Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para seus projetos de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1632
Resumo: O estudo das representações sociais de mulheres e homens assentados dos saberes que buscam na escola para o seu projeto de vida, teve como realidade especifica as histórias vividas e narradas de 13 sujeitos do assentamento Federal da CIDAPAR, na região do Nordeste paraense no estado do Pará. Para inscrevermos os significados dos saberes que esses sujeitos buscam para o seu projeto de vida estruturamos nossa pesquisa nas condições de circulação e produção dessas representações sociais. A organização simbólica das representações dessas mulheres e desses homens foi estruturada nas três dimensões que correspondem ao desejo de ter terra, a trajetória histórica da construção do assentamento e culturas e saberes que foram construídos por esses sujeitos. A dinâmica dessas três dimensões, analisadas a partir da objetivação e ancoragem, permitiram-nos identificar e compreender o como e o porquê dos significados atribuídos aos saberes que buscam na escola para o seu projeto de vida, que se constituiu no eixo central deste trabalho. Como corpus de análise, utilizamos os discursos obtidos nas Entrevistas Conversacionais e os desenhos e discursos do Grupo Focal. A análise baseou-se em Lefebvre e Lefebvre para identificar as objetivações e as ancoragens extraídos dos discursos desses sujeitos. Os resultados desse estudo permitem-nos falar que esses sujeitos construíram uma das faces de sua identidade a partir de sua relação com a terra, que os mobilizou na construção do território cultural do assentamento, dando-lhe uma outra perspectiva de vida articulada com esse movimento de transitoriedade entre os mundos rural e urbano, palco de vivências e partilhas que legitimaram esse sujeito como um sujeito de relações com o poder e o não poder e com o saber e o não saber constituindo uma dinâmica de um saber sobre si, de um saber como poder e um saber para transformar.
id UFPA_3e8beff6fe99ea1be215d209a63aeace
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1632
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2011-03-23T21:19:11Z2011-03-23T21:19:11Z2007-09-25NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos. Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para os seus projetos de vida. Orientadora: Ivany Pinto Nascimento. 2007. 251 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1632. Acesso em:.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1632O estudo das representações sociais de mulheres e homens assentados dos saberes que buscam na escola para o seu projeto de vida, teve como realidade especifica as histórias vividas e narradas de 13 sujeitos do assentamento Federal da CIDAPAR, na região do Nordeste paraense no estado do Pará. Para inscrevermos os significados dos saberes que esses sujeitos buscam para o seu projeto de vida estruturamos nossa pesquisa nas condições de circulação e produção dessas representações sociais. A organização simbólica das representações dessas mulheres e desses homens foi estruturada nas três dimensões que correspondem ao desejo de ter terra, a trajetória histórica da construção do assentamento e culturas e saberes que foram construídos por esses sujeitos. A dinâmica dessas três dimensões, analisadas a partir da objetivação e ancoragem, permitiram-nos identificar e compreender o como e o porquê dos significados atribuídos aos saberes que buscam na escola para o seu projeto de vida, que se constituiu no eixo central deste trabalho. Como corpus de análise, utilizamos os discursos obtidos nas Entrevistas Conversacionais e os desenhos e discursos do Grupo Focal. A análise baseou-se em Lefebvre e Lefebvre para identificar as objetivações e as ancoragens extraídos dos discursos desses sujeitos. Os resultados desse estudo permitem-nos falar que esses sujeitos construíram uma das faces de sua identidade a partir de sua relação com a terra, que os mobilizou na construção do território cultural do assentamento, dando-lhe uma outra perspectiva de vida articulada com esse movimento de transitoriedade entre os mundos rural e urbano, palco de vivências e partilhas que legitimaram esse sujeito como um sujeito de relações com o poder e o não poder e com o saber e o não saber constituindo uma dinâmica de um saber sobre si, de um saber como poder e um saber para transformar.The study on social representation of assessed women and men about their knowledge they look for at schools for their project of life has had, as a specific reality, the stories lived and told by 13 subjects of the Federal Assessment of CIDAPAR, at the Northeastern region of the State of Pará. In order to register the significant of those knowledge those subjects look for their project of lives, we structure our research works in the circulation conditions as well as in the production of such a social representations. The symbolic organizing pf those women and men representations was structured in three dimensions corresponding to wishes of having a peace of land, the historic trajectory of assessment construction as well as the cultures and knowledge set up by the mentioned subjects. The dynamic of these three dimensions, analyzed starting from the targeting and anchorage, allowed us to identify and comprehend the how and the why the significant attributed to knowledge that they look for at school for their project of lives, which constituted itself the central axis of this investigation work. We have used the obtained discuss on Conversational Interviews as well as the draws and Focal Group discuss as the corpus for analysis. The analysis was based Lefebvre and Lefèbvre concept to identify the targeting and anchorage extracted from the discuss of those subjects. The results of this study permit us to conclude that these subjects assembled one of the faces of their identities, from their relationship with the land, which mobilized them on the construction of the cultural territory of the assessment with a new perspective of life, linked to this transient movement between the rural and the urban realities, which is the scenario of life experience and sharing that legitimate this subject like a subject that keeps relationships with the power and the non power as well as with the know and not know that constitute a dynamic about a knowledge about themselves, a knowledge like power and a knowledge to transform.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da Educação1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOCURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORESRepresentação socialProjeto de vidaSaberesDesejosSocial representationProject of LifeKnowledgeWishesProjetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para seus projetos de vidaLived projects constructed representations: the social representations that women and men of nesting CIDAPAR possess on knowing them that they search in the school for its projects of lifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNASCIMENTO, Ivany Pintohttp://lattes.cnpq.br/6649004854958284http://lattes.cnpq.br/5658289632563411NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALDissertacao_ProjetosVividosRepresentacoes.pdfDissertacao_ProjetosVividosRepresentacoes.pdfapplication/pdf3243942http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1632/1/Dissertacao_ProjetosVividosRepresentacoes.pdf25e752dfbc0b68fd68783c6054693649MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1632/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1632/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1632/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_ProjetosVividosRepresentacoes.pdf.txtDissertacao_ProjetosVividosRepresentacoes.pdf.txtExtracted texttext/plain600249http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1632/5/Dissertacao_ProjetosVividosRepresentacoes.pdf.txte1ec6e65c4a98944259016caae67e32fMD552011/16322020-08-18 15:22:57.13oai:repositorio.ufpa.br:2011/1632Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-08-18T18:22:57Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para seus projetos de vida
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Lived projects constructed representations: the social representations that women and men of nesting CIDAPAR possess on knowing them that they search in the school for its projects of life
title Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para seus projetos de vida
spellingShingle Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para seus projetos de vida
NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Representação social
Projeto de vida
Saberes
Desejos
Social representation
Project of Life
Knowledge
Wishes
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_short Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para seus projetos de vida
title_full Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para seus projetos de vida
title_fullStr Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para seus projetos de vida
title_full_unstemmed Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para seus projetos de vida
title_sort Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para seus projetos de vida
author NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos
author_facet NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NASCIMENTO, Ivany Pinto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6649004854958284
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5658289632563411
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos
contributor_str_mv NASCIMENTO, Ivany Pinto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Representação social
Projeto de vida
Saberes
Desejos
Social representation
Project of Life
Knowledge
Wishes
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
dc.subject.por.fl_str_mv Representação social
Projeto de vida
Saberes
Desejos
dc.subject.eng.fl_str_mv Social representation
Project of Life
Knowledge
Wishes
dc.subject.linhadepesquisa.none.fl_str_mv CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
description O estudo das representações sociais de mulheres e homens assentados dos saberes que buscam na escola para o seu projeto de vida, teve como realidade especifica as histórias vividas e narradas de 13 sujeitos do assentamento Federal da CIDAPAR, na região do Nordeste paraense no estado do Pará. Para inscrevermos os significados dos saberes que esses sujeitos buscam para o seu projeto de vida estruturamos nossa pesquisa nas condições de circulação e produção dessas representações sociais. A organização simbólica das representações dessas mulheres e desses homens foi estruturada nas três dimensões que correspondem ao desejo de ter terra, a trajetória histórica da construção do assentamento e culturas e saberes que foram construídos por esses sujeitos. A dinâmica dessas três dimensões, analisadas a partir da objetivação e ancoragem, permitiram-nos identificar e compreender o como e o porquê dos significados atribuídos aos saberes que buscam na escola para o seu projeto de vida, que se constituiu no eixo central deste trabalho. Como corpus de análise, utilizamos os discursos obtidos nas Entrevistas Conversacionais e os desenhos e discursos do Grupo Focal. A análise baseou-se em Lefebvre e Lefebvre para identificar as objetivações e as ancoragens extraídos dos discursos desses sujeitos. Os resultados desse estudo permitem-nos falar que esses sujeitos construíram uma das faces de sua identidade a partir de sua relação com a terra, que os mobilizou na construção do território cultural do assentamento, dando-lhe uma outra perspectiva de vida articulada com esse movimento de transitoriedade entre os mundos rural e urbano, palco de vivências e partilhas que legitimaram esse sujeito como um sujeito de relações com o poder e o não poder e com o saber e o não saber constituindo uma dinâmica de um saber sobre si, de um saber como poder e um saber para transformar.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos. Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para os seus projetos de vida. Orientadora: Ivany Pinto Nascimento. 2007. 251 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1632. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1632
identifier_str_mv NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos. Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para os seus projetos de vida. Orientadora: Ivany Pinto Nascimento. 2007. 251 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1632. Acesso em:.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv 1 CD-ROM
reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1632/1/Dissertacao_ProjetosVividosRepresentacoes.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1632/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1632/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1632/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1632/5/Dissertacao_ProjetosVividosRepresentacoes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 25e752dfbc0b68fd68783c6054693649
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
e1ec6e65c4a98944259016caae67e32f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771951198306304