Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12066 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar, numa ótica interdisciplinar, as desigualdades no sistema de transporte geradas pela implantação do Distrito Industrial de Barcarena (DIB), entre o sistema disponível para o transporte necessário aos grandes empreendimentos instalados e o sistema oferecido para o transporte necessário das comunidades tradicionais e demais pessoas marginalizadas pela implantação do DIB, equipamentos que impactam na melhoria do nível de renda municipal (crescimento econômico), sem gerar desenvolvimento, melhoria dos serviços públicos em geral, e no do transporte de pessoas e cargas em Barcarena, em particular. A tese relaciona os planos de desenvolvimento para Amazônia, seus objetivos, agestão dos governos e o tratamento dado ao sistema de transporte na forma desigual, com favorecimento às empresas. Essa realidade foi compreendida e analisada a partir da pesquisa de campo nos cinco distritos municipais, quando foram realizados procedimentos de observação, análise documental e entrevistas. Dessa maneira, mesmo diante da preferência pela logística empresarial, foi percebido o reduzido investimento em infraestrutura, o principal fator de reivindicação por parte das empresas, para atingirem maior rentabilidade a cada ano. De outro modo, mesmo que existam planos de desenvolvimento e mobilidade urbana inovadores e atualizados, não são aplicados e a população é deslocada para espaços periféricos, ficando isolada e desprovida do atendimento de políticas públicas em serviços de transporte. Isso é resultado da ausência de ações coletivas que reduzam as desigualdades por transporte, sinal da baixa convergência de objetivos da gestão municipal, empresas e sociedade civil, que beneficiem o sistema de transporte. O sistema de transporte que atende apopulação permaneceu na mesma operacionalidade, indiferente às mudanças espaciais a partir dos anos de 1980, em especial o transporte fluvial, que por suas características estimula e preserva a solidariedade, identidade cultural, cidadania e rede comunitária; elementos que fortalecem as memórias coletivas e redefinem fronteiras que identificam a sua importância para a vida em Barcarena e na Amazônia. |
id |
UFPA_361c737b6f246f2454be1967321c022c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/12066 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2019-11-13T14:24:20Z2019-11-13T14:24:20Z2019-06-26PATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santos. Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena. Orientador: Luis Eduardo Aragón Vaca. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Ciências - Desenvolvimento Socioambiental) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/retrieve/63981/Tese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdf . Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12066O objetivo desta pesquisa é analisar, numa ótica interdisciplinar, as desigualdades no sistema de transporte geradas pela implantação do Distrito Industrial de Barcarena (DIB), entre o sistema disponível para o transporte necessário aos grandes empreendimentos instalados e o sistema oferecido para o transporte necessário das comunidades tradicionais e demais pessoas marginalizadas pela implantação do DIB, equipamentos que impactam na melhoria do nível de renda municipal (crescimento econômico), sem gerar desenvolvimento, melhoria dos serviços públicos em geral, e no do transporte de pessoas e cargas em Barcarena, em particular. A tese relaciona os planos de desenvolvimento para Amazônia, seus objetivos, agestão dos governos e o tratamento dado ao sistema de transporte na forma desigual, com favorecimento às empresas. Essa realidade foi compreendida e analisada a partir da pesquisa de campo nos cinco distritos municipais, quando foram realizados procedimentos de observação, análise documental e entrevistas. Dessa maneira, mesmo diante da preferência pela logística empresarial, foi percebido o reduzido investimento em infraestrutura, o principal fator de reivindicação por parte das empresas, para atingirem maior rentabilidade a cada ano. De outro modo, mesmo que existam planos de desenvolvimento e mobilidade urbana inovadores e atualizados, não são aplicados e a população é deslocada para espaços periféricos, ficando isolada e desprovida do atendimento de políticas públicas em serviços de transporte. Isso é resultado da ausência de ações coletivas que reduzam as desigualdades por transporte, sinal da baixa convergência de objetivos da gestão municipal, empresas e sociedade civil, que beneficiem o sistema de transporte. O sistema de transporte que atende apopulação permaneceu na mesma operacionalidade, indiferente às mudanças espaciais a partir dos anos de 1980, em especial o transporte fluvial, que por suas características estimula e preserva a solidariedade, identidade cultural, cidadania e rede comunitária; elementos que fortalecem as memórias coletivas e redefinem fronteiras que identificam a sua importância para a vida em Barcarena e na Amazônia.The objective of this research is to analyze, in an interdisciplinary perspective, the inequalities in the transportation system generated by the implementation of the Barcarena Industrial District (DIB), between the system available for the necessary transportation to the large installed enterprises and the system offered for the necessary transportation of the traditional communities and other people marginalized by the implementation of the DIB, equipment that impacts on the improvement of the municipal income level (economic growth), without generating development, improvement of public services in general, and the transportation of people and cargo in Barcarena, in particular. The thesis relates the development plans for Amazonia to their objectives, the management of governments, and the unequal treatment of the transportation system, favoring companies. This reality was understood and analyzed from field research in the five municipal districts, when observation procedures, document analysis and interviews were performed. Thus, even considering the preference for corporate logistics, it was noticed the reduced investment in infrastructure, the main factor of demand by companies, to achieve greater profitability each year. Otherwise, even if there are innovative and up-to-date urban development and mobility plans, they are not implemented and the population is displaced to peripheral spaces, being isolated and deprived of public policies on transport services. This is the result of the absence of collective actions that reduce transport inequalities, a sign of the low convergence of municipal management, business and civil society objectives that benefit the transport system. The transport system that serves the population has remained in the same operation, regardless of spatial changes since the 1980s. In particular, river transport, which by its characteristics, encourages and preserves solidarity, cultural identity, citizenship and community network; elements that strengthen collective memories and redefine boundaries that identify their importance for life in Barcarena and the AmazonCentro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.Centro de Ensino Supeior do Amapá, CEAP, Brasil.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico ÚmidoUFPABrasilNúcleo de Altos Estudos Amazônicos1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONALMEIO AMBIENTE, POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIADESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTALTransportes - Barcarena (PA) -Mobilidade social - Barcarena (PA)Transportes - Planejamento - Barcarena (PA)Vila do Conde (PA) - Aspectos sociaisPlanos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisVACA, Luis Eduardo Aragónhttp://lattes.cnpq.br/2713210031909963http://lattes.cnpq.br/1799014841946544PATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdfTese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdfapplication/pdf4474236http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/1/Tese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdf633a7a93487fc7b9e4ee9aa54e267f22MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTTese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdf.txtTese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdf.txtExtracted texttext/plain384954http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/6/Tese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdf.txt9c5125045de69d7e2d2670034c761212MD562011/120662019-11-14 02:43:34.624oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-11-14T05:43:34Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena |
title |
Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena |
spellingShingle |
Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena PATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL Transportes - Barcarena (PA) - Mobilidade social - Barcarena (PA) Transportes - Planejamento - Barcarena (PA) Vila do Conde (PA) - Aspectos sociais MEIO AMBIENTE, POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL |
title_short |
Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena |
title_full |
Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena |
title_fullStr |
Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena |
title_full_unstemmed |
Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena |
title_sort |
Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena |
author |
PATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santos |
author_facet |
PATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VACA, Luis Eduardo Aragón |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2713210031909963 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1799014841946544 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santos |
contributor_str_mv |
VACA, Luis Eduardo Aragón |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL Transportes - Barcarena (PA) - Mobilidade social - Barcarena (PA) Transportes - Planejamento - Barcarena (PA) Vila do Conde (PA) - Aspectos sociais MEIO AMBIENTE, POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transportes - Barcarena (PA) - Mobilidade social - Barcarena (PA) Transportes - Planejamento - Barcarena (PA) Vila do Conde (PA) - Aspectos sociais |
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv |
MEIO AMBIENTE, POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA |
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL |
description |
O objetivo desta pesquisa é analisar, numa ótica interdisciplinar, as desigualdades no sistema de transporte geradas pela implantação do Distrito Industrial de Barcarena (DIB), entre o sistema disponível para o transporte necessário aos grandes empreendimentos instalados e o sistema oferecido para o transporte necessário das comunidades tradicionais e demais pessoas marginalizadas pela implantação do DIB, equipamentos que impactam na melhoria do nível de renda municipal (crescimento econômico), sem gerar desenvolvimento, melhoria dos serviços públicos em geral, e no do transporte de pessoas e cargas em Barcarena, em particular. A tese relaciona os planos de desenvolvimento para Amazônia, seus objetivos, agestão dos governos e o tratamento dado ao sistema de transporte na forma desigual, com favorecimento às empresas. Essa realidade foi compreendida e analisada a partir da pesquisa de campo nos cinco distritos municipais, quando foram realizados procedimentos de observação, análise documental e entrevistas. Dessa maneira, mesmo diante da preferência pela logística empresarial, foi percebido o reduzido investimento em infraestrutura, o principal fator de reivindicação por parte das empresas, para atingirem maior rentabilidade a cada ano. De outro modo, mesmo que existam planos de desenvolvimento e mobilidade urbana inovadores e atualizados, não são aplicados e a população é deslocada para espaços periféricos, ficando isolada e desprovida do atendimento de políticas públicas em serviços de transporte. Isso é resultado da ausência de ações coletivas que reduzam as desigualdades por transporte, sinal da baixa convergência de objetivos da gestão municipal, empresas e sociedade civil, que beneficiem o sistema de transporte. O sistema de transporte que atende apopulação permaneceu na mesma operacionalidade, indiferente às mudanças espaciais a partir dos anos de 1980, em especial o transporte fluvial, que por suas características estimula e preserva a solidariedade, identidade cultural, cidadania e rede comunitária; elementos que fortalecem as memórias coletivas e redefinem fronteiras que identificam a sua importância para a vida em Barcarena e na Amazônia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-13T14:24:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-13T14:24:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santos. Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena. Orientador: Luis Eduardo Aragón Vaca. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Ciências - Desenvolvimento Socioambiental) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/retrieve/63981/Tese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdf . Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12066 |
identifier_str_mv |
PATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santos. Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena. Orientador: Luis Eduardo Aragón Vaca. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Ciências - Desenvolvimento Socioambiental) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/retrieve/63981/Tese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdf . Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/1/Tese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12066/6/Tese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
633a7a93487fc7b9e4ee9aa54e267f22 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 9c5125045de69d7e2d2670034c761212 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771897721978880 |