O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475 |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo estudar o universo cultural e sensível da musicalidade brega paraense. Busca-se tematizar e refletir acerca das experiências sensíveis resultantes da relação entre esse estilo musical e as pessoas que o vivenciam em seu cotidiano. No geral, a música brega apresenta em suas composições mensagens que envolvem o dia a dia das pessoas e que despertam sentimentos nostálgicos, de pertencimento e identificação pessoal e cultural. A pesquisa é desenvolvida com base no conteúdo interativo extraído de um canal específico de brega na vídeos Youtube, a partir da formação e da análise de categorias tipificadas, via método das tipificações de Alfred Schutz (1979). Para construção de uma reflexão teórica, os conceitos do pensamento Heideggeriano de cotidianidade, banalidade, a perspectiva fenomenológica da Cultura de Alfred Schutz e o semiotical blues de Castro (2015), serão aplicações fenomenológicas que irão perpassar para consolidar a compreensão de realização desta pesquisa. Percebeu-se, portanto, um aspecto sensível, saudoso e intersubjetivo existente na peculiaridade temporal e nostálgica da música brega paraense que é presente no tecido social e no imaginário popular e garante a entrada, a passagem e a permanência do brega, fortificando a continuidade do brega enquanto identidade musical, cultural na Amazônia. |
id |
UFPA_3db7c64a5a6d5668a7bc7fd89f0e4c33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/14475 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2022-06-22T18:12:02Z2022-06-22T18:12:02Z2021-11-17COSTEIRA, Igor Blendon de Souza. O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes. Orientador: Fábio Fonseca de Castro. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo estudar o universo cultural e sensível da musicalidade brega paraense. Busca-se tematizar e refletir acerca das experiências sensíveis resultantes da relação entre esse estilo musical e as pessoas que o vivenciam em seu cotidiano. No geral, a música brega apresenta em suas composições mensagens que envolvem o dia a dia das pessoas e que despertam sentimentos nostálgicos, de pertencimento e identificação pessoal e cultural. A pesquisa é desenvolvida com base no conteúdo interativo extraído de um canal específico de brega na vídeos Youtube, a partir da formação e da análise de categorias tipificadas, via método das tipificações de Alfred Schutz (1979). Para construção de uma reflexão teórica, os conceitos do pensamento Heideggeriano de cotidianidade, banalidade, a perspectiva fenomenológica da Cultura de Alfred Schutz e o semiotical blues de Castro (2015), serão aplicações fenomenológicas que irão perpassar para consolidar a compreensão de realização desta pesquisa. Percebeu-se, portanto, um aspecto sensível, saudoso e intersubjetivo existente na peculiaridade temporal e nostálgica da música brega paraense que é presente no tecido social e no imaginário popular e garante a entrada, a passagem e a permanência do brega, fortificando a continuidade do brega enquanto identidade musical, cultural na Amazônia.This research paper aims to study the cultural and sensible universe of brega musicality in Pará State. It seeks to thematize and reflect on the sensible experience resulting from the relationship between this musical style and people who experience it in their daily lives. In general, brega music presents in its compositions messages that involve people's daily life issues and that arouse nostalgic sense of belonging and personal and cultural identification. The research is developed based on the interactive content extracted from a specific brega music channel on YouTube, on the basis of the formation and analysis of typified categories, using the typification methods by Alfred Schutz (1979). In order to build a theoretical reflection, the concepts of Heideggerian thought of everydayness, banality, Alfred Schutz's phenomenological perspective of Culture and Castro's semiotical blues (2015), will be phenomenological applications that will permeate to consolidate the understanding of this research. Therefore, a sensible, longing and intersubjective aspect was perceived in the temporal and nostalgic peculiarity of brega music from Pará State, which is present in the social fabric and in the popular imagination and guarantees the entry, passage and remaining of brega rhythm in Amazonian culture.Multipla - Locação de mão de obraporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e AmazôniaUFPABrasilInstituto de Letras e ComunicaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCOMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIAPROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIACOMUNICAÇÃOMúsica bregaBrega musicSensibilidadeSensitivityExperiênciaExperienceNostalgiaYoutubeO som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCASTRO, Fábio Fonseca dehttp://lattes.cnpq.br/5700042332015787http://lattes.cnpq.br/1928258840507898COSTEIRA, Igor Blendon de SouzaORIGINALDissertacao_SomMarcantesConexoes.pdfDissertacao_SomMarcantesConexoes.pdfapplication/pdf809156http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/1/Dissertacao_SomMarcantesConexoes.pdf2a5be32fa25c8c991818601c8cca7365MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/144752022-09-02 12:58:08.232oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232022-09-02T15:58:08Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes |
title |
O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes |
spellingShingle |
O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes COSTEIRA, Igor Blendon de Souza CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Música brega Brega music Sensibilidade Sensitivity Experiência Experience Nostalgia Youtube COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO |
title_short |
O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes |
title_full |
O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes |
title_fullStr |
O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes |
title_full_unstemmed |
O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes |
title_sort |
O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes |
author |
COSTEIRA, Igor Blendon de Souza |
author_facet |
COSTEIRA, Igor Blendon de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CASTRO, Fábio Fonseca de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5700042332015787 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1928258840507898 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTEIRA, Igor Blendon de Souza |
contributor_str_mv |
CASTRO, Fábio Fonseca de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Música brega Brega music Sensibilidade Sensitivity Experiência Experience Nostalgia Youtube COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música brega Brega music Sensibilidade Sensitivity Experiência Experience Nostalgia Youtube |
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA |
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO |
description |
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo estudar o universo cultural e sensível da musicalidade brega paraense. Busca-se tematizar e refletir acerca das experiências sensíveis resultantes da relação entre esse estilo musical e as pessoas que o vivenciam em seu cotidiano. No geral, a música brega apresenta em suas composições mensagens que envolvem o dia a dia das pessoas e que despertam sentimentos nostálgicos, de pertencimento e identificação pessoal e cultural. A pesquisa é desenvolvida com base no conteúdo interativo extraído de um canal específico de brega na vídeos Youtube, a partir da formação e da análise de categorias tipificadas, via método das tipificações de Alfred Schutz (1979). Para construção de uma reflexão teórica, os conceitos do pensamento Heideggeriano de cotidianidade, banalidade, a perspectiva fenomenológica da Cultura de Alfred Schutz e o semiotical blues de Castro (2015), serão aplicações fenomenológicas que irão perpassar para consolidar a compreensão de realização desta pesquisa. Percebeu-se, portanto, um aspecto sensível, saudoso e intersubjetivo existente na peculiaridade temporal e nostálgica da música brega paraense que é presente no tecido social e no imaginário popular e garante a entrada, a passagem e a permanência do brega, fortificando a continuidade do brega enquanto identidade musical, cultural na Amazônia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-22T18:12:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-22T18:12:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTEIRA, Igor Blendon de Souza. O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes. Orientador: Fábio Fonseca de Castro. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475 |
identifier_str_mv |
COSTEIRA, Igor Blendon de Souza. O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes. Orientador: Fábio Fonseca de Castro. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475. Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/1/Dissertacao_SomMarcantesConexoes.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a5be32fa25c8c991818601c8cca7365 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771999845941248 |