Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, Rosane Castro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento, https://orcid.org/, https://orcid.org/0000-0003-0552-4295
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12905
Resumo: Este artigo propõe um estudo das tragédias Medeia, Electra e as Troianas, de Eurípides, nas quais discutiremos como se dá a performance e a resistência. Deternos-emos em analisar as personagens femininas, os elementos do trágico e de que maneira a narrativa é importante para a compreensão das categorias violência, memória e esquecimento. Para compreendermos as teorias relacionadas à performance, resistência e trauma utilizaremos os textos de autores como Jorge Glusberg (1980) que assegura à performance um relacionamento com o delírio, manifestado através do desejo inconsciente do performer, pois “o discurso resultante é próximo do delírio e, também, da verdade que é sempre delirante” (GLUSBERG, 1980, p.124). Assim como Sarmento-Pantoja o qual afirma que a performance também pode ser considerada como um desempenho construído pelas personagens, “para nós este desempenho pode ser fundamental para compreendermos o que chamamos de performance do sofrimento” (SARMENTOPANTOJA, 2002 p.23). Alfredo Bosi observa que resistir é “opor a força própria à força alheia” (BOSI, 2002, p. 118) no qual compreendemos como oposição de forças que conflitam entre si.
id UFPA_41a7b8bff3de877791c4562e1ab9e228
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/12905
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2021-03-01T18:20:08Z2021-03-01T18:20:08Z2015-12PINTO, Rosane Castro; PANTOJA, Augusto Sarmento. Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 224-236, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2696. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12905. Acesso em:.1982-5374http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1290510.18542/rmi.v9i13.2696Este artigo propõe um estudo das tragédias Medeia, Electra e as Troianas, de Eurípides, nas quais discutiremos como se dá a performance e a resistência. Deternos-emos em analisar as personagens femininas, os elementos do trágico e de que maneira a narrativa é importante para a compreensão das categorias violência, memória e esquecimento. Para compreendermos as teorias relacionadas à performance, resistência e trauma utilizaremos os textos de autores como Jorge Glusberg (1980) que assegura à performance um relacionamento com o delírio, manifestado através do desejo inconsciente do performer, pois “o discurso resultante é próximo do delírio e, também, da verdade que é sempre delirante” (GLUSBERG, 1980, p.124). Assim como Sarmento-Pantoja o qual afirma que a performance também pode ser considerada como um desempenho construído pelas personagens, “para nós este desempenho pode ser fundamental para compreendermos o que chamamos de performance do sofrimento” (SARMENTOPANTOJA, 2002 p.23). Alfredo Bosi observa que resistir é “opor a força própria à força alheia” (BOSI, 2002, p. 118) no qual compreendemos como oposição de forças que conflitam entre si.This paper presents a study of the tragedies Medea, Electra and The Trojans of Euripides, in which we discuss how the performance and endurance is. We will concentrate on analyzing the female characters the tragic elements and how the narrative is important for understanding the categories violence, memory and oblivion. To understand the theories related to performance, endurance and trauma will use the texts of authors like Jorge Glusberg (1980) which ensures the performance one related to delirium, manifested through the unconscious performer desire, because "the resulting speech is close to delirium and also, truth that is always raving "(Glusberg 1980, p.124). As Sarmento-Pantoja, which states that, the performance can also be considered as a performance built by the characters, "for us this performance can be critical to understand what we call suffering performance" (SARMENTO-PANTOJA, 2002 p.23). Alfredo Bosi notes that resistance is "opposing force itself to external forces" (BOSI, 2002, p. 118) in which we understand as opposition forces that conflict with each other.UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do ParáUFPABrasilMargenshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2696reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPATragédiaResistênciaPerformancePersonagens femininasTragedyResistancePerformanceFemale charactersAspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article913224http://lattes.cnpq.br/8964195467816303http://lattes.cnpq.br/3263239932031945PINTO, Rosane CastroSARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimentohttps://orcid.org/https://orcid.org/0000-0003-0552-4295236ORIGINALArtigo_AspectosResistentePerfomaticos.pdfArtigo_AspectosResistentePerfomaticos.pdfapplication/pdf407299https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12905/1/Artigo_AspectosResistentePerfomaticos.pdf66be0e9bf2828f64d880ab88bfa9a25eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12905/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12905/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD532011/129052023-09-12 10:26:11.527oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-09-12T13:26:11Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.en.fl_str_mv Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes
title Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes
spellingShingle Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes
PINTO, Rosane Castro
Tragédia
Resistência
Performance
Personagens femininas
Tragedy
Resistance
Performance
Female characters
title_short Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes
title_full Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes
title_fullStr Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes
title_full_unstemmed Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes
title_sort Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes
author PINTO, Rosane Castro
author_facet PINTO, Rosane Castro
SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento
https://orcid.org/
https://orcid.org/0000-0003-0552-4295
author_role author
author2 SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento
https://orcid.org/
https://orcid.org/0000-0003-0552-4295
author2_role author
author
author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8964195467816303
http://lattes.cnpq.br/3263239932031945
dc.contributor.author.fl_str_mv PINTO, Rosane Castro
SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento
https://orcid.org/
https://orcid.org/0000-0003-0552-4295
dc.subject.por.fl_str_mv Tragédia
Resistência
Performance
Personagens femininas
Tragedy
Resistance
Performance
Female characters
topic Tragédia
Resistência
Performance
Personagens femininas
Tragedy
Resistance
Performance
Female characters
description Este artigo propõe um estudo das tragédias Medeia, Electra e as Troianas, de Eurípides, nas quais discutiremos como se dá a performance e a resistência. Deternos-emos em analisar as personagens femininas, os elementos do trágico e de que maneira a narrativa é importante para a compreensão das categorias violência, memória e esquecimento. Para compreendermos as teorias relacionadas à performance, resistência e trauma utilizaremos os textos de autores como Jorge Glusberg (1980) que assegura à performance um relacionamento com o delírio, manifestado através do desejo inconsciente do performer, pois “o discurso resultante é próximo do delírio e, também, da verdade que é sempre delirante” (GLUSBERG, 1980, p.124). Assim como Sarmento-Pantoja o qual afirma que a performance também pode ser considerada como um desempenho construído pelas personagens, “para nós este desempenho pode ser fundamental para compreendermos o que chamamos de performance do sofrimento” (SARMENTOPANTOJA, 2002 p.23). Alfredo Bosi observa que resistir é “opor a força própria à força alheia” (BOSI, 2002, p. 118) no qual compreendemos como oposição de forças que conflitam entre si.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-01T18:20:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-01T18:20:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Rosane Castro; PANTOJA, Augusto Sarmento. Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 224-236, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2696. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12905. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12905
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5374
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.18542/rmi.v9i13.2696
identifier_str_mv PINTO, Rosane Castro; PANTOJA, Augusto Sarmento. Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 224-236, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2696. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12905. Acesso em:.
1982-5374
10.18542/rmi.v9i13.2696
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Margens
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2696
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12905/1/Artigo_AspectosResistentePerfomaticos.pdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12905/2/license_rdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12905/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 66be0e9bf2828f64d880ab88bfa9a25e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771841492090880