Memórias das Artes Circenses de Rua em Belém-Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Yure Lee Almeida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16478
Resumo: Essa tese se propôs a pensar os artistas circenses de rua atuais da região metropolitana de Belém como sujeitos históricos, sujeitos da memória. Pessoas e artistas com uma origem e trajetórias catapultadas por artistas formados pelas primeiras turmas de escolas de circo do Brasil e da América Latina (“viajeiros”). Artistas circenses de rua que são a todo instante invisibilizados por optarem pela rua como palco principal. A escrita se segue como um estudo sobre memória, adotando a descrição da estrutura de um espetáculo de circo de rua. Em um primeiro capítulo pretende-se realizar uma discussão sobre memória e os lugares de memória circense na cidade de Belém como a Escola Circo Mano Silva. Destacar a peculiaridades das artes circenses recentes na cidade. Fazer uma contextualização de como o circo itinerante ganha uma nova roupagem através de artistas circenses de rua no Brasil e especificamente em Belém. Em um segundo capítulo tentarei apresentar em linhas gerais a permeabilidade de artistas, grupos e trupes na cidade de Belém. Destacar aspectos ímpares de se trabalhar com linguagens do circo na região como existência de trupes e circos não itinerantes. Destaco principalmente a análise de memórias e trajetórias de vida dos sujeitos envolvidos com o movimento cultural circense na cidade. Como o “Encontro Semanal de Malabares e Circo”, um impulsionador para os muitos artistas circenses locais. Bem como o “Palco aberto”, uma forma de formação de plateia para o circo de rua em Belém autogerida e comunitária muito importante para o desenvolvimento de movimentos, grupos e coletivos de arte de rua envolvidos com circo (como Circopaíba e Circo Nós Tantos). E por fim apresentar de forma mais pormenorizada a minha relação com o circo, minhas memórias complementadas por outras memórias, nossas poéticas e dramaturgias.
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spelling 2024-09-30T18:32:12Z2024-09-30T18:32:12Z2024-02-29ALMEIDA, Yure Lee Martins. Memórias das Artes Circenses de Rua em Belém-Pará. Orientadora: Benedita Afonso Martins. 2024. 2024 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, Ano de defesa. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16478. Acesso em:.https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16478Essa tese se propôs a pensar os artistas circenses de rua atuais da região metropolitana de Belém como sujeitos históricos, sujeitos da memória. Pessoas e artistas com uma origem e trajetórias catapultadas por artistas formados pelas primeiras turmas de escolas de circo do Brasil e da América Latina (“viajeiros”). Artistas circenses de rua que são a todo instante invisibilizados por optarem pela rua como palco principal. A escrita se segue como um estudo sobre memória, adotando a descrição da estrutura de um espetáculo de circo de rua. Em um primeiro capítulo pretende-se realizar uma discussão sobre memória e os lugares de memória circense na cidade de Belém como a Escola Circo Mano Silva. Destacar a peculiaridades das artes circenses recentes na cidade. Fazer uma contextualização de como o circo itinerante ganha uma nova roupagem através de artistas circenses de rua no Brasil e especificamente em Belém. Em um segundo capítulo tentarei apresentar em linhas gerais a permeabilidade de artistas, grupos e trupes na cidade de Belém. Destacar aspectos ímpares de se trabalhar com linguagens do circo na região como existência de trupes e circos não itinerantes. Destaco principalmente a análise de memórias e trajetórias de vida dos sujeitos envolvidos com o movimento cultural circense na cidade. Como o “Encontro Semanal de Malabares e Circo”, um impulsionador para os muitos artistas circenses locais. Bem como o “Palco aberto”, uma forma de formação de plateia para o circo de rua em Belém autogerida e comunitária muito importante para o desenvolvimento de movimentos, grupos e coletivos de arte de rua envolvidos com circo (como Circopaíba e Circo Nós Tantos). E por fim apresentar de forma mais pormenorizada a minha relação com o circo, minhas memórias complementadas por outras memórias, nossas poéticas e dramaturgias.This thesis proposed to think of current street circus artists in the metropolitan region of Belém as historical subjects, subjects of memory. People and artists with an origin and trajectories catapulted by artists trained in the first groups of circus schools in Brazil and Latin America (“travelers”). Street circus artists who are constantly made invisible because they choose the street as their main stage. The writing follows as a study on memory, adopting the description of the structure of a street circus show. In the first chapter, we intend to discuss memory and places of circus memory in the city of Belém, such as the Circo Mano Silva School. Highlight the peculiarities of recent circus arts in the city. Provide a contextualization of how the traveling circus takes on a new look through street circus artists in Brazil and specifically in Belém. In a second chapter I will try to present in general terms the permeability of artists, groups and troupes in the city of Belém. Highlight unique aspects of working with circus languages in the region, such as the existence of non-travelling troupes and circuses. I mainly highlight the analysis of memories and life trajectories of the subjects involved with the circus cultural movement in the city. Like the “Weekly Juggling and Circus Meeting”, a boost for the many local circus artists. As well as the “Open Stage”, a form of audience formation for the street circus in Belém, self-managed and community-based, very important for the development of street art movements, groups and collectives involved with the circus (such as Circopaíba and Circo Nós Tantos) . And finally, I present in more detail my relationship with the circus, my memories complemented by other memories, our poetics and dramaturgies.Submitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2024-09-30T18:30:03Z No. of bitstreams: 2 Tese_ MemoriasArtesCircenses.pdf: 4540637 bytes, checksum: 6620462231c5906da66ffdc5d2472798 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2024-09-30T18:32:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_ MemoriasArtesCircenses.pdf: 4540637 bytes, checksum: 6620462231c5906da66ffdc5d2472798 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-30T18:32:12Z (GMT). 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