |
author2 |
SCHMITZ, Heribert SILVA JÚNIOR, Josué Francisco da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOTA, Dalva Maria da SCHMITZ, Heribert SILVA JÚNIOR, Josué Francisco da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mangaba Hancornia speciosa Gomes Extrativismo vegetal Consumo Alagoas - Estado Bahia - Estado Pernambuco - Estado Sergipe - Estado |
topic |
Mangaba Hancornia speciosa Gomes Extrativismo vegetal Consumo Alagoas - Estado Bahia - Estado Pernambuco - Estado Sergipe - Estado |
description |
O objetivo deste artigo é analisar processos que vão do extrativismo ao consumo da mangaba, enfatizando os diferentes atores em cena, as suas relações, os canais de comercialização e as características do consumo. A pesquisa foi realizada no nordeste do Brasil (BA, AL, SE e PE), por meio de métodos qualitatitivos e quantitativos. Os principais resultados mostram uma fraca tendência de domesticação para atender à demanda crescente do mercado e ameaças ao extrativismo por fatores externos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-07T13:26:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-08-07T13:26:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOTA, Dalva Maria da; SCHMITZ, Heribert; SILVA JUNIOR, Josué Francisco da. Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 46, n. 1, p. 121-143, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/resr/v46n1/a06v46n1.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032008000100006>. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4081 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0103-2003 1806-9479 |
identifier_str_mv |
MOTA, Dalva Maria da; SCHMITZ, Heribert; SILVA JUNIOR, Josué Francisco da. Atores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 46, n. 1, p. 121-143, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/resr/v46n1/a06v46n1.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032008000100006>. 0103-2003 1806-9479 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/1/Artigo_AtoresCanaisComercializacao.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/4081/6/Artigo_AtoresCanaisComercializacao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f800b6da23c0e460539c234b1260b2b fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a 4b350777eea7a4b1ae7cd9a06fd687a1 0e5e30efbbe3d2258a361432a020aaf2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801772015754936320 |